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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Ondas eletromagnticas : possibilidades da aplicao no ensino mdio a partir das relaes CTS
Ttulo [EN]: Electromagnetic waves: possibilities of the application in the high school from the relations CTS
Autor(es): Ederson Carlos Gomes
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Ensino mdio. Ondas eletromagnticas. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa. CTS (cincia, tecnologia e sociedade). Ensino de Fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics teaching. Concept maps. Meaningful learning. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Gilson Junior Schiavon - UFTR
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Resumo:
Resumo: A disciplina de Fsica infelizmente tem a fama de ser uma das maiores vils do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Mdio. A sua interpretao e os clculos so vistos por muitos alunos, como uma das grandes barreiras, que influenciam negativamente o aprendizado dessa cincia. Visando desenvolver subsdios para superar esse problema, esta pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a insero do contedo fsico: ondas eletromagnticas, por meio de uma sequncia didtica elaborada numa perspectiva CTS pode proporcionar uma aprendizagem significativa. Na busca de respostas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com um grupo de 13 alunos do 3 ano do Ensino Mdio, de um colgio pblico da cidade de Farol, no Estado do Paran. Buscando potencializar a aprendizagem de ondas eletromagnticas, elaboramos e aplicamos uma sequncia didtica com enfoque CTS, para investigar elementos que evidenciassem a aprendizagem significativa, por meio do uso de questes problema, notas de campo, mapas conceituais iniciais e finais. Analisamos os dados coletados, utilizando a anlise de contedo de Bardin e a teoria de Gowin e Novak para verificar elementos tericos da aprendizagem significativa de Ausubel como: organizao hierrquica, diferenciao progressiva e reconciliao integradora. Por fim, constatamos que a sequncia didtica com enfoque em CTS, desenvolvida integralmente com participao do aluno para a construo de seu prprio conhecimento, de modo flexvel e dinmico, favoreceu o aprendizado da Fsica, pois, os dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrncia da aprendizagem significativa. Acreditamos que, esta flexibilidade de trabalho, pode enriquecer a prtica pedaggica do professor, que busca apresentar aulas diferenciadas e mais atrativas para os seus alunos, propiciando o interesse e participao dos mesmos, superando a aprendizagem mecnica.

Abstract: The discipline of Physics unfortunately has the reputation of being one of the greatest villains of the process of teaching and learning in High School. Their interpretation and calculations are seen by many students as one of the great barriers that negatively influence the learning of physics. The aim of this research was to verify the extent to which the insertion of the physical content: electromagnetic waves, through a didactic sequence elaborated in a CTS perspective, can provide significant learning. In the search for answers we developed a qualitative research with a group of 13 students of the 3rd year of High School of a public school in the city of Farol, in the State of Paran. In order to leverage the learning of electromagnetic waves, we developed and applied a didactic sequence with a CTS approach, to investigate elements that evidenced significant learning, through the use of problem questions, field notes, initial and final conceptual maps. We analyzed the data collected using Bardin's content analysis and Gowin and Novak's theory to verify theoretical elements of Ausubel's meaningful learning such as: hierarchical organization, progressive differentiation and integrative reconciliation. So, we found that the didactic sequence with a CTS focus, developed integrally with the student's participation in the construction of his / her own knowledge, in a flexible and dynamic way, favored the learning of Physics, since, the collected data present elements that allow us to infer the Occurrence of significant learning. We believe that this flexibility of work can enrich the pedagogical practice of the teacher who seeks to present differentiated and more attractive classes for his students, propitiating their interest and their partialization, surpassing the mechanical learning.
Data da defesa: 06/02/2017
Cdigo: vtls000226022
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Co-Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao final- verso definitiva.pdf
Tamanho: 3706 Kb (3795019 bytes)
Criado: 13-06-2017 18:57
Atualizado: 13-06-2017 19:05
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