Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: O processo de construção do ethos no discurso de sujeitos tutores virtuais
Autor(es): Raquel Tiemi Masuda Mareco
Palavras-chave [PT]:

Ethos. Estereótipo. Processo de identificação. Análise de discurso. Linguística. Tutor virtual. Brazil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Virtual tutor. Ethos. Stereotype. Identification process. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Doutor em Letras
Banca:
Maria Célia Cortez Passetti [Orientador] - UEM
Edson Carlos Ronualdo - UEM
Pedro Luís Navarro Barbosa - UEM
Ana Raquel Motta de Souza - PUC
Édima de Souza Mattos - UNOESTE
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do processo de construção de ethé do sujeito que discursiviza suas práticas pedagógicas a partir do lugar social de tutor virtual, perpassando essa análise pelo processo de identificação desse sujeito com a forma-sujeito, e a materialização de estereótipos relacionados à docência. Trata-se de um trabalho situado no campo da Linguística, na linha de pesquisa de Estudos do Texto e do Discurso, tendo como base teórica a Análise de Discurso de linha francesa (AD). Abordamos questões sobre o discurso do sujeito que atua na Educação a Distância (EaD) como tutor virtual. Nosso material de pesquisa constitui-se de 30 entrevistas com tutores virtuais atuantes em cursos técnicos, de graduação, e de especialização a distância em instituições de ensino públicas e privadas que oferecem cursos EaD, em diferentes regiões do país. Tendo a AD como base, nossa metodologia de trabalho iniciou-se pela problematização da imagem de si dada por esse sujeito diante das condições de emergência sócio-históricas de discursos da EaD. Essa problematização foi sintetizada em quatro perguntas: a) Como ocorre o processo de identificação do sujeito tutor virtual com a formasujeito da FD à qual ele está filiado?; b) Como estereótipos relacionados à docência se materializam no discursos desse sujeito durante o processo de identificação?; c) Como o discurso Outro é trazido na discursivização das práticas pedagógicas abordadas pelo sujeito tutor virtual?; d) Quais ethé o sujeito tutor virtual constrói ao discursivizar suas práticas pedagógicas?. Selecionamos a entrevista como instrumento de coleta do material, e as transcrevemos. Da leitura desse arquivo construímos e analisamos um corpus discursivo organizado em sequências discursivas de regularidades no funcionamento do ethos nesse discurso, o que exigiu um trabalho de relacionar ao conceitos de ethos, (MAINGUENAU, 2008a; 2008b), a questão do estereótipo (AMOSSY, 1997; 2008a; AMOSSY; PIERROT, 1991), e da memória discursiva (PÊCHEUX, 1995; 1999) e, principalmente, partindo do processo de constituição do sujeito pela ideologia nas modalidades de desdobramento do sujeito discursivo previstas por PÊCHEUX, (1995). Nosso percurso de análise demonstrou que quando o sujeito tutor virtual discursiviza sua prática docente reproduzindo o que é próprio da EaD, ele se mostra em processo de identificação com os saberes inscritos na Formação Discursiva Educacional a Distância (FDEad) e as reproduz construindo, pois, um ethos de tutor eficiente, de acordo com esses saberes, a partir do necessário silenciamento do que é próprio ao discurso da modalidade presencial, que só retorna em momentos de falha nesse ritual, sob a forma de simulacro. Por outro lado, outros sujeitos tutores se mostraram em processo de contraidentificação, questionando os saberes da EaD de forma a fazer aparecer conflitos com o Outro do discurso: a modalidade presencial, momento em que surge o ethos de tutor questionador, cujo sujeito se mostra discordante de alguns saberes da FD. Nosso corpus fez aparecer, também um sujeito não identificado com a FDEad, aquele que se mostra filiado à Formação Discursiva Educacional Presencial (FDEpr), trazendo os saberes da FDEad como simulacro, e construindo um ethos de tutor deslocado.

Abstract: This research aims to analyze the discursive functioning of ethos construction process of the subject who comments their teaching practices from the virtual tutor social place, passing this analysis through the identification process of this subject with the subjectform, and the materialization of teaching-related stereotypes. It is a work from linguistics field, in the line of research: Text and Discourse Studies, having as theoretical basis the French Discourse Analysis (DA). We discuss issues on the discourse of the subject who works on Distance Education (DE), as a virtual tutor. Our research material consists of 30 interviews with virtual tutors who work in technical, undergraduate, or specialization distance courses in public and private educational institutions in different regions of the country. Based on DA, our methodology begins with the problematization of self-image made by the virtual tutor subject in social-historical emergency conditions of DE discourses. This problematization was synthesized in four questions: a) How does the process of identifying the virtual tutor subject with the subject-form of the FD to which he is affiliated occur?; b) How do stereotypes related to teaching are materialized in the discourse of the subject during the identification process?; c) How is the Other discourse brought in the discursivization of the pedagogical practices mentioned by the virtual tutor subject?; d) What ethé does the subject virtual tutor construct when they discursivize their pedagogical practices?. We selected the interview as an instrument for collecting the material, and transcribed it. From this file reading, we constructed and analyzed a discursive corpus organized in discursive sequences of regularities in the functioning of ethos in this discourse, which required a work of relating to the concepts of ethos (MAINGUENAU, 2008a; 2008b), the stereotype issues (AMOSSY, 1995), and from the process of constitution of the subject by the ideology in the modalities of the unfolding of the discursive subject provided by Pêcheux (1995). Our path of analysis has shown that when the virtual tutor subjects discursivize their teaching practice by reproducing what is proper to DE, they show themselves in a process of identification with the know-how inscribed in the Distance Education Discursive Formation (FDEad) and reproduces it, constructing an ethos of efficient tutor, according to this know-how, and from the necessary silencing of what is proper to the discourse of the face-to-face modality, which only returns in moments of failure in this ritual, in the form of a simulacrum. On the other hand, other tutors were in the process of counter-identification, questioning the know-how of the DE in order to make conflicts appear with the Other of the discourse: the face-toface modality, at this moment the questioning tutor ethos arises, whose subject is discordant to Some know-how of discursive formation. Our corpus has also revealed a subject unidentified with the FDEad, who is affiliated to the Face to face Education Discursive Formation (FDEpr), bringing the FDEad's know-how as a simulacrum, and constructing an ethos of a displaced tutor.
Data da defesa: 10/02/2017
Código: vtls000226399
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Célia Cortez Passetti
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Tese (doutorado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Raquel Mareco_TESE.pdf
Tamanho: 10903 Kb (11164666 bytes)
Criado: 26-07-2017 17:35
Atualizado: 26-07-2017 17:41
Visitas: 738
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar