Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A abordagem do tema "origem da vida" em livros didticos de cincias do Brasil e de Portugal
Autor(es): Mara Luana Santos Souza
Palavras-chave [PT]:

Educao cientfica, Ensino de cincias, Manual escolar. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Scientific education. Science teaching. School handbook. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior [Orientador] - UEM
Graa Simes de Carvalho - UMINHO
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: Considerando a diversidade de explicaes de natureza cientfica, filosfica e religiosa envolvida na abordagem do tema Origem da Vida, controverso e desafiador tema de pesquisa e objeto de ensino, assim, como o nmero reduzido de investigaes acadmicas brasileiras a respeito da abordagem desse tema no Ensino de Cincias para o Ensino Fundamental, o objetivo da presente pesquisa foi analisar como o tema Origem da Vida abordado nas colees mais adotadas de Livros Didticos do Brasil e de Portugal do componente curricular de Cincias para o 6, 7, 8 e 9 ano de ensino. Nesta pesquisa qualitativa, empregou-se para a sistematizao, codificao e categorizao dos dados a Anlise de Contedo de Bardin (1977). Tambm se fez uso dos aportes tericos da Teoria da Transposio Didtica de Yves Chevallard (1989) e dos referencias histricos, filosficos e tericos de reas especficas da Cincia utilizadas no levantamento bibliogrfico sobre o tema. Os resultados encontrados mostram que a abordagem do tema no se restringe apenas ao ano de ensino sugerido pelos documentos oficiais da educao de ambos os pases e tambm no preconiza apenas as explicaes cientficas mais aceitas na atualidade pela comunidade cientfica. No entanto, a variedade e o modo como as explicaes so abordadas nos livros do Brasil e de Portugal divergem, sugerindo diferentes relaes dos dois pases com as fontes de referncia cientficas nas quais residem os conhecimentos do currculo. Observou-se tambm para ambos pases a descontextualizao, a reduo dos experimentos e suas hipteses abordadas com os seus contextos de produo, alm de isolamentos do tema com conceitos intimamente relacionados, preocupando sobre o impacto dos mesmos no ensino-aprendizagem do tema, se considerarmos que os Livros Didticos de Cincias so, alm de fonte de planejamento de aulas, apoio s atividades de ensino-aprendizagem e at, fonte de estudos para professores e alunos. A presente pesquisa contribui com reflexes sobre o Ensino de Cincias e indica a necessidade de mais investigaes sobre o ensino do tema Origem da Vida.

Abstract: Considering the diversity of scientific, philosophical and religious explanations involved in the approach to the theme Origin of Life, a controversial and challenging subject of research and object of teaching, as well as the reduced number of Brazilian academic investigations regarding the approach of this theme in Teaching The aim of the present research was to analyze how the theme Origin of Life is approached in the most adopted collections of Didactic Books of Brazil and Portugal of the curricular component of Sciences for the 6th, 7th, 8th and 9th year of teaching. In this qualitative research, the Content Analysis of Bardin (1977) was used for the systematization, codification and categorization of the data. Also made use of the theoretical contributions of Yves Chevallard's Theory of Transposition Didactics (1989) and the historical, philosophical and theoretical references of specific areas of Science used in the bibliographic survey on the subject. The results show that the approach of the subject is not restricted only to the year of teaching suggested by the official documents of the education of both countries and also does not recommend only the scientific explanations more accepted at the present time by the scientific community. However, the variety and manner in which the explanations are approached in the books of Brazil and Portugal differ, suggesting different relations of the two countries with the scientific reference sources in which the knowledge of the curriculum resides. It was also observed for both countries the decontextualization and reduction of the experiments and hypotheses approached with their production contexts, besides the isolation of the theme with closely related concepts, worrying about their impact in the teaching-learning of the subject, considering that the Science Didactic Books are, besides a source of lesson planning, support for teaching-learning activities and, even, a source of studies for teachers and students. The present research contributed with reflections on the Teaching of Sciences and indicates the need for more investigations on the teaching of the theme Origin of Life.
Data da defesa: 25/04/2017
Cdigo: vtls000226598
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior
Co-Orientador: Prof. Dr. Flvia Elo Maricato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao final - ENCADERNAR.pdf
Tamanho: 4984 Kb (5103876 bytes)
Criado: 08-11-2017 19:34
Atualizado: 08-11-2017 19:37
Visitas: 265
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.