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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Ensino de sistemas de numerao baseado em informaes histricas : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental
Ttulo [EN]: Teaching of numbering systems based on historical information: a study in the early years of elementary school
Autor(es): Eliane Siviero da Silva
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Ensino fundamental. Matemtica. Histria. Sistema de numerao. Histria na educao matemtica. Anos iniciais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. History in mathematics education. Early years. Numeral systems. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Lucieli Maria Trivizoli da Silva [Orientador] - UEM
Iran Abreu Mendes - UFRN
Lilian Akemi Kato - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades da Histria da Matemtica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma proposta de ensino de sistemas de numerao fundamentada nos aspectos da Histria da Matemtica. O tema sistema de numerao se trata de um contedo importante para os Anos Iniciais, sendo que muitos autores destacam a utilizao da Histria da Matemtica como um recurso para o trabalho com esta temtica. Dessa forma, foi realizada uma atividade com alunos do 4 ano do Ensino Fundamental de uma escola pblica, localizada no municpio de Moreira Sales - Paran, envolvendo propriedades dos sistemas de numerao maia, chins e o indo-arbico. Por meio dessa implementao buscamos identificar quais potencialidades pedaggicas da Histria da Matemtica descritas por Miguel e Miorim (2011) no livro "Histria na Educao Matemtica: propostas e desafios" se evidenciaram na realizao da atividade, para isso, foram criadas trs categorias de anlises relacionadas ao potencial do material trabalhado para o professor, para o aluno e para o processo de ensino e aprendizagem da Matemtica. Algumas das potencialidades identificadas na pesquisa foram: a histria como fonte de seleo de sequncias e mtodos adequados de ensino para diferentes tpicos da Matemtica escolar; a histria como fonte de busca de compreenso e de significados para o ensino-aprendizagem da Matemtica escolar na atualidade; e a histria como fonte para a compreenso da natureza e das caractersticas distintivas e especficas do pensamento matemtico em relao a outros tipos de conhecimento. Espera-se que com esta pesquisa, possamos contribuir com os estudos voltados para a rea de Histria da Matemtica, principalmente com foco nos Anos Iniciais, e cooperar nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemtica nessa faixa etria, especificamente para o ensino do sistema de numerao.

Abstract: This study aimed to investigate the potential of the history of mathematics for the early years of elementary school from a proposal for teaching of numeration systems based on aspects of the history of mathematics. The issue numbering system is an important content for the early years, many authors highlight the use of the history of mathematics as a resource to work with this theme. In this way, an activity was held with students in the fourth grade of elementary school to a public high school located in the municipality of Moreira Sales-Paran, involving properties of the Mayan numbering systems, Chinese and Arabic-Indic. Through this we seek to identify which implementation pedagogical potential of the history of mathematics described by Miguel and Miorim (2011) in the book " Histria na Educao Matemtica: propostas e desafios" If showed in carrying out that activity were created three categories of potential related analyses of the material worked for the teacher to the student and to the process of teaching and learning of mathematics. Some of the potential identified in the survey were: the story as a source for selection of appropriate teaching methods and sequences to different topics of School Mathematics; the story search as a source of understanding and meanings for the teaching and learning of mathematics in school today; and the story as a source for understanding the nature and distinctive characteristics and the specific mathematical thinking in relation to other kinds of knowledge. It is hoped that with this research, we can contribute with research focused on the area of the history of mathematics primarily focusing in the initial years, and cooperate in the processes of teaching and learning of mathematics in this age group more specifically for the teaching of the numbering system.
Data da defesa: 23/02/2017
Cdigo: vtls000226163
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lucieli Maria Trivizoli da Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ELIANE SIVIERO DA SILVA - 23-02-2017.pdf
Tamanho: 3039 Kb (3112359 bytes)
Criado: 27-06-2017 20:38
Atualizado: 27-06-2017 20:44
Visitas: 365
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