Resumo: Consolidado como um instrumento fundamental de mediação entre as instâncias produtoras do conhecimento e o processo pedagógico, sistematizando e didatizando os saberes dos estudantes em formação, os livros didáticos de Língua Portuguesa se constituem como um importante recurso de aprofundamento de conteúdo e divulgação de conceitos e metodologias de ensino. No entanto, quando se trata do processo de ensino-aprendizagem de língua materna, de acordo com os documentos oficiais que regem as leis da educação brasileira, as práticas efetivas de ensino de língua materna ainda se encontram em um contexto com poucas modificações. Antunes (2003) nota que o cenário pedagógico revela escassas mudanças quando se trata do processo de ensino-aprendizagem das práticas de uso e reflexão da língua: a Análise Linguística. Essa prática, descrita pelos documentos oficiais da educação há quase trinta anos, deveria, desde então, estar contida nos Livros Didáticos, os quais tomariam a Análise Linguística como auxílio para o uso e reflexão da língua em sala de aula. No entanto, em nossa vivência escolar, embora pudéssemos identificar indícios de Análise Linguística em algumas coleções didáticas, a maioria sequer a mencionava, insistindo em uma abordagem gramatical estrutural ou normativa. Partindo dessa preocupação e considerando as orientações dos documentos oficiais para a realização da prática de Análise Linguística, aliada ao ensino gramatical, investigamos nesta pesquisa o tratamento dado a aspectos internos à língua portuguesa pelas duas coleções de Livros didáticos de Ensino Médio adotados no município de Maringá-PR, em 2015: Português Linguagens, de CEREJA & MAGALHÃES, e Português: contexto, interlocução e sentido, de ABAURRE, ABAURRE & PONTARA, publicadas em 2008. Verificamos se tais coleções propõem aos estudantes exercícios de análise linguística que aliam leitura, escrita e gramática, ou concebem a gramática como um fim em si mesmo. A investigação de exercícios deve-se ao fato de estes se constituírem efetivamente em momentos de interação entre o autor do livro e o aluno, sob a mediação do professor. Nosso arcabouço teórico fundamenta-se nos pressupostos das Teorias Linguísticas e nos pressupostos teórico-metodológicos de Neves (2000), Castilho (2012), Antunes (2003), Mendonça (2006) e Camara Jr (2004). Buscamos auxílio, também, nos documentos oficiais - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), leis, diretrizes e resoluções que versam sobre o assunto. Os resultados de nossa investigação mostram que a AL praticada nos LD é bastante tímida, havendo uma sobreposição do ensino gramatical ao ensino de língua. Na comparação entre as duas coleções, constatamos que a coleção B apresenta maior coerência entre o que afirma nos manuais do professor a respeito do uso e reflexão da língua portuguesa e o que efetivamente propõe nos exercícios. Nessa coleção, a língua é vista em constante transformação. A metodologia utilizada baseia-se na indução e a língua trabalhada parte muito mais da reflexão do aluno, produzida pela interação em diversas situações sociais. A produção textual, a literatura e a gramática são incentivadas, sendo os textos utilizados como objeto de ensino e trabalhados em sua forma e sentido original.
Abstract: Consolidated as a fundamental instrument for mediation between the instances that produce knowledge and the pedagogical process, systematizing and didacticizing the knowledge of students in training, Portuguese language textbooks constitute an important resource on deepening content and disseminating teaching concepts and methodologies. However, when it comes to the native language teaching-learning process, according to the official documents governing the laws of Brazilian education, the effective practices on teaching native language are still in a context with few modifications. Antunes (2003) notes that the pedagogical scenario reveals scarce changes when it comes to the teaching-learning process of practices on use and reflection of the language: the Linguistic Analysis. This practice, described by the official documents of education almost thirty years ago should, since then, be contained in the Textbooks, which would take Linguistic Analysis as an aid for use and reflection of the language in classroom. However, in our school experience, although we could identify evidences of Linguistic Analysis in some didactic collections, the majority even mentioned it, insisting on a structural grammatical or normative approach. Based on this concern and considering the official documents guidelines for the realization of the Linguistic Analysis practice, combined with the grammatical teaching, we investigated in this research how the internal Portuguese Language aspects are treated in the two textbooks collections adopted in Maringa-PR, for Secondary School, in 2015: Portuguese languages, by CEREJA & MAGALHÃES, and Portuguese: context, interlocution and meaning by ABAURRE, ABAURRE & PONTARA, both published in 2008. We checked if such collections propose to students linguistic analysis exercises that combine reading, writing and grammar, or conceive grammar as an end in itself. The exercises investigation is due to the fact that they effectively constitute in moments of interaction between the book author and the student, under the teacher mediation. Our theoretical framework is based on the Linguistic Theories assumptions and theoretical-methodological assumptions of Neves (2000), Castilho (2012), Antunes (2003), Mendonça (2006) and Camara Jr. (2004). We also sought aid in official documents - National Curricular Parameters (PCN in Portuguese), laws, guidelines and resolutions that deal with the subject. Our research results show that the LA practiced in TB is quite shy, because there is a grammar teaching overlapping the language teaching. Comparing the two collections, we found that the collection B presents more coherence between what states in the teacher's manual on the use and reflection of the Portuguese language and what effectively are proposed in exercises. In this collection, the language is seen in constant transformation. The methodology used is based on the induction and the language worked depends much more on the student reflection, produced by interaction in various social situations. The textual production, literature and grammar are encouraged, with texts being used as a teaching object and worked in its original form and meaning. |