Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A perspectiva CTS no ensino de cincias : uma investigao na formao inicial de professores
Ttulo [EN]: The STS Perspective in science teaching: an investigation in the initial teacher education
Autor(es): Andressa Barbosa dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Formao docente. Ensino de cincias. Educao cientfica. Cidadania. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Scientific education. Citizenship. Teacher training. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Denise Godoi Ribeiro Sanches - FACIBRA
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior - UEM
Resumo:
Resumo: A educao cientfica acessvel a todos os cidados tem se tornado uma necessidade cada vez mais importante na sociedade contempornea. Os currculos, com nfase CTS, surgem nesse contexto com o objetivo de formar cidados participativos, por meio da construo de conhecimentos, habilidades e valores. Para a incorporao dos elementos CTS nas prticas pedaggicas, necessrio que os valores do professor e suas concepes a respeito da natureza da cincia, da tecnologia e de suas relaes com a sociedade estejam coerentes com os princpios subjacentes ao enfoque CTS. Este trabalho justifica-se pela necessidade da reconstruo dos conceitos que orientam a prtica docente e foi desenvolvido com a participao de acadmicos de licenciatura em Cincias Biolgicas, de uma universidade estadual do Paran. Foram investigadas, por meio de questionrios, as concepes dos acadmicos sobre as relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade e suas possveis inseres no ensino de Cincias. Alm disso, foram analisadas, qualitativamente, propostas de sequncias didticas, sugeridas pelos acadmicos durante o curso proporcionado pela pesquisadora, bem como seus planejamentos elaborados para a regncia, de modo a observar a contemplao de problemticas sociais, conhecimentos tecnolgicos, contextualizaes e atividades reflexivas. Os resultados encontrados demonstraram um entendimento da cincia como estudo de fenmenos naturais e da tecnologia como ferramentas e procedimentos, sendo que essas cincias e tecnologias seriam interdependentes, cujo avano determinado pelos interesses sociais. Ao analisar as sequncias e os planejamentos didticos, foi possvel concluir que os acadmicos indicam problematizaes sociais relacionadas aos conhecimentos especficos, porm, no estruturam um estudo sistematizado dessas problemticas e no as reconhecem como norteadoras da prtica pedaggica. Em suas aulas, os licenciandos fundamentam a maioria de suas discusses no campo conceitual, evidenciando certa dificuldade em promover debates interdisciplinares. As limitaes e os desafios salientados durante a pesquisa ressaltaram a necessidade de processos formativos, que contemplem projetos interdisciplinares e reflexes sobre abordagens de ensino inovadoras. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar as relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade, que acadmicos de licenciatura em Cincias Biolgicas contemplam em sua atividade docente. Alm disso, o desenvolvimento do trabalho proporcionou momentos de reflexes, discusses e questionamentos sobre a abordagem CTS no ensino de Cincias, contribuindo com o processo de formao dos futuros professores de Cincias, envolvidos na pesquisa.

Abstract: The Scientific education, which is accessible to all citizens, has become an increasingly important need in a contemporary society. The curriculums, with an emphasis on STS, emerge in this context with the purpose to form citizens that participates, building knowledge, skills and values. To incorporate STS elements in pedagogical practices, it is necessary that the values and conceptions are according to the teacher's conception regarding science nature, technology and their relations with society are consistent with the principles underlying the STS approach. This research is justified by the need of reconstructing concepts that guide the practice of teaching and has developed with the participation of undergraduate students of the Biological Sciences, from the state university of Paran. An investigation has made through questionnaires, regarding the student's conceptions about their relations between Science, Technology and Society and their possible insertions on teaching Sciences. Besides that, it has been analyzed didactically sequentially proposals, suggested by the academics during the course provided by the researcher, the same as their elaborations for the regency were analyzed, in order to observe the contemplation of social issues, technological knowledge, contextualized and reflective activities. The results found demonstrated a science comprehension as a study of natural phenomena and of technology as tools and procedures, also these sciences and technologies would be interdependent, whose advancement is determined by social interests. When analyzing the sequences and didactic planning, it was possible to conclude that the academics indicate social issues related to a specific knowledge; however, they do not organize a systematic research of these issues and not even recognize them as a pedagogical guiding practice. In their classes, the graduates base most of their discussions into a conceptual field, showing some difficult time to promote interdisciplinary debates. The boundaries and challenges highlighted during the research showed the need of formative processes, which contemplate interdisciplinary projects and thoughts on new way of teaching approaches. Therefore, this work aimed to investigate the relations between Science, Technology and Society, which undergraduate students in Biological Sciences contemplate in their teaching activity. Beyond that, the development of the work provided moments of reflection, discussion and questioning about the STS approaches in science teaching, contributing to the process of training future science teachers involved in research.
Data da defesa: 20/04/2017
Cdigo: vtls000227304
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao verso definitiva.pdf
Tamanho: 1326 Kb (1357688 bytes)
Criado: 04-12-2017 16:32
Atualizado: 04-12-2017 16:38
Visitas: 629
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.