Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Odontologia Integrada

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Odontologia > Programa de Ps-Graduao em Odontologia Integrada

Ttulo [PT]: Prticas de educao em sade para a peveno da crie dentria : um estudo qualitativo
Autor(es): Lase Cecote Garcia
Palavras-chave [PT]:

Pesquisa qualitativa. Odontologia. Crie dentria. Odontologia preventiva. Educao em Sade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Qualitative research. Preventive dentistry. Dental caries. Health education. Brazil.
Titulao: Mestre em Odontologia Integrada
Banca:
Mitsue Fujimaki [Orientador] - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Lucimar Aparecida Britto Codato - UEL
Resumo:
Resumo: A crie dentria uma doena de grande prevalncia em todo mundo, que causa impacto negativo na qualidade de vida dos indivduos. A diminuio do alto custo do seu tratamento, assim como da prevalncia desta doena, possvel por meio de medidas eficazes de preveno e promoo de sade. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepo dos cirurgies dentistas do Sistema nico de Sade pertencentes 15 Regional de Sade do Paran quanto as prticas de educao em sade para preveno da crie dentria, por meio de uma pesquisa qualitativa. Para este estudo foi realizada a anlise de um banco de dados composto por entrevistas realizadas com 18 cirurgies dentistas (CDs) atuantes nos municpios da 15a Regional de Sade do Paran. As entrevistas foram realizadas face a face, baseadas em um roteiro semi-estruturado e gravadas. A transcrio das gravaes foi realizada de forma manual e as falas foram categorizadas segundo o mtodo da anlise de contedo proposta por Bardin, utilizando-se o software Atlas.ti 7.0. Os CDs relataram realizar prticas de educao em sade, demonstrando o entendimento da importncia destas atividades. As estratgias utilizadas foram a transmisso de informaes, a demonstrao de tcnicas de escovao para o autocuidado, o entendimento da importncia da motivao e da persistncia para um resultado eficaz do processo educativo, alm da utilizao de mtodos interativos para melhorar a comunicao com a comunidade. No entanto, observou-se que ainda h um entendimento parcial do processo educativo, em diferentes graus de compreenso da potencialidade das aes educativas, sendo necessrio a superao do modelo hegemnico pautado na transmisso de informao, um desafio a ser vencido pelos profissionais e comunidade. O desenvolvimento de habilidades e competncias em comunicao na graduao e ps-graduao so necessrias, bem como a capacitao dos profissionais nos servios de sade, para uma atuao com efetividade nas aes de educao em sade, visando uma populao mais consciente e saudvel.

Abstract: Dental caries is a highly prevalent disease worldwide, causing negative impact on quality of life of individuals. The decrease in the high cost of treatment, as well as the prevalence of this disease, it is possible by means of effective prevention and health promotion. The objective of this study was to identify the perception of dentists in the Unified Health System belonging to the 15th Regional of Health of Paran as the health education practices for preventing tooth decay by means of a qualitative research. For this study was carried out the analysis of a database composed of interviews with 18 Dental Surgeons (CDs) active in the municipalities of the 15th Regional of Health of Paran. Interviews were conducted face to face, based on a semi-structured and written script. The transcript of the recordings was done manually and the lines were categorized according to the method of content analysis proposed by Bardin, using the Atlas.ti 7.0 software. CDs reported doing health education practices, demonstrating an understanding of the importance of these activities. The strategies used were the transmission of information, demonstration of brushing techniques for self-care, understanding the importance of motivation and persistence for an effective result of the educational process, and the use of interactive methods to improve communication with the community. However, it was observed that there is still a partial understanding of the educational process, in varying degrees of understanding of the potential of educational activities, it is necessary to overcome the hegemonic model based on the transmission of information, a challenge to be overcome by the professionals and the community. The development of skills and competencies in communication at the undergraduate and graduate levels are needed, as well as the training of professionals in health care, for a performance with effectiveness in health education activities, aiming at a more conscious and healthy population.
Data da defesa: 2016
Cdigo: vtls000227748
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mitsue Fujimaki
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Odontologia Integrada)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Odontologia Integrada

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO LASE PDF 2.pdf
Tamanho: 601 Kb (615368 bytes)
Criado: 22-02-2018 15:23
Atualizado: 22-02-2018 15:28
Visitas: 256
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.