Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Matemtica > Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Uma proposta de modelo de organizao para o ensino de matemtica
Autor(es): Gilson Maekawa Kanashiro
Palavras-chave [PT]:

Matemtica - Ensino. Modelo multirreferencial. Matemtica - Educao
Titulao: Mestre em Matemtica
Banca:
Thiago Fanelli Ferraiol [Orientador] - UEM
Wellington Jos Corra - UTFPR
Eduardo de Amorim Neves - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho contm um modelo que chamamos multirreferencial, entre outras razes, pela adoo de vrias referncias que o compem. A adoo desse modelo justifica-se pelo fato de que as solues de problemas que afetam a Educao Matemtica, particularmente no Brasil, no so apenas a mera juno de solues polticas, econmicas, sociais ou pedaggicas. Pelo menos, essa abordagem ainda est se mostrando uma soluo restrita para o problema mais geral, o de natureza complexa, com o qual se relaciona o tema da Educao. Nesse contexto, o modelo o resultado de uma pesquisa exploratria, que busca facilitar a implementao de elementos j identificados ou influenciadores de boas prticas, integrando-os gradualmente na vida daqueles que o utilizam. De fato, um dos objetivos do modelo era transformar propostas em aes reais e implement-las em uma rotina educacional, onde professores e alunos fazem parte de um processo ativo. Apresentam-se e comentam-se alguns resultados, derivados de prticas de sala de aula, mostrando como a participao de professores e alunos pode ser monitorada e controlada por eles mesmos, em uma dinmica mais colaborativa do que avaliativa

Abstract: This work contains a model that we calls multireferential, among other reasons, by adoption of several references that compose it. The adoption of this model is justified by the fact that the solutions of problems that affect Mathematics Education, particularly in Brazil, are not only the mere combination of political, economic, social or pedagogical solutions. At least, this approach is still showing a limited solution to the general problem, that of complex nature, which is related to the subject of Education. In this context, the model is the result of exploratory research, which seeks to facilitate the implementation of already identified elements or influencers of good practices, integrating them gradually into the lives of those who make use of it. In fact, one of the objectives of the model was to turn proposals in real actions and implement them in a educational routine, where teachers and students are part of an active process. Some results, derived from classroom practices, are presented and commented on, showing how the participation of teachers and students can be monitored and controlled by themselves, in a more collaborative rather than evaluative dynamic
Data da defesa: 23/03/2017
Cdigo: vtls000225975
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiol
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/ UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Kanashiro-Glson-M-ME-2017.pdf
Tamanho: 6789 Kb (6952386 bytes)
Criado: 14-08-2018 17:17
Atualizado: 14-08-2018 17:20
Visitas: 122
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.