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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Filosofia > Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Ttulo [PT]: A primazia da vontade sobre a razo em schopenhauer
Autor(es): Fernando Vincius Mendes Pereira
Palavras-chave [PT]:

Filosofia alem. Filosofia contempornea. Vontade (Filosofia). Razo (Filosofia). Razo pura. Mundo. Representao. Filosofia. Primazia. Schopenhauer, Arthur. Metafsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Primacy. Will. Reason. Schopenhauer, Arthur. World. Representation. Brazil.
Titulao: Mestre em Filosofia
Banca:
Wilson Antonio Frezzatti Jnior [Orientador] - UEM
Eduardo Ribeiro da Fonseca - PUC/PR
Paulo Ricardo Martines - PGF/UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo de nossa dissertao o de mostrar na filosofia de Schopenhauer que existe o predomnio da Vontade sobre as atividades intelectuais, e que, desse modo, vemos a Razo ficando em um segundo plano, sendo um dos meios contingentes de sobrevivncia da espcie. Escolhemos trabalhar, assim, principalmente, com trs obras da Schopenhauer. Iniciaremos nossa investigao com uma anlise do texto Crtica da filosofia Kantiana de 1819, tal texto um apndice do primeiro livro de O mundo como vontade e representao; em seguida, teremos como principal fonte o Segundo Livro de O mundo como Vontade e Representao, tambm de 1819; e por fim, trabalharemos com o texto intitulado de Sobre a Vontade na Natureza, de 1836. Com a Crtica da filosofia Kantiana, mostraremos que Schopenhauer aceita na filosofia de Kant a separao entre o fenmeno e a coisa em si estabelecendo assim um limite para o conhecimento. Por outro lado, a Crtica demonstra toda a fragilidade da Razo kantiana, tornando uma metafsica no sentido mais tradicional impossvel. Por conseguinte, Schopenhauer prope, ento, a busca de uma metafsica tambm no solo da experincia, no solo da intuio emprica, atravs de um ponto certo, j mencionado anteriormente. Esse ponto certo, como veremos, o prprio corpo. O corpo assume aqui o papel de mediador, ele a forma que podemos conectar o conhecimento da experincia externa com o conhecimento da experincia interna. ento por essa via do corpo que Schopenhauer anunciar a Vontade como essncia metafsica. A anlise do conceito de Vontade ento nosso prximo passo: onde mostramos que ela o fundamento metafsico de todos os seres, sendo Una, livre e irracional. E sua irracionalidade, ou cegueira, gera o conflito que est presente em todos os fenmenos e a condio da existncia deles. A condio da existncia de todos os fenmenos dessa maneira o tema de nosso ltimo captulo, onde mostraremos como a Razo para Schopenhauer uma mera atividade cerebral: ele separa dessa forma radical o querer e a razo. Colocando o querer como o princpio vital de todos os seres e a Razo como mera funo cerebral. Dessa maneira, Schopenhauer coloca a Razo como uma atividade fisiolgica, sendo a mera vontade de conhecer objetivada. E, desse modo, podemos dizer que o sistema schopenhauriano coloca todos os seres debaixo do mesmo teto: a cobertura da primazia da Vontade.

Abstract: The purpose of our dissertation is to show in Schopenhauer's philosophy that there is a predominance of Will over intellectual activities, and that in this way we see Reason staying in the background, being one of the contingent means of survival of the species. Thus, we chose to work, mainly, with three pieces of work by Schopenhauer. We will begin our investigation with an analysis of the text "Critique of Kantian philosophy" of 1819, such text is an appendix of the first book of The world as Will and Representation; Then we will have as main source the Second Book of "The world as Will and Representation", also of 1819; And finally, we will work with the text entitled On Will in Nature, of 1836. With the "Critique of Kantian philosophy", we will show that Schopenhauer accepts in Kant's philosophy the separation between the phenomenon and the thing itself, thus establishing a limit for knowledge. On the other hand, the Critique demonstrates all the fragility of the Kantian Reason, making a metaphysics in the most traditional sense impossible. Therefore, Schopenhauer proposes, then, the search for a metaphysics also on the ground of experience, on the ground of empirical intuition, through a certain point, already mentioned previously. This one point, as we shall see, is the body itself. The body here assumes the role of mediator, it is the form that we can connect the knowledge of the external experience with the knowledge of the inner experience. It is through the body that Schopenhauer will announce the Will as a metaphysical essence. The analysis of the concept of Will is then our next step: where we show that it is the metaphysical foundation of all beings, being Una, free and irrational. And their irrationality, or blindness, creates the conflict that is present in all phenomena and is the condition of their existence. The condition of the existence of all phenomena is thus, the theme of our last chapter, where we will show how Reason is to Schopenhauer a mere brain activity: he separates, in a radical way, Will and Reason, putting Will as the vital principle of all beings and Reason as mere brain function. In this way, Schopenhauer puts the Reason as a physiological activity, being the mere will to know objectified. Therefore, we can say that the Schopenhaurian system places all beings under the same roof: the roof of the primacy of Will.
Data da defesa: 08/03/2017
Cdigo: vtls000227028
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Wilson Antonio Frezzatti Jnior
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Filosofia)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A primazia da vontadade sobre a razo em Schopenhauer.pdf
Tamanho: 1404 Kb (1437546 bytes)
Criado: 21-11-2017 15:00
Atualizado: 21-11-2017 15:19
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