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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Translineao em enunciados escritos infantis
Autor(es): Viviane Favaro Notari
Palavras-chave [PT]:

Aquisio da escrita. Heterogeneidade da escrita. Lingustica. Escrita. Ensino e aprendizagem. Lngua Portuguesa. Ortografia. Diviso silbica. Translineao. Heterogeneidade. Escrita infantil. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Hyphenation. Writing acquisition.Writing heterogeneity. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Cristiane Carneiro Capristano [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Loureno Chacon Jurado Filho - UNESP
Resumo:
Resumo: Com base na concepo de escrita constitutivamente heterognea, tal qual proposta por Corra (2001, 2004), neste trabalho, temos a hiptese de que, embora a translineao seja um processo tpico e exclusivo do modo de enunciao escrito, nas translineaes feitas pelas crianas, pode-se ver a emergncia de suas diferentes experincias scio-histricas com os modos de enunciao falado e escrito da linguagem e, de modo privilegiado, as experincias scio-histricas ligadas organizao interna da slaba fonolgica e ao funcionamento convencional da slaba ortogrfica. A partir dessa hiptese, nosso objetivo foi investigar, longitudinalmente, a translineao (convencional e no convencional) presente em enunciados de crianas em aquisio da escrita, considerando as ocorrncias dessa partio ao longo das (antigas) quatro primeiras sries do ensino fundamental e examinando tendncias e particularidades envolvidas nessa emergncia. De forma especfica, buscamos (a) verificar se existem mudanas, qualitativas e quantitativas, no modo como as crianas translineiam, considerando as quatro primeiras sries do ensino fundamental; (b) investigar em que medida as translineaes (convencionais e no convencionais) propostas pelas crianas estariam ligadas organizao interna da slaba fonolgica e relao dessa organizao com o funcionamento convencional da slaba ortogrfica; e (c) examinar quais outros fatores podem estar envolvidos na emergncia das translineaes feitas pela criana. Para cumprir com o objetivo proposto, utilizamos como material de anlise 3131 enunciados escritos que compem o Banco de produes textuais dos grupos de pesquisa (CNPq) Estudos sobre a aquisio da escrita e Estudos sobre a linguagem. Na investigao quantitativa desse material, observamos que 776 enunciados apresentaram parties de palavra no fim da linha; nesses, encontramos 1356 ocorrncias de translineao, sendo 941 (69,4%) convencionais e 415 (30,6%) no convencionais. Ao considerar esses nmeros a partir da varivel srie, obtivemos os seguintes resultados: 145 (75,12%) no convencionais e 48 (24,88%) convencionais na primeira srie; 113 (33,83%) no convencionais e 221 (66,17%) convencionais na segunda srie; 75 (22,80%) no convencionais e 254 (77,20%) convencionais na terceira srie; 82 (16,40%) no convencionais e 418 (83,60%) convencionais na quarta srie. Com esses resultados, foi possvel verificar um processo progressivo nos registros convencionais e um processo regressivo nos registros no convencionais de translineao. Qualitativamente, pudemos observar que as translineaes: (1) esto, de fato, diretamente ligadas organizao interna da slaba fonolgica e relao dessa organizao com o funcionamento convencional da slaba ortogrfica (apresentando parties em contexto de correspondncia e de no correspondncia entre slaba ortogrfica e fonolgica, bem como ruptura na organizao dessas slabas); (2) envolvem fatores de diferentes naturezas em sua emergncia (relacionados, especialmente, relao grafema/fonema, segmentao e a critrios semnticos); por fim, (3) deixam ver a construo de um imaginrio acerca da escrita.

Abstract: Based on the conception of constitutively heterogeneous writing such as proposed by Corra (2001, 2004), on this study, we have the hypothesis that, even though the hyphenation is a typical and exclusive process from the written utterances, on hyphenations made by children, it is possible to observe the emergence of children's different social and historical experiences with the spoken and written utterances types and, in a privileged way, the social and historical experiences related to the internal organization of the phonological syllable and to the conventional functioning of the orthographic syllable. From this hypothesis, our objective was to longitudinally investigate the hyphenation (conventional or not) present in utterances produced by children in the writing acquisition process considering its occurrences throughout the (previous) four first grades of elementary school and examining tendencies and particularities involved in those emergences. In a specific way, we aimed to (a) verify if there are qualitative or quantitative changes in the way children hyphenate, considering the four first grades of elementary school; (b) investigate how the (conventional or not) hyphenation proposed the children would be related to the internal organization of the phonological syllable and the connection between such organization with the conventional functioning of the orthographic syllable; and (c) examine which other factors may be involved in the emergence of hyphenations made by the child. In order to fulfill the objective, we used as the material for analysis 3131 written utterances which compose the textual production database from the study groups (CNPq) Writing acquisition studies and Language studies. In the quantitative investigation of this material, we observed that 776 utterances presented division of word in the end of the line; on these, we found 1356 occurrences of hyphenation, being 941 (69,4%) conventional ones and 415 (30,6%) not conventional ones. By considering these numbers according to the school grading, we obtained the following results: 145 (75,12%) not conventional and 48 (24,88%) conventional occurrences on the first grade; 113 (33,83%) not conventional and 221 (66,17%) conventional occurrences on the second grade; 75 (22,80%) not conventional and 254 (77,20%) conventional occurrences on the third grade; 82 (16,40%) not conventional and 418 (83,60%) conventional occurrences on the fourth grade. With these results, it was possible to verify a progressive process on the conventional registrations and a regressive process on the not conventional registrations of hyphenation. Qualitatively, we were able to observe that the hyphenations: (1) are, indeed, directly connected to the internal organization of the phonological syllable and to the relation of this organization with the conventional functioning of the orthographic syllable (presenting separations in contexts of correspondence and of not correspondence between orthographic and phonologic syllable, as well as in the split in the organization of these syllables); (2) involve factors of different natures in their emergence (related, mainly, to the grapheme/phoneme relation, to the segmentation and to semantic criteria); lastly (3) allow an observation of the construction of an imagery about writing.
Data da defesa: 17/03/2017
Cdigo: vtls000226355
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cristiane Carneiro Capristano
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: COMPLETA_Dissertao - Viviane Favaro Notari (2017) - VERSO FINALIZADA.pdf
Tamanho: 3567 Kb (3652889 bytes)
Criado: 20-07-2017 18:10
Atualizado: 20-07-2017 18:18
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