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Ttulo [PT]: A histria da disciplina literatura no ensino secundrio brasileiro e as avaliaes externas : o exame vestibular, o ENEM e o Enade de letras
Ttulo [EN]: The history of literature curriculum in brazilian secondary school and the external examinations: vestibular, ENEM and Enade
Autor(es): Patrcia Elisabel Bento Tiuman
Palavras-chave [PT]:

ENEM. Vestibular. Enade. Ensino de literatura. Literatura. Literatura. Histria e crtica. Livros e literatura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature teaching. High school. ENEM;. Vestibular. Enade. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Doutor em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Jos Antonio Martins - UEM
Maria Anglica Olivo Francisco Lucas - UEM
Clia Regina Delacio Fernandes - UFGD
Jaime dos Reis Sant'Anna - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve como objetivo pesquisar a quem o conhecimento literrio se destina atualmente e responder seguinte pergunta de pesquisa: O fato de os textos literrios se constiturem como contedos programticos no Exame Nacional do Ensino Mdio, nas provas dos exames vestibulares e de serem apresentados como tais nos documentos oficiais garantem que o seu ensino ocorra do modo esperado em tais documentos? O estudo teve carter qualitativo, sendo utilizados dois enfoques metodolgicos: a pesquisa bibliogrfica e a documental; dentre o referencial terico utilizado, destaca-se: Haidar (1972), Romanelli (1991), Razzini (2000; 2010), Ledesma (2010), Chervel (1990) e Goodson (1991; 1995). Para o percurso de pesquisa, foram estudadas as legislaes referentes disciplina de Literatura no ensino secundrio brasileiro desde a Reforma Pombalina at reforma do Ensino Mdio proposta em 2016 por meio da MP n. 746/2016, a fim de compreender a insero e o status dos contedos de Literatura nas normativas governamentais, em relao prpria organizao e natureza deste nvel de ensino A apreciao dos documentos governamentais que determinam e normatizam o currculo do Ensino Mdio, relacionadas compreenso terica sobre a leitura de textos literrios neles contida orientaram as anlises das avaliaes externas, a saber, o vestibular, o ENEM e o Enade de Letras Portugus. Os resultados desta pesquisa sinalizam que, nas questes do ENEM, apesar de os textos literrios serem utilizados, a abordagem realizada no avalia o conhecimento do candidato sobre as especificidades do discurso esttico ou da leitura integral dos textos literrios. Em relao ao vestibular, cujo corpus escolhido foi o vestibular da Universidade Estadual de Maring, observou-se uma abordagem mais especializada da leitura literria e, principalmente, a leitura integral das obras discriminadas no Manual do Candidato. As questes exigem do candidato a compreenso das especificidades do discurso esttico e das caractersticas das escolas literrias, contedos que so estudados na disciplina de Literatura, todavia desconsideram aspectos mais profundos da leitura literria como a desautomatizao de hbitos, a formao crtica, a aculturao e a socializao do leitor. Com relao ao Enade de Letras, verificou-se a nfase na teoria, tanto da rea de Lingustica quanto de Literatura. Esta avaliao pressupe a leitura especializada de obras representativas da Literatura Brasileira e Universal, o domnio da didtica, das teorias relacionadas ao ensino e da legislao educacional. Portanto, muito embora o ENEM apresente a disciplina de Literatura como um dos contedos de avaliao do aluno, na realidade, as questes apresentam prticas de leitura que se igualam leitura de textos no literrios, haja vista que as especificidades da leitura literria no so nelas patrocinadas. Em contrapartida, as questes do vestibular e do Enade demandam o estudo das especificidades do discurso esttico e a leitura integral de textos literrios. Entretanto, nem sempre a abordagem produzida nas questes permite que a leitura pressuposta ultrapasse os aspectos composicionais das obras a fim de levar a uma interpretao na qual possam ser contempladas a viso de mundo, do homem e da sociedade impressas no objeto esttico, suplantando a catalogao de categorias tericas. Por conseguinte, se tais exames no avaliam as especificidades do discurso esttico a tendncia que a disciplina Literatura perca a sua funo dentro dos currculos do Ensino Mdio.

Abstract: The purpose of this study was to investigate the public at whom the literary knowledge is currently aimed as well as answer the following research question: Does the fact that literary texts are constituted as programmatic contents in the National High School Exam (ENEM), in college entrance exams (vestibulares) and that they are presented in official documents ensure that their teaching occurs as expected in such documents? The study adopted a qualitative perspective, instrumented by bibliographical and documentary research. Among the theoretical reference used, we highlight the following: Haidar (1972), Romanelli (1991), Razzini (2000; 2010), Ledesma (2010), Chervel (1990) and Goodson (1991, 1995). Over the researching process, we studied the laws that have ruled the Literature curriculum of Brazilian secondary school from Pombaline Reforms to the current High School reform proposed in 2016 through the Provisional Measure 746/2016 in order to understand the insertion and the status of Literature contents in the government norms in relation to the own organization and nature of this level of education. The examination of these official documents that determine and normalize the curriculum of High School related to the theoretical understanding on the reading of literary texts presented in the documents guided the analyses of external evaluations, namely, vestibular, ENEM and the National Exam of Letras Portuguese Students (Enade). The results of this study indicated that, in ENEM's questions, although literary texts were used, the approach did not evaluate the candidate's knowledge on the specificities of aesthetic discourse or the integral reading of literary texts. Regarding vestibular, whose chosen corpus was one of a public university in Maring (UEM), it was observed that the questions presented a more specialized approach to literary reading and, especially, the complete reading of the literary works described in the Candidate Handbook. The questions expected the candidate to understand the specificities of the aesthetic discourse and the characteristics of literary schools, which are part of the Literature curriculum in high school. However, the questions disregarded deeper aspects of literary reading such as the de-automation of habits, critical formation, acculturation and socialization of the reader. As regards Enade, there was an emphasis on theory, both in the area of Linguistics and Literature. This exam presupposed the specialized reading of works representative of Brazilian and Universal Literature, the domain of didactics, theories related to teaching and educational legislation. In sum, even though ENEM presented Literature as an assessing content, in reality, the questions revolved reading practices that are similar to the reading of non-literary texts, since the specificities of literary reading were not contemplated. On the other hand, the questions of vestibular and Enade demanded the study of the specificities of aesthetic discourse and the integral reading of literary texts. Nevertheless, not always the approach produced by the questions allowed the presupposed reading to surpass the compositional aspects of the works in order to lead to an interpretation in which the vision of the world, the man and the society printed in the aesthetic object could be contemplated, supplanting the cataloging of theoretical categories. Therefore, if such exams do not evaluate the specificities of aesthetic discourse the tendency is that Literature loses its function within the curricula of High School.
Data da defesa: 29/03/2017
Cdigo: vtls000226386
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese ok ok.pdf
Tamanho: 3618 Kb (3704699 bytes)
Criado: 25-07-2017 17:40
Atualizado: 25-07-2017 17:49
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