Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Geografia > Programa de Ps-Graduao em Geografia

Ttulo [PT]: Grupos de poder e polticas pblicas para o transporte coletivo : uma abordagem para Maring - PR
Autor(es): Rodrigo Vilas Boas de Souza
Palavras-chave [PT]:

Transporte urbano. Transporte coletivo. Poltica de transporte urbano. Polticas pblicas. Grupos de poder. Rede de poder. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Power group. Public transportation. Network of power. Public Policy. Maringa. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Anlise Regional e Ambiental
Titulao: Mestre em Geografia
Banca:
Mrca da Silva [Orientador] - UEM
William Rodrigues Ferreira - UFU
Beatriz Fleury e Silva - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a relao dos grupos de poder pol-tico-econmico com o transporte coletivo de Maring e de que maneira eles se ar-ticulam na elaborao de polticas pblicas para a prestao do servio. Para fun-damentar a anlise, utilizamos os conceitos de produo do espao urbano, poder, polticas urbanas e polticas para o transporte coletivo. Alm disso, explicamos a definio de grupos de presso e grupos de interesses, os quais foram necessrios para construir o conceito de grupos de poder, para explicar o papel da Associao Comercial e Empresarial de Maring (ACIM), conjunto ao Conselho de Desenvolvi-mento Econmico de Maring (CODEM), a empresa Transporte Coletivo Cidade Cano (TCCC), a Cmara Municipal de Maring e a Prefeitura de Municipal de Maring. Com vista nisso, para compreender as articulaes desses grupos na exe-cuo de polticas pblicas, elaboramos a rede de poder do transporte coletivo de Maring. E para no nos restringirmos as aes dos grupos de poder, usamos os nomes que compe o Conselho Municipal de Transporte Urbanos, o Conselho Mu-nicipal de Transportes Pblicos e Mobilidade Urbana e os que participaram da Co-misso Parlamentar de Inqurito (CPI) dos transportes, que ocorreu na cidade de Maring, com o intuito de verificar os vnculos de outros grupos/atores na rede e o papel dos grupos de poder nesse contexto. Com isso, identificamos que os grupos de poder controlam as relaes para manter benefcios, vantagens, informaes e lucros, devido ao poder poltico-econmico que exercem nos assuntos que envol-vem o transporte coletivo. Portanto, pautamo-nos a anlise em trs indicadores: a centralidade, que significa a quantidade de vnculos que um ator possui na rede; a intermediao, na qual o ator o meio para que outros se comuniquem na rede; e a proximidade, que corresponde capacidade de um ator em se aproximar de ou-tros na rede. Desse modo, conclumos que os grupos de poder controlam, por meio de polticas pblicas, uma rede de relaes e informaes para prevalecer seus interesses, os quais tem efeito direto na qualidade do transporte coletivo.

Abstract: This study there is aims to understand relation between groups of political-economic power with public transportation of Maringa and how they articulate for develop pub-lic policy for this service. To base our analysis, we use the concepts of production of urban space, power, urban policies and public transport policies. Besides, we explain definition of pressure groups and of interest groups, which it was need for build the concept power groups, for explain the role of Associao Comercial e Em-presarial de Maringa (ACIM), together Conselho de Desenvolvimento Econmico de Maringa (CODEM), the company Transporte Coletivo Cidade Cano (TCCC), Maringa City Council and Maringa City Hall. Then, for to analyze the articulaties these groups in the execute of policies public, we elaborate the network of power the public transport of Maringa. For It doesn't to restric the actions of power groups, it used names constitute Conselho Municipal de Transporte Urbanos, Conselho Mu-nicipal de Transportes Pblicos e Mobilidade Urbana and those who participated of Comisso Parlamentar de Inqurito dos transportes (CPI), happened in the city of Maring, with objective to verify the bond of other groups/actors in the network and the role power groups this context. Thereby, we identify that power groups it control the relations for to keep benefits, advantages, informations and profits, due to power political-economic they exercise about the subjects the of public transportation. To reach this conclusion, we base the o analysis in three indicators: centrality, it quan-tity of bond an actor have network; betweenness, which actor is the medium for other people of the network if communicate; closenness, corresponds capacity an actor be closer others in network. Therefore, we conclusion that power groups con-trol, by means of policies publics, a network of relations and informations to prevail their interests, that there are effect in the quality of public transportation.
Data da defesa: 23/03/2017
Cdigo: vtls000226207
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrcia da Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Geografia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Final (0).pdf
Tamanho: 2878 Kb (2947037 bytes)
Criado: 03-07-2017 15:35
Atualizado: 03-07-2017 15:42
Visitas: 338
Downloads: 18

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.