Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, teve como objetivo principal levantar possibilidades teórico-metodológicas de formação inicial, no contexto de Educação a Distância, a futuros professores de língua inglesa. Partiu-se do princípio de que, em termos qualitativos, não deve haver diferença entre as práticas proporcionadas pelo ensino presencial ou a distância, no que diz respeito à interação, ao efetivo uso da língua inglesa e à heterogeneidade, como propiciadores de aprendizado. A realização do estudo justifica-se pela necessidade de um embasamento teórico-prático capaz de proporcionar uma adequada formação de professores de LI em contextos não presenciais, necessidade ampliada pelo encargo atribuído à pesquisadora de que elaborasse um curso de extensão, via educação a distância, a fim de minimizar as dificuldades dos professorandos. Essa situação problema demandou o levantamento do arcabouço legal referente às exigências do aluno da educação básica, na aprendizagem de língua estrangeira; a partir desse levantamento, foi possível determinar os pontos mais relevantes à formação docente, que contempla práticas de letramentos, transposição didática e constituição de um perfil que contemple capacidade reflexiva, autonomia, flexibilidade e profissionalismo. Procedeu-se, ainda, a um levantamento das mais comuns abordagens de ensino de línguas estrangeiras, o que levou à constatação de que a articulação do ensino por tarefas (RICHARDS & RODGERS, 2014; SCHLATTER, 2009; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) com as proposições do pós-método, de Kumaravadivelu (1994), está em consonância com as demandas da formação de professores de língua estrangeira dos dias atuais, tanto no que diz respeito ao conhecimento de língua quanto ao componente pedagógico. A pesquisa focalizou a interação em EaD, caracterizada pela utilização de tecnologias da informação e da comunicação, concluindo que a grande heterogeneidade dos alunos verificada na modalidade de ensino, em vez de ser um entrave, pode ser um fator de potencialização para a aprendizagem de língua inglesa, pois fornece ricas oportunidades de movimentos interacionais, mediada pelas tecnologias.
Abstract: This research, of qualitative approach, aimed mainly at raising theoretical-methodological possibilities to teachers of English in initial education, within distance education context. The guiding presupposition of the research was that, regarding quality, there must not be difference between the practices offered by distance and in-site education, in relation to interaction, effective use of language and heterogeneity as learning enablers. The execution of this study is justified by the necessity of a theoretical-practical basis which could provide an adequate initial education for teachers of English as a foreign language in distance education contexts, necessity that was expanded by the fact that the researcher was entrusted the designing of an extension course, via distance education, in order to minimize the difficulties presented by future teachers. This problem situation demanded the raising of the legal framework concerning the demands related to the learning of foreign languages of Brazilian elementary and secondary school students; from this information, it was possible to determine the most relevant aspects of the teacher initial education, which include literacy practices, didactic transposition, and the constitution of a profile that embraces critical and reflexive thinking, autonomy, flexibility and professionalism. The raising of the most commonly adopted foreign language teaching approaches was also carried out, leading to the conclusion that the integration of task-based learning (RICHARDS & RODGERS, 2014; SCHLATTER, 2009; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) with Kumaravadivelu's (1994) postmethodproposals is in accordance with the demands of foreign language teacher education, as for the language knowledge and for the pedagogical components. The research focused on the interaction in distance education, characterized by the use of information and communication technologies. The conclusion was that the high level of students' heterogeneity noticed in distance education, instead of being an obstacle, can be a learning potential factor in English lessons, for it offers rich opportunities for interactional movements, mediated by technological resources. |