Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A prtica docente na educao a distncia : uma anlise segundo a natureza do conhecimento cientfico
Autor(es): Joo Debastiani Neto
Palavras-chave [PT]:

Epistemologia gentica. Natureza do conhecimento cientfico. Educao a distncia. Prtica docente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Genetic epistemology. Nature of scientific knowledge. Distance learning. Teaching practices. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Siderly do Carmo Dahle de Almeida - UNINTER
Marcelo Carbone Carneiro - UNESP
Llian Akemi Kato - UEM
Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM
Resumo:
Resumo: Em suas obras relacionadas construo do conhecimento cientfico, Piaget defende que o conhecimento possui trs diferentes naturezas, cujas particularidades podem ser observadas segundo a interao existente entre o sujeito e o objeto. O conhecimento lgico-matemtico aquele que no se encontra no objeto, mas o que se apoia nos objetos, originado assim, na coordenao das aes do sujeito; j o conhecimento fsico o que permite conhecer as propriedades fsicas dos objetos, tais como cores e tamanho; e o conhecimento social se refere ao aspecto convencional ou subjetivo de um determinado fenmeno. Ao considerar as especificidades da natureza do conhecimento em uma vertente pedaggica, se observam alguns equvocos, no que se refere maneira como so abordados os contedos de disciplinas distintas. Segundo pressupostos da Epistemologia Gentica, cada disciplina deve contemplar as particularidades do conhecimento de sua rea, no importando prticas de campos distintos. No faz sentido trabalhar disciplinas como a Biologia e a Matemtica de maneiras anlogas, pois a primeira delas necessita de uma parte prtica eficiente e a segunda no pode ser apresentada somente com contextualizaes, sem seu raciocnio lgico-dedutivo. No entanto, quando se considera a modalidade de Educao a Distncia (EaD), um novo ambiente de ensino e de aprendizagem criado, ocasionando modificaes nas interaes didticas, principalmente no que se refere s distncias espao-temporais entre alunos e professores. Em decorrncia das particularidades dessa modalidade de educao, se pressupe que ocorram mudanas tanto no que se refere prtica docente, quanto na maneira como os contedos so apresentados, se tomados o ensino presencial como referncia. Todavia, essas mudanas de natureza prtica influenciam na maneira como os contedos so abordados pelos docentes? Dito de outra forma, os professores que atuam na EaD consideram as diferentes naturezas do conhecimento para prepararem suas aulas? Ou realizam prticas similares s do Ensino Presencial? E ainda mais, as mudanas na prtica do professor ao atuar na EaD interferem em sua atuao no Ensino Presencial? Com interrogaes dessa magnitude, a presente tese foi estruturada, tendo por objetivo identificar, por meio de anlises de videoaulas, webconferncias, materiais didticos e entrevistas semiestruturadas, se os docentes consideram as diferentes naturezas do conhecimento quando ministram aulas nesta modalidade de ensino. Em funo de este objetivo estar intimamente ligado anlise dos contedos das videoaulas dos professores, do material didtico disponibilizados nas disciplinas na modalidade EaD e de entrevistas que foram realizadas com os mesmos, foi adotado como procedimento metodolgico a Anlise de Contedo (AC) de Bardin (1977). Foi possvel compreender com esta tese que, enquanto os professores de Fsica no apresentarem prticas docentes que levem em considerao a natureza do conhecimento de sua rea cientfica, os docentes de Biologia as realizam considerando em partes a natureza epistemolgica do conhecimento desta rea. Em oposio aos docentes da Fsica, h os professores de Histria, uma vez que so os que mais se aproximam no que tange considerar a natureza epistemolgica de sua rea ao ministrarem suas disciplinas.

Abstract: The author Piaget in his study of the construction of scientific knowledge advocate that the knowledge has a three distinct natures, of that the particularities can be observed of the according of the interaction that have in the bloke and the thing. The mathematical-logic knowledge is that on do not find the thing but that on is supported in the things originating thereby in the coordination of the actions of the bloke; Now the physical knowledge that wich is allows cognize the physical particularities of the things, such as colors and proportion; and the social knowledge refers about the convection aspect or subjects of the a certain phenomenon. In consider the specificities of the kind of knowledge in the pedagogic hillside can be observes any misconception wich is a manner of the approached the purport of the distinct theme. The according of any assumptions of the Genetic Epistemology each theme should contemplate the particularities of the knowledge in its area; do not care of the rules of the different fields. Have not any sense teach themes like the Biologic ants Math of the analogous manners, because the first of them need of the useful portion practical, and the second do not can be show solely with contextualization without the logic-deductive arguments. However when consider the distance learning, the new entourage of the teaching-learning is created, bring on reforms in the didactics interactions, primarily regarding at breadths-temporal ranges amongst students and teachers. As a result of the particularities of this type of training, if it presupposes that happens variances both a regards of the instructor experience how much in the way as the purport is introduce, if the in person teach be reference. Still, are these changes of the kind practice influence in the manner of the purport being approached of the teacher? In other words, the teachers who act in distance learning regard the different kind of the knowledge for the ready their classes? Or do they create similar approach with the traditional tuition? And even more, do the changes in the teacher's practice when acting in the distance education intervene in his / her performance in traditional tuition? With inquiries of this mass this thesis was organize, objectifying recognize by means of video lessons, web conferences, courseware and semi-structured interviews analysis, if the teachers consider the different kinds of knowledge when instruct their students in this kind of education. Therefore of this goal be closely connected with the analyses of the purport of video lessons of teachers, of courseware available in the theme in the modality distance learning and the interviews that be performed with the same professionals, it was adopted of methodological procedure the method of Content Analysis based in Bardin (1977). It was possible to understand with this thesis that whilst the physics teachers do not show teaching practices that take in consideration the kind of the knowledge of their scientific area, the teachers of Biology do it considering in parts the epistemological being of the knowledge of this area. In opposition of the physics teacher there are the teachers of History, once they are the ones who come closest to considering the epistemological quality of their area when they minister the subjects .
Data da defesa: 4/08/2017
Cdigo: vtls000226854
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr.Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese Joo Debastiani Neto - FINAL - folha de rosto assinada.pdf
Tamanho: 4097 Kb (4194862 bytes)
Criado: 13-11-2017 16:58
Atualizado: 13-11-2017 17:06
Visitas: 815
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.