Resumo: Ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a elas associados que proporcionem aos alunos desenvolverem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo, ou seja, que se apropriando de referenciais teóricos e práticos dessa ciência possam partilhar, de forma vivencial e colaborativa, esses conhecimentos e habilidades. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento, de implementação e de avaliação de um jogo didático de tabuleiro focado em conteúdos da Geografia Urbana intitulado “Desafio Urbano”. Busca-se, segundo os pressupostos das didáticas específicas de modo geral e, particularmente, da didática da Geografia, articular as peculiaridades epistemológicas e metodológicas dessa disciplina escolar ao pedagógico. Entende-se que a didática – e por extensão a eficácia de um recurso didático – somente faz sentido se estiver conectada à lógica científica da disciplina que é ensinada. A investigação didática aqui relatada corresponde a uma pesquisa-ação em classe de alunos dos 7os anos do Ensino Fundamental da rede particular de ensino no município de Maringá, PR. Para subsidiar este estudo, procedeu-se a um levantamento de dados, observações dos professores aplicadores do jogo e questionários respondidos pelos alunos-jogadores. O estudo evidenciou que a aplicação do jogo Desafio Urbano é uma alternativa positiva para subsidiar o professor no processo de ensino-aprendizagem, em especial para a disciplina de Geografia, propiciando aos alunos um ambiente descontraído e repleto de saber. Nessa direção, o trabalho contribuiu também para o aprofundamento dos estudos voltados à didática, com enfoque à didática da Geografia no que concerne à correlação Geografia e ensino da Geografia Urbana.
Abstract: When working with any educational process of human beings in general and particularly in Geography, it is necessary to question the strategies of teaching to utilize, always seeking those that allows developing with dynamism contents and skills associated with them which provides students conditions to gradually develop a geographical view of the world. In other words, appropriating of theoretical and practical references of this science can share in an experiential and collaborative way to the knowledge and skills. In this context, the present research aims to analyze the process of development, implementation and evaluation of a didactic board game focused on contents of Urban Geography entitled "Urban Challenge". We seek, according to the presuppositions of the specific didactics in general, and particularly of the didactics of Geography, to articulate the epistemological and methodological peculiarities of the school discipline to pedagogical. We understand that didactics - and by extension the effectiveness of a didactic resource - only makes sense if connected to the scientific logic of the discipline that is taught. The didactic investigation has corresponded to an in class action-research of the 7th grade students of elementary school, from the private school network, in the city of Maringá-PR. To subsidize this study, we've proceeded to a data survey - observations of teachers which applied the game and questionnaires answered by student-players. The study evidenced that the application of the Urban Challenge game is a positive alternative to subsidize the teacher in the teaching-learning process, in special, for a discipline of Geography, providing to students a relaxed and a relaxed environment full of knowlege. In this direction, the work also aimed to contribute on the deepening of the studies towards the didactics, with the focus on Geography didactic in what concerns the correlation Geography and teaching of Urban Geography. |