Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A produo cientfico-pedaggica dos professores PDE do Paran : um olhar sobre as atividades experimentais investigativas
Ttulo [EN]: The scientific and pedagogical production of teachers PDE of Paran: a look at experimental investigative activities
Autor(es): Fernanda Aparecida Ribeiro Gomes
Palavras-chave [PT]:

Professores. PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional do Paran). Ensino de qumica. Formao continuada. Atividades experimentais investigativas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Continuing education. Chemistry teaching. Investigation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Otvio Alosio Maldaner - UNIJUI
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) tem se revelado uma proposta essencial para a Formao Continuada de Professores do Paran. Trata-se de um programa que objetiva o contnuo desenvolvimento profissional dos professores da Educao Bsica e desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Educao (SEED) e as Instituies de Ensino Superior (IES) do Paran. Neste contexto, a presente pesquisa analisa as atividades experimentais nas produes cientfico-pedaggicas dos professores PDE do estado do Paran, na perspectiva de identificar a viso de experimentao investigativa de professores envolvidos no programa. De natureza qualitativa, do tipo bibliogrfica, este estudo consiste na anlise dos artigos e das intervenes pedaggicas de qumica produzidos no perodo de 2007 a 2013. Aps um processo de identificao e anlise dos artigos que compunham a produo dos professores PDE, no perodo considerado, foram identificados 15 artigos que versavam sobre as atividades experimentais investigativas que se constituram em objeto desta investigao. A investigao consistiu em identificar a viso de experimentao investigativa presente nas produes cientfico-pedaggicas desses professores, nos documentos disponveis. Dos dados emergiram categorias que foram analisadas de acordo com as orientaes da Anlise de Contedo. Os resultados indicam que os professores/PDE esto desenvolvendo propostas didticas relevantes, envolvendo as atividades experimentais investigativas e estruturando-as com base em situaes-problema relacionadas com o cotidiano dos alunos; valorizam as concepes prvias dos alunos durante o processo investigativo, empregando-as na (re)construo dos conceitos qumicos; permitem o desenvolvimento de habilidades nos alunos inerentes ao seu crescimento pessoal e cientfico; estimulam mudanas na prtica docente dos professores/PDE e corresponsabilizam professores e alunos pelo sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Estes se assemelham com o que est divulgado como resultados de pesquisas e outros materiais instrucionais voltados para a educao em cincias. Assim sendo, a partir dos resultados obtidos na pesquisa, inferimos que as propostas experimentais investigativas idealizadas pelos professores/PDE incorporam, nos aspectos gerais, as tendncias que as diferenciam da abordagem tradicional, porm ainda necessitam de modificaes que permitam uma compreenso mais efetiva dessa tendncia, para que os professores, de fato, as insiram na sua prtica docente. Entendemos que o PDE, enquanto proposta formativa, pode contribuir para o processo de reflexo da ao docente, refletindo em mudanas positivas para o cenrio do ensino de qumica, especificamente no campo da experimentao, referido em boa parte dos trabalhos dos professores PDE.

Abstract: The Educational Development Program (EDP) has proved to be an essential proposal for the Continuing Education of Teachers of Paran. It is a program that aims at the continuous professional development of teachers of Basic Education and is developed through a partnership between the State Department of Education (SEED) and the Higher Education Institutions (HEI) of Paran. In this context, the present research analyzes the experimental activities in the scientific-pedagogical productions of the EDP teachers of the state of Paran, in order to identify the vision of research experimentation of teachers involved in the program. In a qualitative, bibliographical type, this study consists of the analysis of the articles and the pedagogical interventions of chemistry produced in the period from 2007 to 2013. After a process of identification and analysis of the articles that made up the production of the EDP teachers, during the considered period, 15 articles were identified that dealt with the investigative experimental activities that constituted the object of this investigation. The research consisted in identifying the vision of research experimentation present in the scientific-pedagogical productions of these teachers, in the available documents. From the data emerged categories that were analyzed according to the guidelines of the Content Analysis. The results indicate that the teachers / EDP are developing relevant didactic proposals, involving experimental investigative activities and structuring them based on problem situations related to students' daily lives; Value the students' previous conceptions during the investigative process, using them in the (re) construction of the chemical concepts; Allow the development of skills in students inherent in their personal and scientific growth; Stimulate changes in the teaching practice of the teachers / EDP and co-ordinate teachers and students for the success of the teaching and learning process. These resemble what is reported as research results and other instructional materials geared toward science education. Thus, from the results obtained in the research, we infer that the experimental research proposals idealized by teachers / EDP incorporate, in general aspects, the tendencies that differentiate them from the traditional approach, but still require modifications that allow a more effective understanding of this tendency, so that teachers, in fact, insert them into their teaching practice. We understand that the EDP, as a formative proposal, can contribute to the process of reflection of the teaching activity, reflecting in positive changes to the scenario of chemistry teaching, specifically in the field of experimentation, referred in a good part of the works of the EDP teachers.
Data da defesa: 22/03/2017
Cdigo: vtls000226162
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neide Maria Michellan Kiouranis
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Fernanda Verso catalogada CD 01-06.pdf
Tamanho: 2048 Kb (2097374 bytes)
Criado: 27-06-2017 19:53
Atualizado: 27-06-2017 20:03
Visitas: 825
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.