Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Experincia de visitantes com deficincia visual na sala de fsica do museu de cincias da Universidade Estadual de Maring
Autor(es): Samira Cassote Grandi
Palavras-chave [PT]:

Experincia museal. Deficincia visual. Museu de cincia. Didtica multissensorial. Cincias. Ensino. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Museum experience. Visual impairment. Science museums. Multisensory teaching. Brazil.
rea de concentrao: Cincia, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade: Incluso e Excluso em Processos de Ensino-Aprendizagem na Educao Cientfica Contempornea
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEM
Moacir Pereira de Souza Filho - UNESP
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: Nos ltimos anos, tem-se verificado um aumento crescente no nmero de pesquisas em Museus e Centros de Cincias em todo o mundo. Tais ambientes comearam a ser vistos como espaos educativos que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de cincias. Em paralelo, a procura por esses espaos tem tornado-se cada vez maior por diferentes pblicos. Por consequncia, tambm surge a questo da incluso social no ambiente museolgico, que vai muito alm da acessibilidade fsica, envolvendo preocupaes em vista da melhor experincia museal para todos os pblicos. Entende-se por experincia museal o conjunto composto pelas principais emoes, sensaes, vivncias e aprendizagens, resultantes da interao do visitante com os objetos e os discursos presentes nos museus. Nesse contexto, por meio do estudo de caso de uma visita de pessoas com deficincia visual no ambiente de Fsica do Museu Dinmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maring, pesquisamos que tipo de experincia museal esse ambiente pode proporcionar para esse perfil de pblico. Juntamente com a observao no-participante durante a visita, utilizamos as entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados pr e ps visita. Para nos auxiliar com a anlise dos dados obtidos durante a visita, utilizamos um conjunto de categorias desenvolvidas por Allen (2002 apud SAPIRAS, 2007). A anlise dos dados provenientes das entrevistas semiestruturadas foi feita seguindo a metodologia da Anlise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2003). Os resultados mostraram que o simples cuidado de fazer com que as explicaes dos aparatos pelos monitores fossem acompanhadas pelo toque e manuseio do visitante com deficincia visual foi responsvel por permitir uma experincia museal gratificante para os participantes. Ao se sentirem acolhidos pela ateno diferenciada dada nas descries dos experimentos, eles ficaram mais vontade e ativos nos dilogos que ocorreram durante a visita, despertando o interesse em querer aprender o que foi apresentado em cada experimento.

Abstract: In recent years there has been a growing increase in the number of research on Museums and Science Centers around the world. Such environments have been seen as educational spaces that may contribute to the improvement of the quality of the teaching and learning of science. At the same time, the demand for these spaces has become increasingly greater among different audiences. Consequently, there is the issue of social inclusion in the museum environment, which goes beyond physical accessibility, involving concerns in view of the best museum experience for all audiences. In this sense, museum experience is defined as the set composed by the main emotions, sensations, experiences and learning, resulting from the interaction of the visitor with the objects and the speeches inside the museum. In this context, through a case study of a visit made by visually impaired people in the Physics Environment of the Interdisciplinary Dynamics Museum of the State University of Maring, we aimed to investigate what kind of experience these environments may provide for this specific type of audience. During the visit, together with the non-participant observation, we used the semi-structured interviews to collect pre and post visit data. To help us with the analysis of the data obtained during the visit, we used a set of categories developed by Allen (2002 apud SAPIRAS, 2007). The analysis of the semi-structured interviews data was made following the methodology of the Discursive Textual Analysis by Moraes and Galiazzi (2003). The results showed that the simple care of combining the explanations of the apparatuses with the touch and handling of them was responsible for allowing a gratifying museum experience for the visually impaired visitors. By feeling welcomed by the differentiated attention given in the descriptions of the experiments, the participants became more comfortable and active in the dialogues that occurred during the visit, arousing their interest in learning what was presented in each experiment.
Data da defesa: 23/02/2017
Cdigo: vtls000226164
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAAO de mestrado-samira.pdf
Tamanho: 3227 Kb (3303983 bytes)
Criado: 27-06-2017 21:08
Atualizado: 27-06-2017 21:12
Visitas: 287
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.