Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Formao terica, metodolgica e prtica dos conceitos de reviso e reescrita no PIBID de lngua portuguesa
Ttulo [EN]: Theoretical, methodological and practical formation of revision and rewriting concepts in PIBID of the portuguese language
Autor(es): Adriana Beloti
Palavras-chave [PT]:

Formao docente inicial. Lngua portuguesa. PIBID. Lngua portuguesa. Reviso e reescrita. Lingustica aplicada. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Initial teachers formation. PIBID. Revision and rewriting. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Lilian Cristina Buzato Ritter - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Nivea Rohling - UTFPR
Eliana Maria Severino Donaio Ruiz - UEL
Resumo:
Resumo: Esta Tese trata do processo de formao terica, metodolgica e prtica sobre a reviso e a reescrita de textos, desenvolvido com os professores em formao inicial participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia - PIBID - subprojeto de Lngua Portuguesa da Universidade Estadual do Paran/Campo Mouro. Consideramos que essa formao orienta e constitui prticas docentes efetivas de trabalho com a produo de textos escritos, contribuindo com os processos de reviso e de reescrita de textos de seus futuros alunos, levando-os ao desenvolvimento de suas habilidades de escrita e de sua capacidade lingustico-discursiva. O objetivo geral foi compreender como a formao tericometodolgica sobre os processos de reviso e de reescrita constitui-se na formao docente inicial dos participantes do PIBID. O aporte terico-metodolgico utilizado contemplou a concepo enunciativo-discursiva de linguagem oriunda dos estudos do Crculo de Bakhtin, do conceito de escrita como trabalho, em uma perspectiva processual, que considera as etapas de reviso e de reescrita, a partir dos pressupostos da Lingustica Aplicada, procedendo a uma pesquisa-ao, devido s intervenes realizadas junto aos participantes. A pesquisa foi composta por trs etapas principais: o diagnstico inicial, em forma de um questionrio; o processo de formao terico-metodolgica e prtica, perodo de atividade efetiva como professores da Educao Bsica - com produo de material didtico e atuao no processo de produo textual escrita de estudantes do sexto ano; o diagnstico final, o mesmo questionrio inicial. A partir das anlises dos registros gerados, chegamos aos seguintes resultados: a) as concepes de escrita, de reviso e de reescrita foram alteradas: os professores passaram a entender tais conceitos pelo vis processual, sendo a reviso e a reescrita compreendidas como recursivas e dialgicas; b) os conceitos dos tipos de correo passaram a ser compreendidos, com vrias possibilidades para intervir no texto dos estudantes; c) o conceito de reescrita indica que os professores compreenderam sua funo de deixar o texto mais adequado s condies de produo e, ento, atuaram, especialmente, pelas operaes lingustico-discursivas de adio, de substituio e de ignorar.

Abstract: The process of theoretical, methodological and practical formation on text revision and rewriting with teachers in initial formation is provided. Teachers participated in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), sub-project Portuguese Language of the Universidade Estadual do Paran (Campo Mouro, Brazil). We are convinced that such formation guides and makes up effective teaching practices with the production of written texts and contributes towards text revision and rewriting processes of their future students through the development of their writing and linguistic-discursive capacities. The thesis aims at understanding how the theoretical-methodological formation on the revision and rewriting processes are built within initial teaching formation of PIBID participants. The theoretical and methodological contribution comprised the enunciation-discursive concept of language derived from studies by the Bakhtin Circle, the writing concept as work, within a process perspective which takes into account the revision and rewriting stages from the presuppositions of Applied Linguistics, followed by a research-action as intervention with the participating subjects. Research comprised three main stages: initial diagnosis through a questionnaire; the process of theoretical, methodological and practical formation, or rather, the effective activity as teachers of Basic Education through the production of didactic material and activities within the process of written textual production by Year Six students; final diagnosis similar to the initial one. The following results were the outcome of the registers produced: a) writing, revision and rewriting concepts changed: the teachers understood the concepts through the process stance; revision and rewriting were henceforth understood as recursive and dialogical; b) concepts of correction types were henceforth understood as several possibilities for the intervention in students text; c) the rewriting concept revealed that teachers understood that their task was to leave the most adequate text to production conditions and intervene especially through the linguistic and discursive operations of addition, replacement and discarding.
Data da defesa: 07/11/2016
Cdigo: vtls000226380
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese-Adriana Beloti.pdf
Tamanho: 13372 Kb (13693307 bytes)
Criado: 24-07-2017 18:37
Atualizado: 24-07-2017 19:24
Visitas: 274
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.