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Ttulo [PT]: O ensino de lngua inglesa para professores em formao em EaD : direcionamentos para a resoluo de uma situao-problema
Autor(es): Aline Priscilla Brancalho Zge
Palavras-chave [PT]:

Lngua inglesa. Estudo e ensino. Mtodo de ensino. Ensino a distncia. Ensino de lngua inglesa. Formao de professores. Educao a Distncia. Ps-mtodo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching of english as a foreign language. Teacher education. Distance education. Postmethod. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Vilson Jos Leffa - UCPel
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, teve como objetivo principal levantar possibilidades terico-metodolgicas de formao inicial, no contexto de Educao a Distncia, a futuros professores de lngua inglesa. Partiu-se do princpio de que, em termos qualitativos, no deve haver diferena entre as prticas proporcionadas pelo ensino presencial ou a distncia, no que diz respeito interao, ao efetivo uso da lngua inglesa e heterogeneidade, como propiciadores de aprendizado. A realizao do estudo justifica-se pela necessidade de um embasamento terico-prtico capaz de proporcionar uma adequada formao de professores de LI em contextos no presenciais, necessidade ampliada pelo encargo atribudo pesquisadora de que elaborasse um curso de extenso, via educao a distncia, a fim de minimizar as dificuldades dos professorandos. Essa situao problema demandou o levantamento do arcabouo legal referente s exigncias do aluno da educao bsica, na aprendizagem de lngua estrangeira; a partir desse levantamento, foi possvel determinar os pontos mais relevantes formao docente, que contempla prticas de letramentos, transposio didtica e constituio de um perfil que contemple capacidade reflexiva, autonomia, flexibilidade e profissionalismo. Procedeu-se, ainda, a um levantamento das mais comuns abordagens de ensino de lnguas estrangeiras, o que levou constatao de que a articulao do ensino por tarefas (RICHARDS & RODGERS, 2014; SCHLATTER, 2009; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) com as proposies do ps-mtodo, de Kumaravadivelu (1994), est em consonncia com as demandas da formao de professores de lngua estrangeira dos dias atuais, tanto no que diz respeito ao conhecimento de lngua quanto ao componente pedaggico. A pesquisa focalizou a interao em EaD, caracterizada pela utilizao de tecnologias da informao e da comunicao, concluindo que a grande heterogeneidade dos alunos verificada na modalidade de ensino, em vez de ser um entrave, pode ser um fator de potencializao para a aprendizagem de lngua inglesa, pois fornece ricas oportunidades de movimentos interacionais, mediada pelas tecnologias.

Abstract: This research, of qualitative approach, aimed mainly at raising theoretical-methodological possibilities to teachers of English in initial education, within distance education context. The guiding presupposition of the research was that, regarding quality, there must not be difference between the practices offered by distance and in-site education, in relation to interaction, effective use of language and heterogeneity as learning enablers. The execution of this study is justified by the necessity of a theoretical-practical basis which could provide an adequate initial education for teachers of English as a foreign language in distance education contexts, necessity that was expanded by the fact that the researcher was entrusted the designing of an extension course, via distance education, in order to minimize the difficulties presented by future teachers. This problem situation demanded the raising of the legal framework concerning the demands related to the learning of foreign languages of Brazilian elementary and secondary school students; from this information, it was possible to determine the most relevant aspects of the teacher initial education, which include literacy practices, didactic transposition, and the constitution of a profile that embraces critical and reflexive thinking, autonomy, flexibility and professionalism. The raising of the most commonly adopted foreign language teaching approaches was also carried out, leading to the conclusion that the integration of task-based learning (RICHARDS & RODGERS, 2014; SCHLATTER, 2009; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) with Kumaravadivelu's (1994) postmethodproposals is in accordance with the demands of foreign language teacher education, as for the language knowledge and for the pedagogical components. The research focused on the interaction in distance education, characterized by the use of information and communication technologies. The conclusion was that the high level of students' heterogeneity noticed in distance education, instead of being an obstacle, can be a learning potential factor in English lessons, for it offers rich opportunities for interactional movements, mediated by technological resources.
Data da defesa: 2016
Cdigo: vtls000226359
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_ APBZuge.pdf
Tamanho: 651 Kb (666898 bytes)
Criado: 21-07-2017 17:15
Atualizado: 21-07-2017 17:21
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