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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional

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Título [PT]: Estudo do sistema alimentar sustentável (SAS) com vistas à criação de observatório agroecológico na região Norte do Paraná
Autor(es): Liliana Maria de Mello Fedrigo
Palavras-chave [PT]:

Agroecologia. Sustentabilidade. Extensão rural. Região Norte (Paraná). Educação rural. Comunicação.Cidadania. Educomunicação. Sistemas alimentares. Comércio justo. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Citizenship. Educommunication. Sustainability. Food system. Fair trade. Paraná (State). Brazil.
Área de concentração: Agroecologia
Titulação: Mestre em Agroecologia
Banca:
José Ozinaldo Alves de Sena [Orientador] - UEM
Regina Lúcia Mesti - UEM
Alessandro Santos da Rocha - UEM
Luzia Yamashita Deliberador - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar demandas e acompanhar diagnósticos para propor a redução da distância entre quem produz em base ecológica e quem consome, apontando, dessa forma, os abismos institucionais existentes. O intuito é contextualizar a sistematização nos espaços de produção sem agrotóxicos e os arranjos técnico-sociais para o comércio justo, solidário e consciente. O fio condutor para essa conexão foi baseado no diálogo agroecológico. Um dos grandes desafios da Produção Agroecológica Familiar é articular e dinamizar a relação das dimensões da Produção, da Demanda (Consumo) e o espaço entre esses aspectos. Essa "engrenagem" pode funcionar de forma efetiva. Para lidar com esse desafio, a proposta é criar um Observatório que estabeleça uma visão focada nas dimensões do sistema alimentar agroecológico e que articule eixos temáticos nas diferentes áreas do conhecimento em favor da relação Produção Familiar Agroecológica-Mercado-Consumo. A Comunicação é um indicativo de articulação entre as diferentes áreas de conhecimento para "dar voz e vez" aos agricultores familiares, por meio de compartilhamento coletivo de informações, além de servir como ferramenta estratégica para as ações de Extensão, de Ensino e de Pesquisa. A partir da pesquisa participativa, foram analisados depoimentos de experiências na agricultura em base agroecológica. Assim, buscou-se compreender como a cidadania pode ser tecida em rede. A revisão de literaturas acerca do termo Educomunicação se fez necessária para estabelecer argumentações teóricas e reflexão dos problemas sociais, éticos, político-culturais econômicos e ambientais. Neste sentido, espera-se a cooperação entre as comunidades e a diminuição das desigualdades sociais.

Abstract: The present study aims at identifying the demands and monitoring some diagnoses in order to suggest the reduction of the distance between the individuals who produce on an ecological basis and those who consume, thus, pointing to the existing institutional gaps. The purpose is to contextualize the systematization in the production spaces without pesticides and the technical social arrangements for a fair supportive conscious trade. The guideline for this connection was based on the agroecological dialogue. One of the great challenges of the Family Agroecological Production is articulating and invigorating the relationship among the dimensions of Production, Demand (Consumption) and the space among these aspects. Such a 'gearing' may work effectively. With the purpose of addressing this challenge, the proposal is to create an Observatory that establishes a view focused on the dimensions of the agroecological food system, and articulate central themes in the different areas of knowledge in favor of the Agroecological Family-Market-Consumption relationship. Communication is an indicative of articulation among the different areas of knowledge to 'give voice and turn' to family farmers, through a collective information sharing, in addition to serve as a strategic tool for the actions of Extension, Teaching and Research. Based on the participatory research, testimonies of experiences in agriculture on an agroecological basis were analyzed. Therefore, the purpose was to understand how citizenship may be woven into a network. The literature review on the expression 'Educommunication' was necessary in order to establish both, the theoretical arguments and a reflection on the social ethical political-cultural economical environmental problems. In this sense, cooperation among communities and the reduction of social inequalities are expected.
Data da defesa: 27/01/2017
Código: vtls000227599
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. José Ozinaldo Alves de Sena
Co-Orientador: Prof.ª Dr.ª Regina Lúcia Mesti
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Agrárias . Programa de Pós-Graduação em Agroecologia
Nível: Dissertação (mestrado em Agroecologia)
UEM: Departamento de Agronomia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Liliana-Dissertacao-21-06-2017.pdf
Tamanho: 4390 Kb (4494979 bytes)
Criado: 17-02-2018 09:54
Atualizado: 17-02-2018 10:05
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