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Ttulo [PT]: A atualidade de Shakespeare : um estudo sobre Romeu & Julieta do grupo Galpo
Autor(es): Aline Miriane Guerios
Palavras-chave [PT]:

Romeu e Julieta. Shakespeare, Willian. Romeu e Julieta. Teatro. Brasil. Histria. Teoria. Grupo Galpo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Romeo & Juliet. William Shakespeare. Galpo group. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alexandre Villibor Flory - UEM
Anna Stegh Camati - Uniandrade
Resumo:
Resumo: Diante da importncia das montagens da obra do Bardo, como conhecido William Shakespeare (1564-1616), e a relevncia do Grupo Galpo de Belo Horizonte - MG, no contexto do teatro brasileiro, a presente dissertao tem como ponto de partida o estudo da literatura dramtica e como objeto de estudo a anlise da montagem de Romeu & Julieta, analisando-a no que diz respeito sua forma, contedo, linguagem e crtica, os quais so formadores da identidade do grupo e se aproximam das formas picas na construo de seus espetculos. Este estudo no est alheio ao campo da histria da formao do Galpo (1982), que aconteceu aps a oficina com os diretores alemes do Freies Theater Mnchen - FTM, Teatro Livre de Munique. Consequentemente, tambm, faremos um painel da modernizao do teatro, entre os anos 1920-1940 e o desenvolvimento da prtica teatral coletiva no Brasil (1950-1960). Analisaremos a esttica da montagem Romeu & Julieta, concebendo seu percurso esttico, seus processos de adaptao pelo grupo mineiro e sua importncia decisiva no panorama da cultura nacional. Utilizaremos registros em vdeo das montagens realizadas no teatro Globe, em Londres (2012). Este estudo nos levar, necessariamente, a passar pela histria da formao do grupo e a influncia do teatro alemo; suas peculiaridades estticas e o contexto social no qual o grupo est inserido. Para a anlise do texto dramtico, utilizaremos a traduo de Onestaldo de Pennafort (1937) e adaptao por Cac Brando (2007) com a linguagem de Grande Serto: Veredas (1994) de Guimares Rosa para criao do narrador na pea; alm da concepo por Gabriel Villela (1992) para anlise da montagem em si. Partindo disso, sabemos que o sucesso e o reconhecimento internacional da adaptao do Galpo expresso da sua importncia na histria do teatro de grupo brasileiro, que volta a ser discutido no pas em meados dos anos 1980-90.

Abstract: Considering the importance of the Bards works, as William Shakespeare (1564-1616) is known, and the relevance of the Galpo group from Belo Horizonte - MG, in the Brazilian theatres context, this dissertation has as its starting point the study of the Dramatic Literature and as its study object the analysis of Romeo & Juliet's production, analysing it regarding its form, content, language and criticism, which form the groups identity and which approach the Epic forms in the construction of their performances. This study is not unrelated to the field of Galpos formation history (1982), which happened after the workshop with the German directors from the Freies Theater Mnchen - FTM (Free Theatre of Munich). Consequently, we will also give an overview of the modernization of theatre and the development of collective theatre practice in Brazil during 1920-1940 and the collective practises in Brazil in 1950-1960. We will analyse the aesthetics of Romeo & Juliets production, conceiving its aesthetic path, its adaptation processes by the group from Minas and its decisive importance in the national culture panorama. We will use Galpos Romeo & Juliets video recordings performed at the Globe Theatre in London (2012). This study will necessarily take us through the history of the formation of the group and the influence of the German theatre; its aesthetic peculiarities and the social context the group is inserted in. For the part of the dramatic text, we will use Onestaldo de Pennaforts translation (1937), the adaptation by Cac Brando (2007) using the language of Guimares Rosas Grande Serto: Veredas (1994) for the plays narrator creation; and Gabriel Villelas conception (1992) for the analysis of the staged play itself. From this, we know that Galpo's adaptations success and its international recognition is an expression of its importance in the Brazilian theatres history, which is discussed again in the country in the mid-1980-90s .
Data da defesa: 2017
Cdigo: vtls000226357
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PLE dissertao Aline Miriane Guerios.pdf
Tamanho: 1993 Kb (2041330 bytes)
Criado: 21-07-2017 16:38
Atualizado: 21-07-2017 17:05
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