Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Entre fotografias, relatos e memrias : um estudo sobre as trajetrias e as narrativas produzidas pelas juventudes presentes (silenciadas) no ensino mdio
Ttulo [EN]: Among photographs, stories and memories: a study of the trajectories and the narratives produced by the youths present (silenced) in high school
Autor(es): Eliane Cristina Godoy
Palavras-chave [PT]:

Juventude e tecnologia. Antropologia. Fotografia. Tecnologias informacionais e comunicacionais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Photography. Youth. Information and communication technologies. Brazil.
rea de concentrao: Cultura e Sociedade
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Zuleika de Paula Bueno (Orientador) - UEM
Fagner Carniel - UEM
Alexandre Barbosa Pereira - UNIFESP
Resumo:
Resumo: A presente dissertao tem como objetivo geral descrever e analisar as prticas culturais observadas entre os jovens de um colgio pblico da cidade de Paiandu - Pr, a fim de compreender as relaes sociais e seus significados a partir da educao sistematizada. Esta experincia etnogrfica foi guiada pelas memrias e pelas experincias cotidianas dos jovens de uma escola, e tanto a coleta de informaes quanto anlise destas ocorreram de forma descontnua e fragmentada. Isto aconteceu devido aos mtodos adotados e prpria organizao do campo. A tarefa de conhecer as realidades juvenis foi mediada pelo emprego das imagens fotogrficas, que so consideradas narrativas autnomas, capazes de produzir um elo entre a pesquisadora e a populao observada. Por meio das fotografias foi possvel rememorar, descobrir, refletir e reconstruir o mundo nativo. Alm das narrativas visuais, empregamos concomitantemente as narrativas orais e escritas, que emergiram de uma "Participao observante", em que o ser professora misturou-se ao ser pesquisadora. Neste processo intenso de imerso e reflexo, as metodologias empregadas no ensino de sociologia acabaram tornando-se metodologias de pesquisa. Esta incurso etnogrfica evidenciou o aparecimento dos novos processos comunicativos na constituio dos jovens: as suas formas de ser, de narrar e de aprender que so construdas pela mediao das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais (TICs) - processo que no contexto escolar ficou evidente pelo elo entre os jovens e o celular, objeto marcado pela ambiguidade entre a materialidade e a imaterialidade.

Abstract: The present dissertation has as main objective describe and analyze the cultural practices observed among young people of a public school in the city of Paiandu - Pr, in order to understand the social relations and their meanings from systematized education. This ethnographic experience was guided by the memories and the daily experiences of the young people of a school, and both the search of information and the analysis of these, occurred in a discontinuous and fragmented way. This happened because of the methods adopted and to the organization of the research field itself. The assignment of knowing the juvenile realities was mediated by the use of photographic images, which are considered autonomous narratives, capable of producing a link between the researcher and the observed population. Through the photographs it was possible to recall, discover, reflect and reconstruct the native world. Besides that the visual narratives, we simultaneously use oral and written narratives that emerged from an "Observant Participation", in which being a teacher was mixed up as being a researcher. In this intense process of immersion and reflection, the methodologies used in sociology teaching ended up becoming research methodologies. This ethnographic incursion evidenced the emergence of the new communicative processes in the constitution of young people: their forms of being, narrating and learning that are constructed through the mediation of Information and Communication Technologies (ICTs) - a process that in the school context was evidenced by the link between The young and the cell phone, an object marked by the ambiguity between materiality and immateriality.
Data da defesa: 24/05/2017
Cdigo: vtls000226814
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Zuleika de Paula Bueno
Instituio: Universidade Estadual de Maringa . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais
Nvel: Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao verso final catalogao biblioteca e ficha de defesa 26 de junho 2017.pdf
Tamanho: 7943 Kb (8133617 bytes)
Criado: 09-11-2017 16:57
Atualizado: 09-11-2017 17:03
Visitas: 293
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.