Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Letramento literrio : uma perspectiva de humanizao da literatura no espao prisional
Autor(es): Gislaine Valria Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Leitura e letramento literrio. Ensino. Teoria da linguagem. Sequncia expandida. Polifonia. Certos amigos. Brasil.
rea de concentrao: Literatura e Letramento Literrio
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Carmen Rodrigues de Lima [Orientador] - UEM
Alba Krishna Topan Feldman - UEM
Liliam Cristina Marins - UEM
Resumo:
Resumo: No contexto dos estudos literrios, o objetivo dessa pesquisa desenvolver uma sugesto de interveno pedaggica que promova o desenvolvimento do letramento literrio de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental II. Essa interveno, de cunho qualitativo, volta, em especial, seu olhar para alunos, em privao de liberdade, integrantes do Centro Estadual de Educao Bsica de Jovens e Adultos, Professora Tomires Moreira de Carvalho ? EFM, que funciona no interior da Penitenciria Estadual de Maring (PEM), mais precisamente, na Unidade Prisional Casa de Custdia de Maring (CCM), espao em que se realiza o projeto de Remio da Pena. Atravs da leitura de obras literrias, esse projeto prev a reduo da pena para os alunos/detentos que participam dele. Inserida nessa perspectiva, nossa pesquisa busca, alm da leitura das obras, um maior aprofundamento de questes voltadas para a construo da narrativa que, na maioria das vezes, dificulta a compreenso da obra como um todo como, por exemplo, os enunciados polifnicos que passam despercebidos e apenas um olhar mais atento pode mostrar como a apreenso dos seus significados ajuda na construo do sentido do texto. O conto que serviu de corpus para essa pesquisa intitula-se Certos Amigos, do livro Cenas Urbanas, de Jlio Emlio Brz. luz das pesquisas fundamentadas no sociointeracionismo do discurso, de Bakhtin (1986; 1997); nas discusses sobre a importncia da literatura, de Cndido (1988; 2002), de Jouve (2012) e, de Compagnon (2009); no embasamento terico sobre a leitura e o letramento, de Geraldi (1997), Brando e Micheletti (1997), Rojo (2009) e Kleiman (2005) e no letramento literrio, de Cosson (2014), desenvolvemos nosso trabalho. A anlise do conto e a observao dos enunciados polifnicos consideraram os pilares bakhtinianos dos gneros do discurso (1992): construo composicional, estilo e contedo temtico como elementos fundamentais na discusso. Essa etapa foi fundamental para a elaborao do material didtico que foi pautada nas estratgias de Cosson (2014), denominada Sequncia Expandida, proposta de atividades pedaggicas que proporcionam uma maior interao entre professores e alunos e visam ao trabalho coletivo e compartilhado. O interesse por esse trabalho se justifica, por um lado, pelo fato de que a leitura de contos pode fomentar ainda mais o interesse dos alunos pela leitura literria e, por outro, a apresentao de estratgias para o desenvolvimento da leitura e do letramento literrio pode ajudar os alunos a compreenderem melhor o texto. Alm disso, o resultado dos estudos realizados atendem as expectativas de professores de Lngua Portuguesa, neste caso, educadores que atuam, no Sistema Penitencirio, com o Projeto de Remio pela Leitura, em busca de direcionamentos que contribuam ao letramento literrio, o prazer da leitura e de metodologias dinmicas que atendam Jovens e Adultos que esto em privao de liberdade. Esta proposta oferece aos educandos subsdios para que se firmem como sujeitos leitores, aprendendo a refletir de modo crtico, a agir com responsabilidade de modo individual ou coletivo, visto que a educao, a cultura e a literatura um direito de todos.

Rsum: Dans le contexte des tudes littraires, l?objectif de cette recherche est de suggrer une intervention pdagogique qui promeuve le dveloppement de la littratie littraire d?lves de la troisime, du quatrime cycle. Cette intervention, de type qualitatif, se penche, de manire spciale, sur des lves en privation de libert faisant partie du Centre de l?tat d?ducation de Base de Jeunes et d?Adultes Professora Tomires Moreira de Carvalho - EFM, dans les dpendances de la Prison de l?tat de Maring (PEM), plus prcisment dans l?Unit de Prison Maison de Garde de Maring (CCM), espace dans lequel se droule le Projet de Libration de Peine. Par le biais de la lecture des ouvrages littraires, ce projet prvoit la rduction de la peine des lves/dtenus qui y participent. Dans cette perspective, notre tude cherche, au-del de la lecture de ces ouvrages, un approfondissement concernant les questions de la construction du rcit qui, dans la plupart du temps, rend difficile la comprhension de l?ouvrage, comme par exemple, les noncs polyphoniques qui passent inaperus, car rien qu?un regard plus attentif peut montrer comment l?apprhension de leurs significations aide dans la construction du sens du texte. Le conte servant de corpus cette recherche est titr Certos Amigos, du bouquin Cenas Urbanas, de Jlio Emlio Brz. la lumire des recherche bases sur le discours socio-interactionniste de Bakhtine (1986; 1997); sur les discussions de Cndido (1988, 2002), de Jouve (2012) et de Compagnon (2009) propos de l?importance de la littrature, sur la thorie concernant la lecture et la littratie, de Geraldi (1997), de Brando et de Micheletti (1997), de Rojo (2009) et de Kleiman (2005) et sur la littratie littraire de Cosson (2014), nous dveloppons notre travail. L?analyse du conte et l?observation des enoncs polyphoniques se sont ancres aux mthodes bakhtiniennes des genres du discours (1992): la construction/forme compositionnelle, le style et le contenu thmatique en tant qu?lments fondamentaux dans la discussion. Cette tape de la recherche a t fondamentale pour l?laboration du matriel didactique: une squence agrandie, base sur des stratgies suggres par Cosson (2014). notre avis, la proposition d?activits prsente offre aux professeurs et aux lves une intraction plus grande, c?est--dire, celle qui envisage le travail colectif et partag. L?intrt envers ce travail se justifie, d?un ct, du fait que la lecture de contes peut susciter encore plus l?intrt pour la lecture littraire chez les lves et, d?un autre ct, la prsentation de stratgies pour le dveloppement de la lecture et de la littratie littraire peuvent les aider comprendre le texte. De plus, le rsultat des tudes ralises rpondent aux attentes des professeurs de Langue Portugaise, dans ce cas, les enseignants qui mettent en oeuvre, dans le Systme Pnitentiaire, Le Projet de Libration par la Lecture, la recherche de nouveaux ciblages pouvant contribuer au plaisir de la lecture, la littratie littraire et la mise en oeuvre de mthodologies dynamiques en tenant compte des Jeunes et des Adultes en tat de privation de libert. Cette proposition offre aux lves des moyens pour qu?ils deviennent des sujets lecteurs en faisant place la rflexion critique, l?action responsable individuelle mais aussi colective, puisque l?ducation, la culture et la littrature est un droit pour tous .
Data da defesa: 2017
Cdigo: vtls000226826
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carmen Rodrigues de Lima
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Texto para Defesa correo 3 (definitivo) 23-08.pdf
Tamanho: 2691 Kb (2755816 bytes)
Criado: 10-11-2017 16:31
Atualizado: 10-11-2017 17:30
Visitas: 260
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.