Resumo: A disciplina de Física infelizmente tem a fama de ser uma das maiores vilãs do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. A sua interpretação e os cálculos são vistos por muitos alunos, como uma das grandes barreiras, que influenciam negativamente o aprendizado dessa ciência. Visando desenvolver subsídios para superar esse problema, esta pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a inserção do conteúdo físico: ondas eletromagnéticas, por meio de uma sequência didática elaborada numa perspectiva CTS pode proporcionar uma aprendizagem significativa. Na busca de respostas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com um grupo de 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio, de um colégio público da cidade de Farol, no Estado do Paraná. Buscando potencializar a aprendizagem de ondas eletromagnéticas, elaboramos e aplicamos uma sequência didática com enfoque CTS, para investigar elementos que evidenciassem a aprendizagem significativa, por meio do uso de questões problema, notas de campo, mapas conceituais iniciais e finais. Analisamos os dados coletados, utilizando a análise de conteúdo de Bardin e a teoria de Gowin e Novak para verificar elementos teóricos da aprendizagem significativa de Ausubel como: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Por fim, constatamos que a sequência didática com enfoque em CTS, desenvolvida integralmente com participação do aluno para a construção de seu próprio conhecimento, de modo flexível e dinâmico, favoreceu o aprendizado da Física, pois, os dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrência da aprendizagem significativa. Acreditamos que, esta flexibilidade de trabalho, pode enriquecer a prática pedagógica do professor, que busca apresentar aulas diferenciadas e mais atrativas para os seus alunos, propiciando o interesse e participação dos mesmos, superando a aprendizagem mecânica.
Abstract: The discipline of Physics unfortunately has the reputation of being one of the greatest villains of the process of teaching and learning in High School. Their interpretation and calculations are seen by many students as one of the great barriers that negatively influence the learning of physics. The aim of this research was to verify the extent to which the insertion of the physical content: electromagnetic waves, through a didactic sequence elaborated in a CTS perspective, can provide significant learning. In the search for answers we developed a qualitative research with a group of 13 students of the 3rd year of High School of a public school in the city of Farol, in the State of Paraná. In order to leverage the learning of electromagnetic waves, we developed and applied a didactic sequence with a CTS approach, to investigate elements that evidenced significant learning, through the use of problem questions, field notes, initial and final conceptual maps. We analyzed the data collected using Bardin's content analysis and Gowin and Novak's theory to verify theoretical elements of Ausubel's meaningful learning such as: hierarchical organization, progressive differentiation and integrative reconciliation. So, we found that the didactic sequence with a CTS focus, developed integrally with the student's participation in the construction of his / her own knowledge, in a flexible and dynamic way, favored the learning of Physics, since, the collected data present elements that allow us to infer the Occurrence of significant learning. We believe that this flexibility of work can enrich the pedagogical practice of the teacher who seeks to present differentiated and more attractive classes for his students, propitiating their interest and their partialization, surpassing the mechanical learning. |