Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino mdio
Autor(es): Caroline Adriana Mendes Burach
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Leitura discursiva. Materialidades audiovisuais. Proposta multimensional-discursiva. Ensino mdio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Discourse reading. Audiovisual materialities. Multidimensional-discursive proposal for third year of high school. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo [Orientador] - UEM
Roselene de Ftima Coito - UEM
Claudete Moreno Ghiraldelo - ITA-UNITAU
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura discursiva, voltada para o 3 ano do Ensino Mdio, com base em duas materialidades flmicas, a saber: o curta-metragem Vida Maria e o documentrio Severinas, luz dos conceitos proposto por Michel Pcheux (1988) e por Orlandi (1982), pesquisadora que d seguimento e apresenta novos olhares Anlise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana, doravante AD. Vale destacar que a AD considera como discurso os efeitos de sentidos produzidos na relao entre os sujeitos. No se trata de uma relao de sujeitos empricos, mas de posies scio-ideolgicas construdas nos movimentos da histria. Em termos de momentos do meu percurso de pesquisa, numa primeira etapa, empreendo uma anlise prvia leitura acerca das materialidades visuais escolhidas para compor nossa proposta de leitura voltada para o Ensino Mdio (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998), na tentativa de trabalhar com as possibilidades de leitura do material e de formular atividades nas quais pudesse trabalhar a imbricao verbal e visual constitutiva do material selecionado. Minha proposta discursiva de leitura de vdeos (um curta e um documentrio), voltada para um Ensino mdio, constitui-se em prticas de leitura de imagens recortadas das materialidades flmicas selecionadas para estudo a partir das quais trabalhamos "possibilidades de leitura" ante interpretaes possveis, contemplando, tambm, os movimentos de deslizamentos de sentidos. Nas atividades formuladas, busquei dar visibilidade opacidade do dizer/imagem com base na construo de parfrases plausveis a partir de recortes de cenas capturadas das materialidades flmicas, o que possibilitou relativizar a evidncia de um sentido nico e transparente e dar escuta s derivas possveis. De modo preliminar, o investimento em conceitos da AD e na proposta multidimensional-discursiva de Serrani (2005) me permitiu uma ancoragem analtica na qual as atividades de leitura produziram deslocamentos em relao a uma viso de lngua tomada como um mero instrumento de comunicao. Meu esforo foi o de justamente produzir prticas e gestos de leitura em que a opacidade e a contradio da imagem fossem vistas como aspectos produtivos e instigantes, pensando possveis encaminhamentos ao professor de lnguas.

Abstract: This work has the objective to present a discursive read proposal, intended for the 3rd year of high school, based on two cinematic materialities: the short movie Vida Maria and the documentary Severinas grounded in the concepts proposed by Michel Pcheux (1988) and Orlandi (1982). The researcher that gives continuity and present new prospects to the Pecheux Discourse Analysis on the French line research from now on. The Discourse Analysis takes as discourse the effects in a sense created by the relation between individuals. This relation is not just a relation among empiric individuals, but socio-ideological positions build on the historical movements. In circumstances of moments of my research trajectory, firstly undertaking previous analyses to the readout about the choice visual materialities to compose our reading proposal intended for the 3rd year of high school (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998). Attempting to work with the read possibilities and to formulate activities in which to work the verbal and visual imbrication constitutive of the selected material of the selected material. My reading proposal of video (a short movie and a documentary), is a guidance to high school teachers. Consisting of reading practical of images from the selected cinematic materialities. To study from the which one work the "reading possibilities" given possible interpretations, including as well the movements of the sliding of sense. The formulated activities are planned to give consequences to the opacity of say/image. Based on the construction of likely paraphrases from the scenes records captured from the cinematic materialities. Giving the possibility to relativize the evidence of a unique and gauzy sense, listening to the possible movements. First of all the investment in the Discourse Analysis concepts and the multidimensional-discursive proposal of Serrani (2005) allowed me an analytical anchoring. Where the activities of reading here proposed will promote changes regarding the way to see the language as a mere communication instrument. All afford made aims to create practices and actions of reading where the opacity and contradiction of image became more productive and significant aspects, thinking in possibles of referrals to the language teacher.
Data da defesa: 28/03/2017
Cdigo: vtls000226417
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Caroline Burach DISSERTAO - final.pdf
Tamanho: 2550 Kb (2611428 bytes)
Criado: 31-07-2017 17:32
Atualizado: 31-07-2017 17:39
Visitas: 186
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.