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Ttulo [PT]: Sobre caboclos e (in)visibilidades no Contestado : pacto de segurana, biopoltica e imagens-frame no documentrio brasileiro de celebrao centenria
Ttulo [EN]: On caboclos and (in)visibilities in the Contestado: security pact, biopolitics and imagens-frame into brazilian documentary of centennial celebration
Autor(es): Valria Cristina de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Letras. Anlise de discurso. Fotografia. Guerra do Contestado. Imagens-frame. Biopoltica. Pacto de Segurana. Caboclo. Documentrio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Photography/Image-frame. Biopolitics. Security Pact. Caboclo. Documentary. Contestado War. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Doutor em Letras
Banca:
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso [Orientador] - UEM
Roselene de Ftima Coito - UEM
Alba Krishna Topan Feldman - UEM
Cleudemar Alves Fernandes - UFU
Atlio Butturi Jnior - USFC
Resumo:
Resumo: A tese que aqui se apresenta tem por alicerce as teorias foucaultianas que integram a Anlise do Discurso de linha francesa, em suas discusses e desdobramentos brasileiros, que primam por olhar o sujeito e seu instante, instncia de problematizao do sujeito e do discurso. Esta pesquisa compreende que a biopoltica, lentamente principiada entre o limiar do sculo XIX ainda sob a ordem monrquica no Brasil e os primrdios republicanos do sculo XX, foi o procedimento de controle instaurado, na visibilidade das aes Estatais, para agir sobre o movimento civil, denominado Guerra do Contestado. Nesse sentido, a prtica poltica e econmica do biopoder, estendida do passado at nossos dias, deu-se como estratgia da governamentalidade para pr fim ao conflito, inscrevendo o sujeito caboclo, discursivizado como rebelde do Contestado, no esquecimento e na reiterao da excluso em prticas discursivas, as quais so investigadas na edio das fotografias tornadas efmeras em documentrios. Materialidades estas que surgem como prtica biopoltica de memria/rememorao/comemorao dos centenrios e so convertidas, nesta investigao, em corpus de pesquisa. Tais condies de possibilidades deram lugar ao rompimento do dispositivo pacto de segurana e instituram aos caboclos do Contestado marginalizao e apagamento social. Nesses moldes, o descaso e o abandono geraram a emergncia dos discursos da rememorao; sentidos que, na comemorao do centenrio, so ressignificados e retomados em enunciados da contemporaneidade. Desse cenrio, interessaram-nos, excepcionalmente, as condies de emergncia discursivas desveladas pelas comemoraes do centenrio do evento; as condies de existncia nas reivindicaes enunciativas sobre o centenrio em celebrao; e as condies de possibilidade da prtica iconogrfica organizada na animao fotogrfica colocarem em funcionamento os campos de estabilizao e de utilizao que garantem a unidade e a identidade enunciativa em documentrios. Assim, compem o corpus de anlise: duas produes documentais videogrficas, que empregam tcnicas de movimentao em fotografias, cujo tema o acontecimento factual e discursivo Guerra do Contestado − Meninos do Contestado (2012) e Olhar Contestado: desvendando cdigos de um conflito (2012). Ambos os documentrios investem em um conjunto discursivo essencialmente baseado na histria da Guerra do Contestado, conferindo destaque materialidade iconogrfica, a qual, sob tal textura, desestabiliza os regimes de visibilidade e de enunciao. Assim, o objeto de pesquisa evoca memria, poder, verdade e biopoltica em relaes com os saberes tcnicos de edio das materialidades fotogrficas e com os saberes discursivos. Tal reunio de saberes evidencia discursos de poder legitimados, em lugar de outros, o que nos leva a problematizar: as condies de possibilidade dos regimes de visibilidade e de visualidade, reunidas nas imagens-frame, produzem ou no relaes de remanncia enunciativa que deslocam e dispersam os modos de ver e de dizer a populao minoritria, dita cabocla, em documentrios sobre o centenrio da Guerra do Contestado? Diante disso, nosso objetivo investigar como e por que a animao fotogrfica, ao convocar a rememorao da Guerra do Contestado pela celebrao de seu centenrio, presentifica esse acontecimento histrico e discursivo em documentrio audiovisual, atribuindo-lhe nova textura, e, por esse modelo de escritura, d visibilidade aos caboclos e aos regimes de governamentalidade pelas tecnologias do biopoder e da biopoltica. Como resultados a pesquisa revelou, nessa meada discursiva, o conjunto de saberes tcnicos de visibilidade e de enunciao das produes videogrficas, os quais mostram traos de uma comunidade indesejada e abandonada e de uma memria, que se quer presentificar. As imagens-frame assinalam, discursivamente, a existncia de um perodo de rompimento do pacto de segurana apontando um Estado que exclui e mata. Os gestos de leitura empreendidos pela analtica desvelaram, ainda, nessas materialidades imagticas discursivas, o modo como se estabelece a reinscrio material dos enunciados, mantendo campos de estabilizao de sentidos sobre os sujeitos caboclos, sobretudo, demonstraram como essas animaes se inscrevem em regimes outros de olhar e de dizer sobre a populao cabocla, cuja reinscrio no muda os enunciados acerca do Contestado, porm os colocam em jogo de relaes com outros dizeres, movimentando e constituindo prticas atuais. Em tempo, a pesquisa revela que, inscritas em outros modos, como os fazeres tecnolgicos dos documentrios que as animam, as imagens-frame fazem ver o funcionamento dos discursos imagticos e no imagticos e notabilizam o lugar hbrido de existncia desses enunciados iconogrficos e a sustentao de saberes e de ordens institucionais as quais obedecem.

