Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A contribuio de aulas prticas apoiadas na aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem de biologia
Ttulo [EN]: The contribution of practical classes supported in collaborative learning for the teaching-learning process of biology
Autor(es): Gisele Aparecida Fidelis
Palavras-chave [PT]:

Biologia. Ensino e aprendizagem. Biologia. Aulas prticas. Aprendizagem colaborativa. Ensino de Biologia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Biology teaching. Practical classes. Collaborative Learning. Teaching and learning. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Dulcinia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Shalimar Calegari Zanatta - UNESPAR
Michel Corci Batista - UTFPR
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: A preocupao dos professores com a efetividade do ensino de Biologia perpassa pela ampla gama de contedos presentes no currculo, aliada dificuldade em sistematiz-los, principalmente pelas condies de trabalho. papel do professor elaborar o plano de trabalho docente de acordo com a sua realidade escolar e elencar estratgias de ensino que possibilitem a aprendizagem. Nesse contexto, a aula prtica uma modalidade didtica que permite maior interao entre os alunos, e conforme a Teoria Sociocultural de Vygotsky, a interao permite a troca de conhecimentos e a consequente aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi investigar se as aulas prticas apoiadas na Aprendizagem Colaborativa podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de temas da disciplina de Biologia. A presente investigao adotou a metodologia qualitativa e os pressupostos tericos da Aprendizagem Colaborativa. Os instrumentos para a constituio dos dados foram entrevista semiestruturada, questionrios, observao e aplicao de uma unidade didtica segundo as etapas da Aprendizagem Colaborativa e adaptadas para este estudo. A interveno ocorreu em um colgio na cidade de Maring, PR, com 38 alunos da 2 srie do Ensino Mdio e a respectiva professora de Biologia, totalizando 39 participantes. Os dados foram tratados pelo mtodo de Anlise de Contedo e as categorias de anlise definidas conforme as investigaes realizadas. Para a percepo docente, elencaram-se as categorias condies de trabalho e estratgias de ensino; para a percepo discente, importncia das aulas prticas, contedos abordados e estratgias de ensino; e para a interveno didtica utilizando as etapas da Aprendizagem Colaborativa, as categorias: participao dos alunos, interao e contribuio para o ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos apontam que a percepo docente evidenciou as dificuldades enfrentadas na atualidade, dentre as quais a baixa carga horria da disciplina, a falta de um tcnico de laboratrio de Cincias e Biologia e a precria infraestrutura escolar. Na investigao da percepo discente, os dados obtidos revelam que os alunos reconhecem a importncia das aulas prticas para o aprendizado e que atividades diferenciadas despertam o interesse pelo aprendizado. Ao longo da interveno didtica podese perceber a ampla participao dos alunos frente mediao da pesquisadora. Esta pesquisa proporcionou a interao aluno-aluno e professor-aluno e contribuiu para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem de Biologia.

Abstract: The teachers' concern with the effectiveness of Biology teaching is permeated by the wide range of contents present in the curriculum, together with the difficulty in systematizing them mainly by the working conditions. It is the role of the teacher to elaborate the teaching work plan according to your school reality and to establish teaching strategies that allow learning. In this context, the practical class is a didactic modality that allows greater interaction between the students and according to Vygotsky's Sociocultural Theory, the interaction allows the exchange of knowledge and the consequent learning. The objective of this research was to investigate if the practical classes supported in Collaborative Learning can contribute to the teaching-learning process of Biology subjects. The present research adopted the qualitative methodology and the theoretical assumptions of Collaborative Learning. The instruments for the constitution of the data were semi-structured interviews, questionnaires, observation and application of a didactic unit according to the stages of Collaborative Learning and adapted for this study. The intervention took place in a school in the city of Maring, PR, with 38 high school students and the respective biology teacher totaling 39 participants. The data were treated by the Content Analysis method and the categories of analysis defined according to the investigations carried out. For the teacher perception, the categories were listed working conditions and teaching strategies; for student perception, the importance of practical classes, content addressed and teaching strategies; and for the didactic intervention using the stages of Collaborative Learning, the categories: student participation, interaction and contribution to teaching-learning. The results show that the teacher's perception evidenced the difficulties faced in the present time, among them the low hours of the discipline, the lack of a laboratory technician of Sciences and Biology and the precarious school infrastructure. In the investigation of student perception, the data obtained reveal that students recognize the importance of practical classes for learning and that differentiated activities arouse interest in learning. Throughout the didactic intervention it is possible to perceive the wide participation of the students in front of the mediation of the researcher. This research provided the studentstudent and teacher-student interaction and contributed to the effectiveness of the teachinglearning process of Biology.
Data da defesa: 24/04/2017
Cdigo: vtls000226831
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Dulcinia Ester Pagani Gianotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE IMPRESSAO - GISELE.pdf
Tamanho: 4451 Kb (4558070 bytes)
Criado: 10-11-2017 19:44
Atualizado: 10-11-2017 20:04
Visitas: 237
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.