Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Enfermagem > Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Ttulo [PT]: Avaliao da satisfao de pessoas com hipertenso arterial usurias dos servios da ateno primria sade
Ttulo [EN]: Evaluation of satisfaction of people with hypertension users the services of primary health care
Autor(es): Anderson da Silva Rgo
Palavras-chave [PT]:

Hipertenso. Ateno primria sade. Avaliao de servios de sade. Enfermagem. Hipertenso Arterial. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Hypertension. Primary health care. Health services evaluation. Nursing. Brazil.
rea de concentrao: Enfermagem e o processo de cuidado
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic [Orientador] - UEM
Maria de Ftima Mantovani - UFPR
Maria do Carmo Fernandez Loureno Haddad - UEM
Resumo:
Resumo: A hipertenso arterial sistmica uma morbidade crnica, de alta prevalncia no Brasil e no mundo. De origem multifatorial, um grande desafio para as polticas pblicas de sade. Nesse aspecto, conhecer o impacto da assistncia prestada pelos profissionais, no contexto da Ateno Primria a Sade importante, para isso este estudo objetivou avaliar a satisfao das pessoas com hipertenso arterial usurias dos servios de ateno primria sade. Estudo analtico, de corte transversal e abordagem quantitativa, com 417 pessoas em tratamento da hipertenso arterial, acompanhadas pela Estratgia de Sade da Famlia de 34 Unidades Bsicas de Sade do municpio, localizado no noroeste do estado do Paran. Os dados foram coletados entre os meses de fevereiro a junho de 2016, por meio de entrevista, utilizando instrumento adaptado e validado. O instrumento aborda atributos essenciais e derivados da Ateno Primria Sade, como acesso, acessibilidade, adeso/vnculo, coordenao, elenco de servios, orientao comunidade, orientao familiar e competncia cultural. Para tratamento das variveis, foi utilizada anlise estatstica descritiva e inferencial (anlise de varincia, modelo de regresso logstica mltipla), considerando significativo o valor de p < 0,05. Foi possvel observar que a maioria das pessoas era de idade ≥ 70 anos (31,9%), do sexo feminino (67,9%), com ensino fundamental (61,1%), da cor branca (62,3%) e pertencente classificao econmica C (43,9%). Mais da metade dos entrevistados apresentaram presso arterial controlada de forma adequada (53,7%) e acompanhamento regular adequado (62,8%) na Estratgia de Sade da Famlia. Os resultados apontados demonstraram pontos fortes e fracos da Ateno Primria a Sade, nos servios prestados a pessoas em tratamento da hipertenso arterial; a dimenso acesso (3,920,89) foi a melhor avaliada, classificada como satisfatrio por mais da metade dos entrevistados. A orientao comunidade (3,371,34) foi o domnio com avaliao regular. Pessoas com presso arterial no controlada possuem mais chances de avaliar elenco de servios e coordenao como regular e insatisfatrio. A acessibilidade econmica foi melhor indicador avaliado. A avaliao regular dos servios caractersticos da acessibilidade geogrfica (OD: 1,46; IC95%: 1,27-1,78) e organizacional (OD: 1,96; IC95%: 1,23-3,10) est significantemente associada ao acompanhamento inadequado desses usurios na Estratgia de Sade da Famlia. As pessoas com acompanhamento inadequado avaliam a baixa relao entre profissional/doente (OD: 2,43; IC95%: 1,13-5,22) como regular e pessoas com controle pressrico inadequado avaliam como insatisfatrio a orientao quanto s medicaes em uso (OD: 1,87; IC95%: 1,08-3,28). A falta de orientaes e dilogo entre os profissionais e usurios acarreta inadequao quanto ao controle pressrico e acompanhamento de pessoas com hipertenso arterial. Os servios ofertados apresentam barreiras de aspectos geogrficos e organizacionais, havendo a necessidade de reorganizao do processo de trabalho dos profissionais de sade, bem como incrementar as orientaes e a educao em sade aos participantes desse estudo.

Abstract: Systemic arterial hypertension is a chronic morbidity, of high prevalence in Brazil and in the world. With a multifactorial origin, it is a great challenge for public health policies. In this regard, knowing the impact of care provided by professionals in the context of Primary Health Care is important. For this purpose, this study aimed to evaluate the satisfaction of people with hypertension who are users of primary health care services. Cross-sectional, quantitative study, with 417 people undergoing treatment of arterial hypertension, accompanied by the Family Health Strategy of 34 Basic Health Units of the municipality, located in the northwest region of the state of Paran. The data were collected between February and June 2016, through an interview, using an instrument adapted and validated. The instrument addresses essential attributes and derivatives of Primary Health Care, such as access, accessibility, adherence/attachment, coordination, services, community orientation, family orientation and cultural competence. For the treatment of the variables, descriptive and inferential statistical analysis (analysis of variance, multiple logistic regression model) was used, considering p<0.05 as significant. It was possible to observe that the majority of people were ≥ 70 years old (31.9%), female (67.9%), with elementary school (61.1%), white (62.3% %) and belonging to the economic classification C (43.9%). More than half of the interviewees had adequately controlled blood pressure (53.7%) and adequate regular monitoring (62.8%) in the Family Health Strategy. The results showed the strengths and weaknesses of Primary Health Care in the services provided to people under treatment of hypertension; the access dimension (3.92 0.89) was the best evaluated, classified as satisfactory by more than half of the respondents. Community orientation (3.37 1.34) was the domain with regular evaluation. People with uncontrolled blood pressure are more likely to assess the cast of services and coordination as regular and unsatisfactory. Economic accessibility was the best indicator evaluated. The regular evaluation of the services characteristic of geographical (OD: 1.46, 95%CI: 1.27-1.78) and organizational accessibility (OD: 1.96; 95% CI: 1.23-3.10) is significantly associated to the inadequate follow-up of these users in the Family Health Strategy. People with inadequate follow-up evaluate the low ratio between professional/patient (OD: 2.43; 95%CI: 1.13-5.22) as regular and those with inadequate blood pressure control assess the orientation of the medication in use as unsatisfactory (OD: 1.87, 95%CI: 1.08-3.28). The lack of guidelines and dialogue between professionals and users leads to inadequate pressure control and monitoring of people with arterial hypertension. The services offered present geographical and organizational barriers, and there is a need to reorganize the work process of health professionals, as well as to increase guidelines and health education for the participants of this study.
Data da defesa: 21/02/2017
Cdigo: vtls000227620
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dirce - Verso 10 de Abril..pdf
Tamanho: 1944 Kb (1991120 bytes)
Criado: 16-02-2018 13:45
Atualizado: 16-02-2018 13:53
Visitas: 675
Downloads: 25

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.