Resumo: Diversas pesquisas apontam para importância de se inserir o Ensino de Ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental, com destaques ao aporte de conhecimentos que temas científicos, nesse contexto, podem promover no processo de aprendizagem do educando. Assim, defendemos a abordagem de temas de ciências, de forma investigativa, por permitir a interação social, considerar o raciocínio da criança e propiciar sua autonomia. Diante disso, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, investigou se o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), no contexto de um curso de extensão, contribuiu para a promoção de significados e reflexão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do Ensino de Ciências por investigação. Para tanto, seis professores atuantes nesse nível de ensino participaram de um curso de extensão, desenvolvendo várias atividades, tais como respostas a questionários, discussões sobre ensino por investigação por meio de textos e atividades, sendo boa parte delas contidas na SEI, além da realização de duas atividades práticas, propostas na SEI. No final, em duplas ou individualmente, os professores elaboraram uma sequência de aulas, procurando contemplar o ensino por investigação. Os dados coletados foram analisados, seguindo os pressupostos da análise de conteúdo e confrontados com o referencial teórico que embasou a pesquisa. Como resultados, destacamos algumas das categorias que emergiram das respostas dos participantes: compreensão sobre a importância do Ensino de Ciências nos anos iniciais, atividades investigativas, desenvolvidas na prática, recursos didáticos, utilizados em suas aulas, e dificuldades para desenvolver temas de ciências. Pudemos identificar que as atividades desenvolvidas no contexto do curso de extensão, em especial a SEI, propiciaram a reflexão dos professores sobre suas práticas e a inserção do ensino por investigação no desenvolvimento de temas de ciências nos anos iniciais.
Abstract: Several research point out the importance of inserting Science Teaching in the early years of Elementary School highlights the knowledge of these subjects support the students learning process. Thus, we defend the science approach in the investigative manner, to allow social interaction, to consider the child's reasoning, to encourage their autonomy. Hence, the following qualitative research investigated a development of an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS). In the context of an extension course contributed to the reflection of the teachers in Science Teaching in the initial years of Elementary School. Therefore, six elementary school teachers took an extension developing various activities, as: answering to questionnaires, discussions about investigative teaching through texts and activities, many of them contained in the IBTS, along with two practical activities proposed in the IBTS. In the end, the teachers elaborated, in pairs or individually, a sequence of classes seeking to contemplate the investigative teaching. The collected data was analyzed, following the assumptions of the content analysis and confronted with the theoretical reference that supported the research. As results, we highlight some of the categories that emerged from the participant's answers: understanding about the importance of Science Teaching in the early years, investigative activities developed in practice, didactic resources used in their classes and difficulties to develop science subjects. We were able to identify that the activities carried out in the context of the extension course, in particular the IBTS, provided still the teachers reflection about their practices and the insertion of the research teaching in the development of science subjects in the initial years. |