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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Anlise lingustica na formao do profissional de letras ingls
Autor(es): Pedro Augusto Pereira Brito
Palavras-chave [PT]:

Lngua inglesa. Estudo e ensino. Competncia e desempenho (Lingustica). Professores de ingls. Formao. Lingustica aplicada. Formao do profissional de letras. Anlise Lingustica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Professional formation in languages. English. Linguistic analysis. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Josimayre Novelli Coradim - UEM
Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - UEPG
Resumo:
Resumo: A anlise lingustica (AL) promove a reflexo sobre os fenmenos lingusticos materializados na lngua em uso, elucidando os efeitos de sentido dos mais variados textos e constituindo-se como ferramenta para leitura e produo textual. Nos cursos de Letras voltados formao de profissionais de Letras com habilitao em uma lngua estrangeira (LE), seja na modalidade de licenciatura ou na de bacharelado, a AL apresenta-se como ferramenta imprescindvel para a formao do profissional, tanto para a reflexo do estudante acerca dos conhecimentos lingusticos objetos de ensino nos cursos, quanto para a sua futura prtica profissional, seja na docncia, ou nos outros campos de trabalho do bacharel em LE. Inserida neste contexto e no campo da Lingustica Aplicada, nossa pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de um grupo de estudantes do segundo ano de Letras - Ingls frente a uma proposta didtica que visava reflexo promovida pela AL nas lnguas portuguesa e inglesa. A fim de alcanar este objetivo, orientamo-nos metodologicamente pelos pressupostos das pesquisas de natureza quantitativa, qualitativa e interpretativista, com traos etnogrficos. Desse modo, observamos um perodo de aulas no interior da disciplina de Lingustica II que tinham como objeto de ensino as categorias gramaticais divididas em nominais (gnero, nmero e grau) e verbais (tempo, nmero, pessoa, modo, voz e aspecto). Nosso corpus constitudo das atividades que compunham a proposta didtica reflexiva ao trmino do ensino de cinco de tais categorias. A proposta didtica construda pelo professor da disciplina buscava promover uma reflexo sobre a categoria estudada a partir da AL de textos em lngua materna e de uma proposta tradutria desses textos com elucidao das facilidades e dificuldades nos movimentos escolhidos para a traduo, aplicando a AL na reflexo sobre a produo de efeitos de sentido em lngua inglesa centrados nos usos das categorias em questo. Empreendemos nosso trabalho analtico levantando dados quantitativos e qualitativos dos comportamentos apresentados nas respostas dos alunos a essas atividades e interpretando-os luz dos pressupostos tericos da AL de acordo com estudiosos atuais que se dedicam a estudar esse assunto, como Geraldi, Antunes, Possenti e Perfeito, na proposta de Vinay e Darbelnet sobre os procedimentos tcnicos da traduo e no perfil da turma por ns caracterizado. Os resultados das anlises apontam para a tendncia de no cumprimento ou atendimento parcial proposta por meio de fragmentaes, apagamentos e abandonos das tarefas postas nas atividades, em decorrncia do perfil da turma estudada. Alm disso, dos resultados emergem as necessidades de reflexo sobre a postura discente quanto ao seu processo formativo e a noo de proficincia em LE apresentada pelos alunos.

Abstract: Linguistic analysis (LA) promotes the reflection about the linguistic phenomena materialized in the language in use, elucidating the effects of meaning of various texts and constituting itself as a tool for reading and textual production. On language degree courses with qualification in a foreign language (FL), either in that which aims to form teachers or in that courses which aims to form bachelors, the LA works as an essential tool to the professional formation process. Its importance is related to the students' reflection about language skills studied in the courses, and to their future professional practice as teachers or the other fields of bachelor's actuation on the FL. Inserted in this context and in the field of Applied Linguistics, our research aimed to analyze the behavior of a students group in the second year of an English Language Degree course in face a didactic proposal to the reflection promoted by AL in Portuguese and English. In order to accomplish our target, we follow methodologically the assumptions of quantitative, qualitative and interpretive researches, with ethnographic features. Thus, we observed a period of classes within the discipline of Linguistics II which had the object of teaching the grammatical categories divided into nominal (gender, number and grade) and verbal (tense, number, person, mode, verbal voice and aspect). Our corpus is made up of activities that constituted the reflective didactic proposal at the end of the teaching of five of those categories. The didactic proposal developed by the teacher sought to promote a reflection on the category under study using the texts' LA in Portuguese, their mother tongue and a translational proposal of these texts with elucidation of the facilities and difficulties in the chosen movements for translation, applying the reflection promoted by the LA on the production of effects of meaning in English focusing on uses of the categories studied. We made our analysis collecting quantitative and qualitative data of the behaviors presented in student responses to these activities and interpreting them in the light of the theoretical assumptions of LA according current scholars who are dedicated to study this subject, as Geraldi, Antunes, Possenti and Perfeito, in the Vinay and Darbelnet's proposal on the technical procedures of translation and taking into account the profile of the class characterized by us. The results of the analysis point to the trend of non-compliance or partial compliance with the proposal because of fragmentations, erasures and abandonment of the tasks put in the activities, due to the profile of the studied group. In addition, emerge from the results the need of reflection for the students attitude about their training process and proficiency in a FL concept presented by the students.
Data da defesa: 31/08/2016
Cdigo: vtls000226358
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Anlise Lingustica na Formao do Profissional de Letras Ingls - Pedro Augusto Pereira Brito.pdf
Tamanho: 16446 Kb (16840829 bytes)
Criado: 21-07-2017 17:29
Atualizado: 21-07-2017 17:37
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