Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Um ensino de equação de 1° grau com uma incógnita via resolução de problemas
Título [EN]: A 1st grade equation teaching with one unknown by way of problem solving
Autor(es): Franciely Fabrícia de Souza Matsuda
Palavras-chave [PT]:

Matemática. Estudo e ensino. Resolução de problemas. Ensino fundamental. Equações de 1° grau. Aprendizagem. Álgebra. Ensino de Matemática. Equações. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching of Mathematics. Troubleshooting. Equations. Algebra. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Marcelo Carlos de Proença [Orientador] - UEM
Luciane de Castro Quintiliano - IFSULDEMINAS
Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM
Resumo:
Resumo: A abordagem de ensino por meio da resolução de problemas tem se mostrado um campo fértil para o desenvolvimento de diversos conteúdos em sala de aula. Em particular, buscamos com este trabalho compreender como o ensino via resolução de problemas pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de equações do 1º grau. Focalizamos nossas investigações no 7º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista que é nesta fase que os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam como conteúdo o ensino de equações do 1° grau. As inquietações que nos motivaram a esta pesquisa surgiram das atividades de regência em turmas de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas quais foi detectada uma lacuna na aprendizagem dos conceitos relacionados à Álgebra. Os participantes dessa pesquisa foram 30 alunos matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada na região norte do Paraná, pertencente ao Núcleo Regional de Maringá - NRE. Abordamos um ensino via resolução de problemas, no qual o problema foi proposto como ponto de partida. A pesquisa se desenvolveu em três etapas visando introduzir a temática equações do 1º grau: (1) o olhar da professora sobre o aluno, (2) o ensino via resolução de problemas, (3) o olhar da pesquisadora sobre o aluno. Os dados foram coletados através do questionário respondido pela professora da disciplina, áudio, resolução dos problemas dos alunos e Notas de Campo respondidas pela pesquisadora durante a implementação do ensino. Ao analisarmos o questionário respondido pela professora da disciplina e as Notas de Campo respondidas pela pesquisadora foi possível inferir que a turma escolhida é bastante participativa, pois os alunos discutem as estratégias e utilizam todo o tempo disponível em função da resolução dos problemas. A motivação também foi uma característica em destaque desta turma, onde os alunos se empenharam em busca do conhecimento. Identificamos na fala dos alunos as suas dificuldades durante a resolução dos problemas, sendo possível inferir que elas se concentram na etapa da representação do problema. Tais dificuldades que permearam a etapa de representação do problema possuíam características como: a natureza do problema, termos matemáticos como triplo e múltiplo e ainda as falsas hipóteses. Inferimos que a dificuldade de interpretação do problema desencadeou uma sequência de erros, levando os alunos a errarem na resolução. De modo geral, apesar das dificuldades enfrentadas pelos alunos, foi possível constatar que eles conseguiram identificar as características de uma equação do 1º grau como o uso de incógnita e do sinal de igualdade. Os alunos também perceberam a importância de se utilizar equação do 1º grau para a resolução de alguns problemas, relacionando essa importância ao tempo gasto para a resolução dos problemas e à facilidade na resolução do mesmo.

Abstract: The approach of teaching through problem solving has proven a fertile field for the development of various content in the classroom. In particular, we seek with this work to understand how teaching by way of problem resolution can contribute to learning contents of equations of the first kind. We focus our investigations in the 7th year of elementary school, considering that it is at this stage that the National curricular parameters point to content teaching 1° degree equations. The concerns that motivated us to this survey conducting activities arose in classes 7, 8 and 9 years of elementary school, in which was found a gap in the learning of concepts related to algebra. The participants of this research were 30 students enrolled in the seventh grade of elementary school, a school located in the northern region of Paraná, belonging to the Núcleo Regional de Maringá-NRE. We approach teaching by way of problem-solving, in which the problem was proposed as a starting point. The research developed in three stages in order to introduce the theme of first degree equations: (1) the teacher about the student, (2) the teaching by way of problem-solving, (3) the researcher about the student. The data were collected through the questionnaire answered by the teacher of the discipline, audio, solving the problems of the students and field notes answered by researcher during the implementation of the teaching. Analyzing the questionnaire answered by the teacher of the discipline and the field notes answered by researcher was unable to infer the class chosen is quite participatory, because students discuss the strategies and use all the time available on the basis of the resolution of the problems. The motivation was also a prominent feature in this class, where students have worked in pursuit of knowledge. We have identified in students ' speech difficulties during the resolution of the problems, being possible to infer that they focus on the representation of the problem. Such difficulties that permeated the stage of problem representation had such features as: the nature of the problem, mathematical terms as triple and multiple and false assumptions. We infer that the difficulty of interpreting the problem unleashed a string of errors, leading the students to make mistakes in the resolution. In General, despite the difficulties faced by students, it was found that they were able to identify the characteristics of an equation of the first kind as the use of unknown and the equal sign. Students also realized the importance of using equation of the first degree for the resolution of some issues, relating this importance to time spent for the resolution of problems and the ease in the resolution of the same.
Data da defesa: 23/02/2017
Código: vtls000227306
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: FRANCIELY FABRÍCIA DE SOUZA MATSUDA - 23-02-2017.pdf
Tamanho: 3150 Kb (3225401 bytes)
Criado: 04-12-2017 15:34
Atualizado: 04-12-2017 16:11
Visitas: 740
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.