Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Dicionário terminológico da inclusão das pessoas com deficiência
Título [EN]: Terminological dictionary of the inclusion of persons with disabilities
Autor(es): Priscilla Teixeira Mamus
Palavras-chave [PT]:

Inclusão escolar. Portadores de necessidades especiais. Terminologia. Educação. Necessidades especiais. Dicionário terminológico. Inclusão das pessoas com deficiência. Estrutura conceptual. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Inclusion of people with disabilities. Terminology. Conceptual framework. Terminological dictionary. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Doutor em Letras
Banca:
Manoel Messias Alves da Silva [Orientador] - UEM
Juliano Desiderato Antônio - UEM
Nerli Nonato Ribeiro Mori - UEM
Ieda Maria Alves - USP
Odair Luiz Nadim da Silva - UNESP
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar, sob o ponto de vista epistemológico, a existência de uma área do conhecimento denominada inclusão das pessoas com deficiência a partir, inclusive, da elaboração de um dicionário terminológico. Para esse fim, partimos da perspectiva teórico-metodológica da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), desenvolvendo as seguintes etapas: estudo epistemológico da inclusão, o qual nos mostra que a área agrupa conhecimentos de diversas teorias e campos de estudo, e como os valores e conceitos sofreram mudanças no curso dos movimentos em prol da inclusão; organização do córpus de análise, formado por 439 textos digitalizados e submetidos ao programa Unitex, para a busca dos cadidatos a termos que compõem o dicionário; elaboração da estrutura conceptual, importante recurso metodológico não só por facilitar o trabalho do terminólogo, mas também por auxiliá-lo, bem como o consulente, na compreensão e delimitação do campo de estudo; elaboração de fichas terminológicas; redação das definições dos termos. A delimitação dos conceitos próprios da área da inclusão das pessoas com deficiência, por meio da Terminologia, contribui não só com o conhecimento dessa nova linguagem de especialidade, mas também mostra como a linguagem carrega os valores e conceitos de uma sociedade e de uma época, e como a inclusão das pessoas com deficiência possui termos cujos conceitos devem ser amplamente conhecidos, para que todos os cidadãos sejam agentes da inclusão.

Abstract: This Thesis aims to present, under a epistemological point of view, the existence of an area of knowledge called inclusion of people with disabilities, inclugindg wih the elaboration of a terminological dictionary. To this purpose, the author follows the theoretical-methodological perspective of the Communicative Theory of Terminology (TCT), by developing the following steps: an epistemological study of inclusion, which shows that the area brings together knowledge of several theories and fields of study, and how values and concepts have undergone changes in the course of movements for inclusion; organization of the corpus, formed by 439 digitized texts and submitted to the Unitex program, for the search of cadidates to terms that make up the dictionary; elaboration of the conceptual structure, an important methodological resource not only to facilitate the work of the terminologist, but also to assist him, as well as the consultant, in understanding and delimiting the field of study; elaboration of terminological records; writing of definitions of terms. The delimitation of concepts related to the inclusion of people with disabilities through Terminology contributes not only to the knowledge of this new specialty language, but also to show how language carries the values and concepts of a society and time, and how the inclusion of people with disabilities has terms whose concepts must be widely known, so that all citizens are agents of inclusion.
Data da defesa: 2017
Código: vtls000226388
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Manoel Messias Alves da Silva
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Tese (doutorado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: tese Priscilla Mamus- versão final.pdf
Tamanho: 2101 Kb (2151622 bytes)
Criado: 26-07-2017 14:54
Atualizado: 26-07-2017 15:07
Visitas: 983
Downloads: 9

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.