Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Anlises de propostas de escrita de gneros instrucionais em livros didticos do ensino fundamental II
Autor(es): Nataly Gurniski Rosa
Palavras-chave [PT]:

Concepes de escrita. Livro didtico de Portugus. Ensino aprendizagem. Gnero discursivo instrucional. Anlise de gneros discursvos instrucionais. Livros didticos. Bakthin, Mikhail Mikhailovitch (1895-1975). Lingstica aplicada. Estudos do Circulo de Bakthin. Ensino fundamental. Tipologia injuntiva. Concepo interacionista de linguagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discursive instructional genre. Writing conceptions. Portuguese textbook. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Elsa Midori Shimazaki - UEM
Cristiane Pianaro Malinoski Angelo - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, refletimos sobre as propostas de produo escrita de gneros discursivos de carter instrucional em livros didticos de 7 e 8 anos do Ensino Fundamental II do PNLD-LP/2014 a fim de verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de escrita desses gneros no contexto escolar. Nesta pesquisa de natureza qualitativa interpretativista, os pressupostos tericos esto pautados na Lingustica Aplicada, com respaldo nos estudos do Crculo de Bakhtin, abrangendo os conceitos: palavra, interlocutor, responsividade e gnero discursivo. Tambm relacionamos esse conceito com os estudos de Lingustica Aplicada sobre leitura e escrita, realizados por pesquisadores, como Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). Procuramos responder pergunta: como proposto o ensino de escrita de textos instrucionais em livros didticos? Os resultados das anlises demonstram em cada Manual do professor: a) o predomnio da concepo de linguagem interacionista, pautada nos estudos de Bakhtin; b) o objetivo de escrita que procura desenvolver a capacidade comunicativa do aluno; c) a concepo de gnero como tipos relativamente estveis de enunciados. Como resultados distintos, apuramos: a) a concepo de escrita enquanto consequncia no livro didtico Perspectiva (2012); b) a concepo de escrita como trabalho nas demais obras; c) a concepo de tipologia como um critrio de agrupamentos de gneros no livro Jornadas.Port (2012); d) a tipologia ligada estrutura composicional do gnero em Vontade de saber portugus (2012); e) a tipologia como um conjunto de traos que formam uma sequncia e no um texto em Universos (2012); f) no livro Perspectiva (2012), no houve um esclarecimento sobre tipologia textual; g) a concepo de tipologia injuntiva apresentada como aspectos tipolgicos que visam a descrever aes, tendo a regulao mtua de comportamentos como capacidades de linguagem dominantes no livro didtico Jornadas.Port (2012); h) a concepo de injuno em textos instrucionais que apresentam regras de como fazer algo, como um manual de instruo ou uma receita culinria, apresentada no livro didtico Perspectiva (2012), como enunciados incitadores ao, que vm representados por um verbo no imperativo.

Abstract: In this paper, we develop a reflection on the writing activities about discursive genre as instructional frame on 7th and 8th graders textbooks in order to check how is the teaching and learning of writing on this genre in the school context. In this interpretative qualitative research, the theoretical assumptions are guided by the Applied Linguistics, with pillar in the Circle of Bakhtin studies, covering concepts: word, interlocutor, responsiveness and discursive genre. We also related this concept with Applied Linguistics studies on reading and writing, conducted by researchers as Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). We tried to answer the question: how is it proposed the writing teaching instructional texts in textbooks? The test results demonstrate in each teacher's manual: a) the predominance of the concept of interactional language; b) the purpose of writing that wants to develop the communication skills on the student; c) the concept of gender as relatively the same types of guiding the activity. As distinctive results, it was found: a) the writing conception as a consequence in the textbook Perspective (2012); b) the writing conception while working in other titles; c) the typology conception as gender groupings standard in the book Jornadas. Port (2012); d) the typology joined to the compositional genre structure in Wish to learn Portuguese (2012); e) The typology as a set of traces that form a sequence and not a text in Universes (2012); f) in the book Perspective (2012), there was no clarification on writing typology; g) the injunctive typology conception is presented as typological aspects that aim to describe actions, having a mutual regulation of behavior as the dominant language skills in the textbook Jornadas. Port (2012); h) the injunctive conception in instructional texts that present rules on how to do something, such as an instruction manual or a cooking recipe is presented in the textbook Perspective (2012), as set out inciters to action that come represented by an imperative verb
Data da defesa: 2016
Cdigo: vtls000226368
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Completo Nataly 07-10.pdf
Tamanho: 4190 Kb (4290970 bytes)
Criado: 21-07-2017 18:13
Atualizado: 21-07-2017 18:22
Visitas: 229
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.