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Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Filosofia > Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Ttulo [PT]: A filosofia da cincia de John Dewey e a dicotomia fato/valor : cincia e tica
Autor(es): Natanael David Acevedo
Palavras-chave [PT]:

Cincia. Filosofia. Dicotomia fato/valor. Investigao. Filosofia da cincia. John Dewey. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Philosophy of science. Fact/value dichotomy. John Dewey. Investigation. Situation. Brazil.
Titulao: Mestre em Filosofia
Banca:
Max Rogrio Vicentini [Orientador] - UEM
Ivan Ferreira da Cunha - UFSC
Carlos Eduardo Lopes - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta dissertao investigar a proposta da filosofia da cincia de John Dewey. Particularmente, pretende-se mostrar como a construo de suas teses nesse sentido foi desenvolvida em contraponto dicotomia fato/valor. A filosofia da cincia do comeo do sculo XX muitas vezes postulou que o conhecimento e a pesquisa cientfica deveriam ser reservados ao estudo dos fatos, isto , daquilo que real e verdadeiro acerca do mundo. Nesse procedimento cientfico, o conhecimento e os conceitos valorativos deveriam permanecer apartados do cotidiano investigativo do cientista. Assim, a moral e a tica, junto com outras formas de pesquisa consideradas no mbito dos valores, no seriam capazes de produzir verdades sobre o mundo, apenas conceituaes subjetivas, pertencentes a casos individuais, dos quais conceitos objetivos e aplicveis a todos no seriam possveis. Diante desse quadro, a proposta da dissertao a de investigar quais as concepes na obra deweyana que permitem uma interpretao da filosofia da cincia sem culminar em dicotomias, em especial naquela que separa fatos e valores das atividades levadas a cabo pela cincia. Para tanto, iniciamos com a apresentao do panorama geral que diz respeito dicotomia fato/valor na filosofia da cincia. Primeiro, valemo-nos de textos nos quais Dewey expe sua rejeio aos postulados dicotmicos, seguidos por uma interpretao desse aspecto atravs da crtica elaborada contemporaneamente. Finalizamos o quadro geral introduzindo algumas bases filosficas do pragmatismo deweyano, a fim de que o leitor se familiarize com os conceitos dessa escola, por meio das ideias de Peirce e James. Na sequncia, buscou-se contemplar a proposta de Dewey para a filosofia da cincia atravs dos conceitos de investigao e situao, que permitem defender nossos argumentos nesta pesquisa. Finalmente, conclumos que a filosofia deweyana no corrobora as teses da dicotomia, mas se distancia delas e considera que os valores esto presentes em todo momento da investigao cientfica, sendo responsabilidade de seus praticantes que tal investigao seja conduzida visando consequncias ticas.

Abstract: The scope of this dissertation is to analyze John Dewey's proposal for a philosophy of science. Notably, we show how the development of his theses in this direction was a counterpoint to the fact/value dichotomy. Early 20th century philosophy of science many times postulated that knowledge and scientific research should be reserved to the study of facts, that is, that which is real and true about the world. This scientific endeavor kept value knowledge and concepts apart from the scientist's daily concerns. Thus, moral and ethics, along with other investigative means under the value terminology, would not be capable of conceiving any sort of truth about the world, only subjective conceptions, related to individual cases, from which objective concepts applicable to all cases is not possible. Given this situation, our intention here is to investigate which features of Dewey's work allow for an interpretation of philosophy of science that does not embrace a dichotomy, particularly one who separates facts from values in science activities. To do so, we began with a general overview concerning the fact/value dichotomy in philosophy of science. First, we make use of some of Dewey's writings in which he lays out his rejection of dichotomist postulates, followed by a perspective of this aspect through a contemporary criticism. After this overview, we present some philosophical bases for Dewey's pragmatism thru the ideas of Peirce and James, so that the reader might become acquainted with its concepts. Following, we contemplate Dewey's proposal for philosophy of science by means of the concepts of investigation and situation, which will allow us to hold our initial arguments in this research. Finally, we conclude that Dewey's philosophy does not partake in the dichotomist theses, but stands apart from them so to regard values to be present in every aspect of scientific investigation, making it so that ethical consequences of such endeavor become a responsibility of its practitioners.
Data da defesa: 31/08/2017
Cdigo: vtls000227308
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Max Rogrio Vicentini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Filosofia)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO NATANAEL FINAL PDF.pdf
Tamanho: 824 Kb (843628 bytes)
Criado: 04-12-2017 17:27
Atualizado: 04-12-2017 17:42
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