Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Leitura discursiva em vlogs : uma experincia em sala de aula
Ttulo [EN]: Discursive Reading in vlogs: a classroom experience
Autor(es): Rosiane Cardoso dos Santos Moratto
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Leitura discursiva. Vlog. Anlise de Discurso. Proposta Didtico-Pedaggica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Discursive reading. Vlog. Discourse Analysis. Didactic-Pedagogical Proposal. Brazil.
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Eliana Alves Greco [Orientador] - UEM
Lilian Cristina Buzato Ritter - UEM
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo - UEM
Resumo:
Resumo: A leitura continua sendo assunto de pesquisa cientfica e de propostas didtico-pedaggicas no intuito de melhorar cada vez mais essa atividade, principalmente para a sala de aula do Ensino Fundamental. Mediante essa ponderao, houve a necessidade em contribuir com o espao escolar, produzindo e aplicando uma proposta de trabalho com leitura. Para tanto, utilizaram-se vlogs, que so textos audiovisuais com propriedades em crnicas e sequncias argumentativas/opinativas, publicados na internet e depositados na web, sendo o Youtube o site mais popular. Nesta pesquisa, as produes audiovisuais escolhidas so: A raiva, de Rafinha Bastos; Os maiores brasileiros de todos os tempos No faz sentido!, de Felipe Neto, Filsofa Popozuda Ep. 97, de Leon e Nilce. O escopo bibliogrfico apresenta os seguintes autores: Leffa (1996, 1999), no que se refere s diferentes perspectivas de leitura; Sol (1998), para os encaminhamentos pedaggicos estratgicos de leitura; Pcheux (2014), Brando (1994, 2004, 2009), Orlandi (1993, 2005, 2015) e Mussalim (2001), para direcionar a proposta de leitura ancorada na Anlise de Discurso de linha francesa. A pesquisa se pauta ainda em Bakhtin (1992, 2003), sobre a teoria de gnero discursivo, e em Guimares (2002, 2009, 2013), sobre a teoria da Semntica da Enunciao pela abordagem discursiva. Esta pesquisa-ao foi aplicada numa turma de nono ano do Ensino Fundamental, regular, vespertino, da rede pblica de ensino, numa escola da regio de Maring, no interior do Paran. Objetivou-se fazer os alunos (re) conhecerem o gnero discursivo vlog e l-lo pela perspectiva discursiva, contribuindo, dessa maneira, para a formao de leitura crtica, reflexiva e autnoma. No tangente ao resultado da aplicao, relevante considerar que o trabalho elaborado forneceu subsdios importantes e relevantes, por meio das atividades de leitura propostas para a turma envolvida na pesquisa. Os alunos apresentaram maior reflexo durante o percurso dos exerccios e demonstraram criticidade analtica.

Abstract: Scientific research and didactic-pedagogical proposals continue to be developed in order to improve Reading in classrooms of Elementary School. By this consideration, there was a need to contribute to the school environment by producing and applying a work proposal with reading. For that reason, Vlogs were used. Vlogs are audiovisual texts with properties in chronicles and argumentative / opinionated sequences, published on the internet and deposited on the web, being Youtube the most popular site. In this research, the selected audiovisual productions are: Rafinha Bastos, A raiva; Felipe Neto, Os maiores brasileiros de todos os tempos No faz sentido!, e Leon e Nilce, Filsofa Popozuda Ep. 97. This work contemplates the elaboration, application and analysis of a proposal of pedagogical intervention on reading in the discursive perspective. In the bibliographical scope, Leffa (1996, 1999) is presented, regarding the different perspectives of reading and Sol (1998), through the strategic pedagogical referrals of reading. It is also based on Pcheux (2014), Brando (1994, 2004, 2009), Orlandi (1993, 2005, 2015) and Mussalim (2001) to direct the reading proposal anchored in Discourse Analysis of the French line. It is still based on Bakhtin (1992, 2003), on the discursive theory of gender and Guimares (2002, 2009, 2013) on the theory of Semantics of Enunciation by the discursive approach. This research was applied in a ninth grade class of regular public school teaching at a school in the Maring region, in the interior of Paran. The objective was to make the students (re) know the discursive genre vlog, from the digital sphere and read it by the discursive perspective, contributing, in this way, to the formation of critical, reflexive and autonomous reading. In regard to the application result, it is relevant to consider that the work elaborated provided important and relevant subsidies, through the proposed reading activities for the group involved in the research. The students presented greater reflection during the course of the exercises and demonstrated higher critical analysis which was until then little motivated.
Data da defesa: 23/08/2017
Cdigo: vtls000227270
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Eliana Alves Greco
Anexo: um DVD com vlogs (audiovisuais do Youtube)
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Mestrado Profissional em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Moratto-Rosiane-Dissertao-2017.pdf
Tamanho: 1529 Kb (1565877 bytes)
Criado: 21-11-2017 17:07
Atualizado: 24-11-2017 14:57
Visitas: 216
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.