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Ttulo [PT]: O gnero discursivo parbola na prtica de sala de aula : uma proposta de didatizao
Autor(es): Adriana Gisele Estevo
Palavras-chave [PT]:

Gnero discursivo. Parbola. Didatizao. Leitura. Anlise lingustica. Escrita. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse genre parable. Didactization. Reading. Linguistic analysis. Writing. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Resumo:
Resumo: Com o propsito de efetivar um ensino de Lngua Portuguesa mais contextualizado, esta pesquisa de carter qualitativo-interpretativista participante tem como objetivo geral a didatizao do gnero discursivo parbola. Por muito tempo, a parbola permaneceu como um gnero restrito esfera religiosa, com caractersticas especficas que foram se desenvolvendo e que transformaram as narrativas parablicas em um gnero da esfera literria. Hoje, a parbola est presente em variadas prticas discursivas e, desse modo, por meio do estudo de suas caractersticas enquanto gnero discursivo contedo temtico, construo composicional e estilo , procuramos estabelecer as regularidades e instabilidades do gnero, ancorando-se nos estudos de estudiosos como SantAnna (1998; 2010) e na anlise de diversos enunciados concretos pertencentes ao gnero. Como aporte terico para o estudo da linguagem, a pesquisa se fundamenta na concepo dialgica proposta por Bakhtin (2003), que assume o carter interacional como realidade da lngua, considerando o discurso como prtica social que se concretiza por meio dos gneros discursivos. Para o processo de didatizao do gnero parbola, este trabalho se apropria do modelo didtico das Sequncias Didticas propostas por Dolz, Noverraz e Schnewly (2010). Aps o desenvolvimento da proposta de encaminhamento didtico, no qual desenvolvemos atividades de leitura, escrita e anlise lingustica, foi realizada a implementao em uma turma de nono ano do ensino fundamental e, por ser uma pesquisa em Lingustica Aplicada, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se a gravaes das aulas, dirios de campo e questionrio durante a implementao, para posterior anlise. Nesse sentido, o estudo em tela, institui-se a partir da anlise dos dados coletados, observando que as relaes interativas desencadeadas em ambiente escolar por meio da proposta didtica partindo de um gnero indito em sala de aula como a parbola, pode conduzir a um ensino de lngua materna profcuo e contextualizado, como se pode observar a partir dos resultados alcanados. Em termos de tema, construo composicional e estilo, percebe-se, ao final do trabalho, que mesmo diante de alguns imponderveis surgidos no decorrer da implementao da pesquisa, os resultados obtidos foram positivos.

Abstract: For the purpose of effecting a Portuguese Language teaching more contextualized, this participant qualitative-interpretive research study has the general objective to didactization of the discourse genre parable. For a long time, the parable remained like a genre restricted to the religious sphere, with specific characteristics that have been developed and transformed the parable narratives in a genre of literary sphere. Today, the parable is present in various discursive practices and thus, through the study of its characteristics as discourse genre - theme content, compositional construction and style - we try to establish the regularities and instabilities of the genre, anchoring us study scholars as Sant'Anna (1998, 2010) and the analysis of several concrete statements of the genre. As a theoretical framework for the study of language, the research is based on the dialogical conception proposed by Bakhtin (2003), which assumes the interactional character as the language of reality, considering the discourse as a social practice which is realized through the discourse genres. For the process of didactization genre parable, this work appropriates the didactic model of Didactic Sequences proposed by Dolz, Noverraz and Schnewly (2010). After the development of educational routing proposal, which develop reading, writing and linguistic analysis activities, was carried out the implementation in a ninth grade class of elementary school and being a research in Applied Linguistics, such as data collection instruments appealed himself to recordings of classes, field diaries and questionnaires during the implementation for further analysis. In this sense, the study on the screen, establishing itself from the analysis of the collected data, noting that the interactive relationships triggered school environment through didactic proposal starting from a unique genre in the classroom as the parable leads to a teaching of fruitful and contextualized mother tongue, as can be seen from the results. In terms of theme, style and compositional construction perceives at the end of work, even before some imponderables arising during the implementation of the research, the results were positive.
Data da defesa: 2016
Cdigo: vtls000226400
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO CD.pdf
Tamanho: 3852 Kb (3944793 bytes)
Criado: 26-07-2017 18:21
Atualizado: 26-07-2017 18:25
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