Resumo: Este trabalho analisa a temática da caracterização da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a partir da experiência no município de Nova Esperança/PR, na perspectiva dos secretários municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, do período de 2013 a 2016. Sendo assim, parte-se do pressuposto que a Segurança Alimentar e Nutricional se realiza de forma distinta nos municípios, segundo as especificidades dos mesmos, as quais são: modelo de gestão, nível de importância na agenda dos secretários municipais, movimentos sociais, indicadores de pobreza e a característica da produção de alimentos. A pesquisa traz elementos macros e micros pertinentes às causas e pseudocausas sobre a existência da fome e os recursos utilizados historicamente para combatê-la que foram assumidos pelo Estado frente ao desenvolvimento de ações de segurança alimentar no Brasil e no município de Nova Esperança, localizado na região noroeste do estado do Paraná. Este trabalho é qualitativo, de cunho exploratório, e utilizou como corpus, para a coleta de dados, a entrevista com roteiro semiestruturado junto aos secretários municipais das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social do município de Nova Esperança. A escolha metodológica deu-se pela percepção que a Segurança Alimentar e Nutricional é intrinsecamente intersetorial e o estudo de caso realizado aponta para o fato que as secretarias de atuação dos interlocutores são as principais promotoras dos programas de segurança alimentar no referido município analisado. A análise conclui que o entendimento sobre o conceito de segurança alimentar e nutricional está se consolidando e, paulatinamente, dedica-se não apenas em garantir quantidades de alimentos e nutrientes necessários à superação da fome, mas, também, em garantir a qualidade desses alimentos. Logo, percebeu-se que há um hiato no que se refere à intersetorialidade, e que as principais dificuldades apontadas em nível local pelos sujeitos da pesquisa na implantação dos programas de SAN foram à burocracia, a frágil estrutura física e de recursos humanos exclusivos para a SAN e o comprometimento entre todos os setores.
Abstract: This work analyzes the characterization of the public policy of Food and Nutrition Security (SAN), based on experience in the municipality of Nova Esperança / PR, from the perspective of the municipal secretaries of Social Assistance, Education and Health, from 2013 to 2016. Therefore, it is assumed that Food and Nutrition Security is carried out in a different way in the municipalities, according to their specificities, which are: management model, level of importance in the list of duties of municipal secretaries, social movements, indicators of poverty and the characteristic of food production. The research brings the pertinent elements the causes and pseudo-causes on the existence of hunger and the resources historically used to combat it that were assumed by the State in the development of food security actions in Brazil and in the municipality of Nova Esperança, located in the Northwest of the state of Paraná. This work is qualitative, exploratory, and used as corpus, for data analysis, the interview with a semi structured script with the municipal secretaries of the policies of Health, Education and Social Assistance of the municipality of Nova Esperança. The methodological choice was due to the perception that the Food and Nutrition Security is intrinsically intersectional and the study points out that the secretaries of action of the interlocutors are the main promoters of the food security programs in the analyzed municipality. The analysis concludes that the understanding of the concept of food and nutritional security is consolidating and is dedicated not only to ensuring the quantity of food and nutrients needed to overcome hunger, but also to guarantee the quality of these foods. Therefore, it was noticed that there is a gap with respect to intersectoriality, and that the main difficulties pointed out at the local level by the subjects of the research in the implantation of SAN programs were bureaucracy, the fragile physical structure and exclusive human resources for the SAN and the commitment among all sectors. |