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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: A educao permanente em sade na organizao da politica nacional de humanizao na ateno bsica
Ttulo [EN]: The permanent education in health in the organization of the national policy of humanization in primary care
Autor(es): Maria Tereza Soares Rezende Lopes
Palavras-chave [PT]:

Enfermagem. Educao continuada. Humanizao da assistncia. Ateno primria sade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Continuing education. Humanization of assistance. Primary health care. Brazil.
rea de concentrao: Enfermagem e o processo de cuidado
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera [Orientador] - UEM
Maria Elisabeth Kleba da Silva - UNOCHAPEC
Laura Misue Matsuda - UEM
Maria Dalva de Barros Carvalho - UEM
Ieda Harumi Higarashi - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar prticas de Educao Permanente em Sade que permearam os processos de implantao e organizao da Poltica Nacional de Humanizao na ateno bsica. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratria e descritiva. Para tanto, foi realizada a tcnica de grupo focal, com trabalhadores de seis Unidades Bsicas de Sade de um municpio do noroeste do Estado do Paran- Brasil. As transcries foram submetidas tcnica de anlise de contedo temtica proposta por Bardin, com auxlio de seis nuvens de palavras geradas pelo software IRAMUTEQ. Essas nuvens subsidiaram a definio das categorias, as quais foram: Categoria 1- Os dispositivos da Poltica Nacional de Humanizao trouxeram mudanas positivas para os processos de trabalho e foram mediados por prticas de Educao Permanente em Sade; Categoria 2- A Educao Permanente em Sade que orientou a implantao das diretrizes e dispositivos da Poltica Nacional de Humanizao foi marcada por prticas coletivas e protagonistas; Categoria 3- O trabalho coletivo permeado pelo aprendizado foi uma realidade na implantao dos dispositivos da Poltica Nacional de Humanizao; Categoria 4- O apoio colaborativo da equipe e o compartilhamento de saberes um cenrio que oportuniza o aprendizado e as transformaes; e Categoria 5- As reunies de trabalho e conversas informais em equipe so cenrios que concretizam a avaliao permanente da implantao dos dispositivos da Poltica Nacional de Humanizao e oportunizam aprendizado e transformaes. Os dados foram discutidos luz do referencial de Paulo Freire, no que se refere problematizao na produo de saberes e fazeres. A pesquisa foi realizada seguindo os preceitos ticos vigentes e a autorizao do rgo competente da Secretaria Municipal de Sade. Este estudo demonstrou que muitas diretrizes e dispositivos da Poltica de Humanizao foram implantados nas unidades, e esta implantao foi conduzida por prticas de educao permanente. As Polticas Nacionais de Educao Permanente em Sade e de Humanizao tm influenciado de forma positiva os processos de trabalho das equipes. Constatouse que, na realidade estudada, apesar de todos os entraves, as prticas de educao permanente tm permeado os processos de trabalho para a implantao das diretrizes e dos dispositivos da Poltica Nacional de Humanizao.

Abstract: This study aimed to analyze the practices of Permanent Education in Health that permeated the processes of implementation and organization of the National Humanization Policy in basic care. It was a research made through a qualitative approach, of the exploratory and descriptive type. For that, a focal group technique was used, with workers from six Basic Health Units from a municipality in the northwest of the State of Paran-Brazil. The transcripts were submitted to the thematic content analysis technique proposed by Bardin, with the aid of six word clouds generated by the IRAMUTEQ software. These clouds provided the definition of categories, which were: Category 1- The National Humanization Policy devices brought positive changes to the work processes and were mediated by practices of Permanent Education in Health; Category 2 - The Permanent Education in Health that guided the implementation of the guidelines and devices of the National Humanization Policy was marked by collective practices and protagonists; Category 3 - The collective work permeated by learning was a reality in the implementation of the devices of the National Humanization Policy; Category 4 - The collaborative support of the team and the knowledge sharing are scenarios that allow learning and transformation; And Category 5- Work meetings and informal team conversations are scenarios that concretize the permanent evaluation of the implementation of the National Humanization Policy and provide opportunities for learning and transformation. The data were discussed by the light of Paulo Freire's reference, regarding the questioning in the production of knowledge and practices. The research was conducted by following the current ethical precepts and the authorization of the competent body of the Municipal Health Department. This study demonstrated that many guidelines and devices of the Humanization Policy were implemented in the units and this implementation was conducted by permanent education practices. The National Policies of Permanent Education in Health and Humanization have positively influenced the teams' work processes. It was verified that, in the studied scenario, despite all obstacles, the practices of permanent education have permeated the work processes for the implementation of the guidelines and devices of the National Humanization Policy.
Data da defesa: 20/12/2016
Cdigo: vtls000227679
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao TEREZA com ficha catalografica.pdf
Tamanho: 2027 Kb (2075775 bytes)
Criado: 22-02-2018 15:09
Atualizado: 22-02-2018 15:16
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