Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Ensino de Cincias por Investigao : reflexes com professores dos anos iniciais
Ttulo [EN]: Teaching of Investigative Sciences: Reflections with teachers from the early years
Autor(es): Cristiane Santi Chaves Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Cincias. Ensino. Formao de professores. Sequncia de ensino investigativo (SEI). Cincias nos anos iniciais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Investigational teaching sequence. Science in the early years. Teacher training. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues - [Orientador] - UEM
Michel Corci Batista - UTFPR
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Diversas pesquisas apontam para importncia de se inserir o Ensino de Cincias desde os anos iniciais do ensino fundamental, com destaques ao aporte de conhecimentos que temas cientficos, nesse contexto, podem promover no processo de aprendizagem do educando. Assim, defendemos a abordagem de temas de cincias, de forma investigativa, por permitir a interao social, considerar o raciocnio da criana e propiciar sua autonomia. Diante disso, a presente pesquisa, de carter qualitativo, investigou se o desenvolvimento de uma Sequncia de Ensino Investigativo (SEI), no contexto de um curso de extenso, contribuiu para a promoo de significados e reflexo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do Ensino de Cincias por investigao. Para tanto, seis professores atuantes nesse nvel de ensino participaram de um curso de extenso, desenvolvendo vrias atividades, tais como respostas a questionrios, discusses sobre ensino por investigao por meio de textos e atividades, sendo boa parte delas contidas na SEI, alm da realizao de duas atividades prticas, propostas na SEI. No final, em duplas ou individualmente, os professores elaboraram uma sequncia de aulas, procurando contemplar o ensino por investigao. Os dados coletados foram analisados, seguindo os pressupostos da anlise de contedo e confrontados com o referencial terico que embasou a pesquisa. Como resultados, destacamos algumas das categorias que emergiram das respostas dos participantes: compreenso sobre a importncia do Ensino de Cincias nos anos iniciais, atividades investigativas, desenvolvidas na prtica, recursos didticos, utilizados em suas aulas, e dificuldades para desenvolver temas de cincias. Pudemos identificar que as atividades desenvolvidas no contexto do curso de extenso, em especial a SEI, propiciaram a reflexo dos professores sobre suas prticas e a insero do ensino por investigao no desenvolvimento de temas de cincias nos anos iniciais.

Abstract: Several research point out the importance of inserting Science Teaching in the early years of Elementary School highlights the knowledge of these subjects support the students learning process. Thus, we defend the science approach in the investigative manner, to allow social interaction, to consider the child's reasoning, to encourage their autonomy. Hence, the following qualitative research investigated a development of an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS). In the context of an extension course contributed to the reflection of the teachers in Science Teaching in the initial years of Elementary School. Therefore, six elementary school teachers took an extension developing various activities, as: answering to questionnaires, discussions about investigative teaching through texts and activities, many of them contained in the IBTS, along with two practical activities proposed in the IBTS. In the end, the teachers elaborated, in pairs or individually, a sequence of classes seeking to contemplate the investigative teaching. The collected data was analyzed, following the assumptions of the content analysis and confronted with the theoretical reference that supported the research. As results, we highlight some of the categories that emerged from the participant's answers: understanding about the importance of Science Teaching in the early years, investigative activities developed in practice, didactic resources used in their classes and difficulties to develop science subjects. We were able to identify that the activities carried out in the context of the extension course, in particular the IBTS, provided still the teachers reflection about their practices and the insertion of the research teaching in the development of science subjects in the initial years.
Data da defesa: 17/02/2017
Cdigo: vtls000226017
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Cristiane Santi Chaves Rodrigues_Verso Definitiva_2017.pdf
Tamanho: 6654 Kb (6813211 bytes)
Criado: 13-06-2017 14:58
Atualizado: 13-06-2017 15:05
Visitas: 327
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.