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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Educao permanente em sade nas condies crnicas no contexto da atuao do ncleo de apoio sade da familia
Ttulo [EN]: Permanent education in health through the Support of the Family Health Support Unit, in the context of chronic conditions
Autor(es): Clicie Arrias Fabri
Palavras-chave [PT]:

Sade da famlia. Estratgias. Enfermagem. Polticas pblicas. Educao continuada. Estratgia Sade da Famlia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Family health strategy. Public policies. Continuing education. Brazil.
rea de concentrao: Enfermagem e o processo de cuidado
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera [Orientador] - UEM
Maria Dalva de Barros Carvalho - UEM
Lgia Carreira - UEM
Maria Elisabeth Kleba da Silva - UNOCHAPEC
Laura Misue Matsuda - UEM
Resumo:
Resumo: Para implementar e qualificar a ateno bsica criou-se o Ncleo de Apoio Sade da Famlia. O trabalho, junto s equipes Sade da Famlia, demonstrou o importante papel do mesmo no desenvolvimento de aes de educao permanente em sade, prticas ainda pouco valorizadas, mas de grande importncia na formao dos profissionais. Dessa forma, objetivou-se analisar as prticas de Educao Permanente em Sade desempenhadas pelo Ncleo de Apoio Sade da Famlia (NASF) no contexto das condies crnicas e descrever as potencialidades e dificuldades do processo de Educao Permanente em Sade na perspectiva dos profissionais do NASF, desempenhadas no contexto das condies crnicas. Estudo qualitativo do tipo descritivo realizado em um municpio ao norte do Estado do Paran, regio sul do Brasil. Os participantes da pesquisa foram 24 profissionais de sade integrantes dos NASF. A coleta de dados ocorreu no perodo de junho a julho de 2016 por meio de entrevista individual, utilizando um roteiro semiestruturado composto por questes relacionadas caracterizao dos participantes e da temtica em questo, adequado por juzes da rea. As entrevistas foram gravadas e transcritas na ntegra e submetidas anlise de contedo modalidade temtica com o auxlio do o software Iramuteq. Em relao caracterizao dos profissionais, se destaca a predominncia do sexo feminino, a mdia de quatro anos de atuao no NASF, e trs das nove equipes tiveram maior representatividade na pesquisa. Quanto aos significantes textuais e significado do contedo, foi organizado o arranjo dos discursos e, posteriormente, elencadas palavras-chaves mais frequentes, organizadas na forma de nuvem de palavras: falar sentido de comunicar , Agente Comunitrio de Sade, dar no que se referem s explicaes, aes, funes achar, estar e conseguir. A anlise temtica permitiu elencar cinco categorias que se desdobram em subcategorias, e estas apresentam a Educao Permanente em Sade no contexto das condies crnicas, presentes nas aes do NASF por meio de atividades de preveno e de acompanhamento de casos, efetivadas por meio de aes indiretas e programadas desenvolvidas no processo de trabalho da Estratgia Sade da Famlia (ESF). A insero do NASF junto a ESF uma potencialidade para se desenvolver a Educao Permanente em Sade no entorno das condies crnicas. Entretanto aspectos organizacionais, fsico-estruturais e de identidade de papel, podem ser fragilidades no desenvolvimento dessas aes. Os achados deste estudo demonstram que o processo de trabalho do NASF vem sendo alterado, mas mantm-se voltados interao das equipes multiprofissionais que podem ser evidenciados nas atuaes em grupo, visitas domiciliares, discusses de caso e matriciamento, sendo este um dispositivo fundamental para potencializar a integralidade do cuidado e a resolutividade da ateno primria sade. Contudo, o estudo tambm permitiu ressaltar fragilidades, desafios a serem enfrentados quanto questo organizacional, infraestrutura, gesto, relacionamentos e de processo de trabalho.

Abstract: To implement and to qualify basic care there was created the Family Health Support Center. The work together with the Family Health Teams demonstrated the important role of the same in the development of actions of permanent education in health, practices still undervalued but of great importance in professionals training. Thus, the aim of this study was to analyze the practices of permanent education in health performed by the Family Health Support Center (NASF) in the context of chronic conditions and describe the potentialities and difficulties of the process of permanent education in health from the perspective of NASF professionals, performed in the context of chronic conditions. A qualitative and descriptive study carried out in a municipality in the Northern State of Parana, southern Brazil. The participants of the research were of 24 health professionals who are members of NASF. Data collection took place between June and July 2016 through an individual interview, using a semi-structured script composed of questions related to the characterization of the participants and the subject matter, as appropriate by judges in the study area. Previous contact was made to explain to the professionals the purpose of the study and its methodology and to schedule the date, time and place of the interviews and the choice of the participants. The interviews were recorded and transcribed in their entirety and submitted to content analysis, with the help of Iramuteq software. Regarding the characterization of the professionals, the predominant were females, the average of four years of performance at NASF, and three out of the nine teams were more representative in the survey. Concerning the textual signifiers and the meaning of content, the arrangement of the speeches was organized and, later, the most frequent keywords organized in the shape of a cloud of words: talk - sense of communication , Community Health Agent, give Refers to explanations, actions, functions to find, to be and to achieve. The thematic analysis allowed us to list the five categories, which are divided into subcategories, and these present the permanent education in health in the context of chronic conditions that appear in the actions of the NASF through prevention and follow-up activities carried out by means of indirect and programmed actions developed in the work process of the Family Health Strategy (FHS). The insertion of the NASF into the FHS is a potential for the development of permanent health education regarding the chronic conditions. However, organizational, physical-structural and role identity aspects can be fragilities in the development of these actions. Thus, the findings of this study demonstrate that the work process of the NASF has been changed but remains focused on the interaction of multiprofessional teams those can be evidenced in group performances, home visits, case discussions and matrix process, these being a basic device to enhance the comprehensiveness of care and the resolution of primary health care. However, this study also allowed us to highlight fragilities such as some challenges to be faced in terms of infrastructure, professional aspects and work processes that end up hindering or sometimes facilitating the daily work of these teams.
Data da defesa: 12/12/2016
Cdigo: vtls000227625
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO CLICIE FINALIZADO catal..pdf
Tamanho: 1359 Kb (1391177 bytes)
Criado: 06-02-2018 15:24
Atualizado: 06-02-2018 15:32
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