Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O processo de construo do ethos no discurso de sujeitos tutores virtuais
Autor(es): Raquel Tiemi Masuda Mareco
Palavras-chave [PT]:

Ethos. Esteretipo. Processo de identificao. Anlise de discurso. Lingustica. Tutor virtual. Brazil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Virtual tutor. Ethos. Stereotype. Identification process. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Doutor em Letras
Banca:
Maria Clia Cortez Passetti [Orientador] - UEM
Edson Carlos Ronualdo - UEM
Pedro Lus Navarro Barbosa - UEM
Ana Raquel Motta de Souza - PUC
dima de Souza Mattos - UNOESTE
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do processo de construo de eth do sujeito que discursiviza suas prticas pedaggicas a partir do lugar social de tutor virtual, perpassando essa anlise pelo processo de identificao desse sujeito com a forma-sujeito, e a materializao de esteretipos relacionados docncia. Trata-se de um trabalho situado no campo da Lingustica, na linha de pesquisa de Estudos do Texto e do Discurso, tendo como base terica a Anlise de Discurso de linha francesa (AD). Abordamos questes sobre o discurso do sujeito que atua na Educao a Distncia (EaD) como tutor virtual. Nosso material de pesquisa constitui-se de 30 entrevistas com tutores virtuais atuantes em cursos tcnicos, de graduao, e de especializao a distncia em instituies de ensino pblicas e privadas que oferecem cursos EaD, em diferentes regies do pas. Tendo a AD como base, nossa metodologia de trabalho iniciou-se pela problematizao da imagem de si dada por esse sujeito diante das condies de emergncia scio-histricas de discursos da EaD. Essa problematizao foi sintetizada em quatro perguntas: a) Como ocorre o processo de identificao do sujeito tutor virtual com a formasujeito da FD qual ele est filiado?; b) Como esteretipos relacionados docncia se materializam no discursos desse sujeito durante o processo de identificao?; c) Como o discurso Outro trazido na discursivizao das prticas pedaggicas abordadas pelo sujeito tutor virtual?; d) Quais eth o sujeito tutor virtual constri ao discursivizar suas prticas pedaggicas?. Selecionamos a entrevista como instrumento de coleta do material, e as transcrevemos. Da leitura desse arquivo construmos e analisamos um corpus discursivo organizado em sequncias discursivas de regularidades no funcionamento do ethos nesse discurso, o que exigiu um trabalho de relacionar ao conceitos de ethos, (MAINGUENAU, 2008a; 2008b), a questo do esteretipo (AMOSSY, 1997; 2008a; AMOSSY; PIERROT, 1991), e da memria discursiva (PCHEUX, 1995; 1999) e, principalmente, partindo do processo de constituio do sujeito pela ideologia nas modalidades de desdobramento do sujeito discursivo previstas por PCHEUX, (1995). Nosso percurso de anlise demonstrou que quando o sujeito tutor virtual discursiviza sua prtica docente reproduzindo o que prprio da EaD, ele se mostra em processo de identificao com os saberes inscritos na Formao Discursiva Educacional a Distncia (FDEad) e as reproduz construindo, pois, um ethos de tutor eficiente, de acordo com esses saberes, a partir do necessrio silenciamento do que prprio ao discurso da modalidade presencial, que s retorna em momentos de falha nesse ritual, sob a forma de simulacro. Por outro lado, outros sujeitos tutores se mostraram em processo de contraidentificao, questionando os saberes da EaD de forma a fazer aparecer conflitos com o Outro do discurso: a modalidade presencial, momento em que surge o ethos de tutor questionador, cujo sujeito se mostra discordante de alguns saberes da FD. Nosso corpus fez aparecer, tambm um sujeito no identificado com a FDEad, aquele que se mostra filiado Formao Discursiva Educacional Presencial (FDEpr), trazendo os saberes da FDEad como simulacro, e construindo um ethos de tutor deslocado.

Abstract: This research aims to analyze the discursive functioning of ethos construction process of the subject who comments their teaching practices from the virtual tutor social place, passing this analysis through the identification process of this subject with the subjectform, and the materialization of teaching-related stereotypes. It is a work from linguistics field, in the line of research: Text and Discourse Studies, having as theoretical basis the French Discourse Analysis (DA). We discuss issues on the discourse of the subject who works on Distance Education (DE), as a virtual tutor. Our research material consists of 30 interviews with virtual tutors who work in technical, undergraduate, or specialization distance courses in public and private educational institutions in different regions of the country. Based on DA, our methodology begins with the problematization of self-image made by the virtual tutor subject in social-historical emergency conditions of DE discourses. This problematization was synthesized in four questions: a) How does the process of identifying the virtual tutor subject with the subject-form of the FD to which he is affiliated occur?; b) How do stereotypes related to teaching are materialized in the discourse of the subject during the identification process?; c) How is the Other discourse brought in the discursivization of the pedagogical practices mentioned by the virtual tutor subject?; d) What eth does the subject virtual tutor construct when they discursivize their pedagogical practices?. We selected the interview as an instrument for collecting the material, and transcribed it. From this file reading, we constructed and analyzed a discursive corpus organized in discursive sequences of regularities in the functioning of ethos in this discourse, which required a work of relating to the concepts of ethos (MAINGUENAU, 2008a; 2008b), the stereotype issues (AMOSSY, 1995), and from the process of constitution of the subject by the ideology in the modalities of the unfolding of the discursive subject provided by Pcheux (1995). Our path of analysis has shown that when the virtual tutor subjects discursivize their teaching practice by reproducing what is proper to DE, they show themselves in a process of identification with the know-how inscribed in the Distance Education Discursive Formation (FDEad) and reproduces it, constructing an ethos of efficient tutor, according to this know-how, and from the necessary silencing of what is proper to the discourse of the face-to-face modality, which only returns in moments of failure in this ritual, in the form of a simulacrum. On the other hand, other tutors were in the process of counter-identification, questioning the know-how of the DE in order to make conflicts appear with the Other of the discourse: the face-toface modality, at this moment the questioning tutor ethos arises, whose subject is discordant to Some know-how of discursive formation. Our corpus has also revealed a subject unidentified with the FDEad, who is affiliated to the Face to face Education Discursive Formation (FDEpr), bringing the FDEad's know-how as a simulacrum, and constructing an ethos of a displaced tutor.
Data da defesa: 10/02/2017
Cdigo: vtls000226399
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Clia Cortez Passetti
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Raquel Mareco_TESE.pdf
Tamanho: 10903 Kb (11164666 bytes)
Criado: 26-07-2017 17:35
Atualizado: 26-07-2017 17:41
Visitas: 211
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.