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Ttulo [PT]: Prticas de anlise lingustica ou teoria gramatical? : uma investigao sobre livros didticos de ensino mdio adotados no municpio de Maring-PR
Autor(es): Rhaysa Ricci Correa
Palavras-chave [PT]:

Livro didtico. Ensino e aprendizagem. Ensino mdio. Lngua portuguesa. Gramtica. Anlise lingustica. Intertextualidade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Textbook. Portuguese language. Grammar. Linguistic analysis. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Juliano Desiderato Antonio - UEM
Esther Gomes de Oliveira - UEL
Resumo:
Resumo: Consolidado como um instrumento fundamental de mediao entre as instncias produtoras do conhecimento e o processo pedaggico, sistematizando e didatizando os saberes dos estudantes em formao, os livros didticos de Lngua Portuguesa se constituem como um importante recurso de aprofundamento de contedo e divulgao de conceitos e metodologias de ensino. No entanto, quando se trata do processo de ensino-aprendizagem de lngua materna, de acordo com os documentos oficiais que regem as leis da educao brasileira, as prticas efetivas de ensino de lngua materna ainda se encontram em um contexto com poucas modificaes. Antunes (2003) nota que o cenrio pedaggico revela escassas mudanas quando se trata do processo de ensino-aprendizagem das prticas de uso e reflexo da lngua: a Anlise Lingustica. Essa prtica, descrita pelos documentos oficiais da educao h quase trinta anos, deveria, desde ento, estar contida nos Livros Didticos, os quais tomariam a Anlise Lingustica como auxlio para o uso e reflexo da lngua em sala de aula. No entanto, em nossa vivncia escolar, embora pudssemos identificar indcios de Anlise Lingustica em algumas colees didticas, a maioria sequer a mencionava, insistindo em uma abordagem gramatical estrutural ou normativa. Partindo dessa preocupao e considerando as orientaes dos documentos oficiais para a realizao da prtica de Anlise Lingustica, aliada ao ensino gramatical, investigamos nesta pesquisa o tratamento dado a aspectos internos lngua portuguesa pelas duas colees de Livros didticos de Ensino Mdio adotados no municpio de Maring-PR, em 2015: Portugus Linguagens, de CEREJA & MAGALHES, e Portugus: contexto, interlocuo e sentido, de ABAURRE, ABAURRE & PONTARA, publicadas em 2008. Verificamos se tais colees propem aos estudantes exerccios de anlise lingustica que aliam leitura, escrita e gramtica, ou concebem a gramtica como um fim em si mesmo. A investigao de exerccios deve-se ao fato de estes se constiturem efetivamente em momentos de interao entre o autor do livro e o aluno, sob a mediao do professor. Nosso arcabouo terico fundamenta-se nos pressupostos das Teorias Lingusticas e nos pressupostos terico-metodolgicos de Neves (2000), Castilho (2012), Antunes (2003), Mendona (2006) e Camara Jr (2004). Buscamos auxlio, tambm, nos documentos oficiais - Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), leis, diretrizes e resolues que versam sobre o assunto. Os resultados de nossa investigao mostram que a AL praticada nos LD bastante tmida, havendo uma sobreposio do ensino gramatical ao ensino de lngua. Na comparao entre as duas colees, constatamos que a coleo B apresenta maior coerncia entre o que afirma nos manuais do professor a respeito do uso e reflexo da lngua portuguesa e o que efetivamente prope nos exerccios. Nessa coleo, a lngua vista em constante transformao. A metodologia utilizada baseia-se na induo e a lngua trabalhada parte muito mais da reflexo do aluno, produzida pela interao em diversas situaes sociais. A produo textual, a literatura e a gramtica so incentivadas, sendo os textos utilizados como objeto de ensino e trabalhados em sua forma e sentido original.

Abstract: Consolidated as a fundamental instrument for mediation between the instances that produce knowledge and the pedagogical process, systematizing and didacticizing the knowledge of students in training, Portuguese language textbooks constitute an important resource on deepening content and disseminating teaching concepts and methodologies. However, when it comes to the native language teaching-learning process, according to the official documents governing the laws of Brazilian education, the effective practices on teaching native language are still in a context with few modifications. Antunes (2003) notes that the pedagogical scenario reveals scarce changes when it comes to the teaching-learning process of practices on use and reflection of the language: the Linguistic Analysis. This practice, described by the official documents of education almost thirty years ago should, since then, be contained in the Textbooks, which would take Linguistic Analysis as an aid for use and reflection of the language in classroom. However, in our school experience, although we could identify evidences of Linguistic Analysis in some didactic collections, the majority even mentioned it, insisting on a structural grammatical or normative approach. Based on this concern and considering the official documents guidelines for the realization of the Linguistic Analysis practice, combined with the grammatical teaching, we investigated in this research how the internal Portuguese Language aspects are treated in the two textbooks collections adopted in Maringa-PR, for Secondary School, in 2015: Portuguese languages, by CEREJA & MAGALHES, and Portuguese: context, interlocution and meaning by ABAURRE, ABAURRE & PONTARA, both published in 2008. We checked if such collections propose to students linguistic analysis exercises that combine reading, writing and grammar, or conceive grammar as an end in itself. The exercises investigation is due to the fact that they effectively constitute in moments of interaction between the book author and the student, under the teacher mediation. Our theoretical framework is based on the Linguistic Theories assumptions and theoretical-methodological assumptions of Neves (2000), Castilho (2012), Antunes (2003), Mendona (2006) and Camara Jr. (2004). We also sought aid in official documents - National Curricular Parameters (PCN in Portuguese), laws, guidelines and resolutions that deal with the subject. Our research results show that the LA practiced in TB is quite shy, because there is a grammar teaching overlapping the language teaching. Comparing the two collections, we found that the collection B presents more coherence between what states in the teacher's manual on the use and reflection of the Portuguese language and what effectively are proposed in exercises. In this collection, the language is seen in constant transformation. The methodology used is based on the induction and the language worked depends much more on the student reflection, produced by interaction in various social situations. The textual production, literature and grammar are encouraged, with texts being used as a teaching object and worked in its original form and meaning.
Data da defesa: 30/08/2016
Cdigo: vtls000226377
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao completa - verso CD-ROM.pdf
Tamanho: 6449 Kb (6603515 bytes)
Criado: 25-07-2017 16:15
Atualizado: 25-07-2017 16:21
Visitas: 318
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