Abstract: This theses is based on Foucauldian theories which incorporate the Discourse Analysis of French line, in their Brazilian discussions and developments, aiming at looking the individual and their instant, instance of problematization of subject and discourse. This research comprises that biopolitics, inchmeal started between threshold of XIX century still under the monarchy order in Brazil and republican beginnings from XX century, it was the control procedure established, in State actions visibility, to act over civil movement, named the Contestado War. In this sense, the political and economic practice of biopower, from the past up to the present, as a governmentally strategy to end the conflict, enlisting the caboclo individual, discoursed as a Contestado rebel, into oblivion and reiteration of exclusion in discursive practices, which are investigated in the editing of photographs turned into ephemeral in documentaries. These material elements are characteristic to appear as a biopolitical practice of recollection/memory/celebration of centenarians and are converted, in this investigation, into corpus of research. Such conditions of possibility gave rise to "security pact" and established marginalisation and social deletion to the caboclos of Contestado. In that way, the negligence and abandonment created the emergence of discourse of recollection; senses that, in celebration of the centennial, are redefined and resumed in contemporary statements. From this scenario, we were exceptionally interested in the conditions of discourse emergency revealed by centennial celebrations of the event; the conditions of existence in expressed claim about the celebrated centennial; and the possibilities of iconographic experience organized in photography animation- put the stabilisation and use fields into operation that guarantee the unity and identity expressed in documentaries. Thus, Corpus Analysis is composed by: two documentary video productions, applying techniques of movement in photography, in which the topic is the factual and discursive Contestado War event − Meninos do Contestado (2012) and Olhar Contestado: desvendando cdigos de um conflito (2012). Both documentaries invest in a discursive set essentially based on the story of the Contestado War, giving prominence to the iconographic materiality, which, under such texture, destabilizes the viability schemes and enunciation. So, the search object recalls memory, power, truth and biopolitics related to the technical knowledge of photographical material elements edits and discursive knowledge. All this knowledge together highlights legal power discourses, rather than others, which leads us to discuss: Does the possibility of visibility and visuality, in the image/frame, produce relations of expressed remanence, which moves and disperses the way of viewing and saying minority population, known as cabocla, in documentaries about Contestado War centennial? Therefore, our goal is to investigate how and why the photo animation, calling the recollection of Contestado War for its centennial celebrations, presents this historic and discursive event in audiovisual documentary, giving it a new texture, and for this model of scripture , gives visibility to governmentality by the technologies of biopower and biopolitics. As a result, this study has shown, in this discursive part, the set of technical knowledge and visibility of enunciation of video production, which shows aspects of an unwanted and abandoned community and of a memory that wants to be present. The images-frame mark, discursively, the existence of a break period in the security pact aiming at a killing and deleting State. The reading gestures undertaken by analytics, showed in these imagistic discursive material elements, the way that the material listed is settled, keeping the stabilization fields of senses caboclo individuals. Above all, it was presented how these animations are in other schemes of looking and saying in the cabocla population, in which reinstatement does not change the statements about Contestado, but place them in relation to other sayings, moving and forming current practises. The research shows that, included in other ways, such as the technological making documentaries, which animates them, the images-frame expose the imagistic and non-imagistic discourse and stablish an existent hybrid place for this iconographic enunciation and the support of knowledge and institutional order that they obey.
Data da defesa: 29/03/2017
Cdigo: vtls000226356
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING.pdf
Tamanho: 5673 Kb (5809105 bytes)
Criado: 20-07-2017 18:56
Atualizado: 20-07-2017 19:02
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