Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Geografia > Programa de Ps-Graduao em Geografia

Ttulo [PT]: Criao e implementao do jogo desafio urbano : contribuies para o ensino-aprendizagem de geografia
Autor(es): Juliana Bertolino Verri
Palavras-chave [PT]:

Geografia. Ensino. Didtica. Desafio urbano (jogo). Ensino e aprendizagem. Ensino de Geografia. Didtica da Geografia. Jogo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Geography teaching. Didactics of geography. Teaching-learning Process. Game. Brazil.
rea de concentrao: Anlise Regional e Ambiental
Titulao: Mestre em Geografia
Banca:
Claudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEM
Angela Maria Endlich - UEM
Eloiza Cristane Torres - UEL
Resumo:
Resumo: Ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, necessrio que se questione sobre quais estratgias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo contedos e habilidades a elas associados que proporcionem aos alunos desenvolverem, gradativamente, um olhar geogrfico sobre o mundo, ou seja, que se apropriando de referenciais tericos e prticos dessa cincia possam partilhar, de forma vivencial e colaborativa, esses conhecimentos e habilidades. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento, de implementao e de avaliao de um jogo didtico de tabuleiro focado em contedos da Geografia Urbana intitulado Desafio Urbano. Busca-se, segundo os pressupostos das didticas especficas de modo geral e, particularmente, da didtica da Geografia, articular as peculiaridades epistemolgicas e metodolgicas dessa disciplina escolar ao pedaggico. Entende-se que a didtica e por extenso a eficcia de um recurso didtico somente faz sentido se estiver conectada lgica cientfica da disciplina que ensinada. A investigao didtica aqui relatada corresponde a uma pesquisa-ao em classe de alunos dos 7os anos do Ensino Fundamental da rede particular de ensino no municpio de Maring, PR. Para subsidiar este estudo, procedeu-se a um levantamento de dados, observaes dos professores aplicadores do jogo e questionrios respondidos pelos alunos-jogadores. O estudo evidenciou que a aplicao do jogo Desafio Urbano uma alternativa positiva para subsidiar o professor no processo de ensino-aprendizagem, em especial para a disciplina de Geografia, propiciando aos alunos um ambiente descontrado e repleto de saber. Nessa direo, o trabalho contribuiu tambm para o aprofundamento dos estudos voltados didtica, com enfoque didtica da Geografia no que concerne correlao Geografia e ensino da Geografia Urbana.

Abstract: When working with any educational process of human beings in general and particularly in Geography, it is necessary to question the strategies of teaching to utilize, always seeking those that allows developing with dynamism contents and skills associated with them which provides students conditions to gradually develop a geographical view of the world. In other words, appropriating of theoretical and practical references of this science can share in an experiential and collaborative way to the knowledge and skills. In this context, the present research aims to analyze the process of development, implementation and evaluation of a didactic board game focused on contents of Urban Geography entitled "Urban Challenge". We seek, according to the presuppositions of the specific didactics in general, and particularly of the didactics of Geography, to articulate the epistemological and methodological peculiarities of the school discipline to pedagogical. We understand that didactics - and by extension the effectiveness of a didactic resource - only makes sense if connected to the scientific logic of the discipline that is taught. The didactic investigation has corresponded to an in class action-research of the 7th grade students of elementary school, from the private school network, in the city of Maring-PR. To subsidize this study, we've proceeded to a data survey - observations of teachers which applied the game and questionnaires answered by student-players. The study evidenced that the application of the Urban Challenge game is a positive alternative to subsidize the teacher in the teaching-learning process, in special, for a discipline of Geography, providing to students a relaxed and a relaxed environment full of knowlege. In this direction, the work also aimed to contribute on the deepening of the studies towards the didactics, with the focus on Geography didactic in what concerns the correlation Geography and teaching of Urban Geography.
Data da defesa: 12/04/2017
Cdigo: vtls000226211
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Geografia
Nvel: Dissertao (mestrado em Geografia)/
UEM: Departamento de Geografia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao JULIANA VERRI - VERSO FINAL.pdf
Tamanho: 12421 Kb (12719226 bytes)
Criado: 03-07-2017 18:14
Atualizado: 03-07-2017 18:22
Visitas: 378
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.