Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Odontologia > Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada

Título [PT]: Práticas de educação em saúde para a pevenção da cárie dentária : um estudo qualitativo
Autor(es): Laíse Cecote Garcia
Palavras-chave [PT]:

Pesquisa qualitativa. Odontologia. Cárie dentária. Odontologia preventiva. Educação em Saúde. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Qualitative research. Preventive dentistry. Dental caries. Health education. Brazil.
Titulação: Mestre em Odontologia Integrada
Banca:
Mitsue Fujimaki [Orientador] - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Lucimar Aparecida Britto Codato - UEL
Resumo:
Resumo: A cárie dentária é uma doença de grande prevalência em todo mundo, que causa impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos. A diminuição do alto custo do seu tratamento, assim como da prevalência desta doença, é possível por meio de medidas eficazes de prevenção e promoção de saúde. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos cirurgiões dentistas do Sistema Único de Saúde pertencentes à 15° Regional de Saúde do Paraná quanto as práticas de educação em saúde para prevenção da cárie dentária, por meio de uma pesquisa qualitativa. Para este estudo foi realizada a análise de um banco de dados composto por entrevistas realizadas com 18 cirurgiões dentistas (CDs) atuantes nos municípios da 15a Regional de Saúde do Paraná. As entrevistas foram realizadas face a face, baseadas em um roteiro semi-estruturado e gravadas. A transcrição das gravações foi realizada de forma manual e as falas foram categorizadas segundo o método da análise de conteúdo proposta por Bardin, utilizando-se o software Atlas.ti 7.0. Os CDs relataram realizar práticas de educação em saúde, demonstrando o entendimento da importância destas atividades. As estratégias utilizadas foram a transmissão de informações, a demonstração de técnicas de escovação para o autocuidado, o entendimento da importância da motivação e da persistência para um resultado eficaz do processo educativo, além da utilização de métodos interativos para melhorar a comunicação com a comunidade. No entanto, observou-se que ainda há um entendimento parcial do processo educativo, em diferentes graus de compreensão da potencialidade das ações educativas, sendo necessário a superação do modelo hegemônico pautado na transmissão de informação, um desafio a ser vencido pelos profissionais e comunidade. O desenvolvimento de habilidades e competências em comunicação na graduação e pós-graduação são necessárias, bem como a capacitação dos profissionais nos serviços de saúde, para uma atuação com efetividade nas ações de educação em saúde, visando uma população mais consciente e saudável.

Abstract: Dental caries is a highly prevalent disease worldwide, causing negative impact on quality of life of individuals. The decrease in the high cost of treatment, as well as the prevalence of this disease, it is possible by means of effective prevention and health promotion. The objective of this study was to identify the perception of dentists in the Unified Health System belonging to the 15th Regional of Health of Paraná as the health education practices for preventing tooth decay by means of a qualitative research. For this study was carried out the analysis of a database composed of interviews with 18 Dental Surgeons (CDs) active in the municipalities of the 15th Regional of Health of Paraná. Interviews were conducted face to face, based on a semi-structured and written script. The transcript of the recordings was done manually and the lines were categorized according to the method of content analysis proposed by Bardin, using the Atlas.ti 7.0 software. CDs reported doing health education practices, demonstrating an understanding of the importance of these activities. The strategies used were the transmission of information, demonstration of brushing techniques for self-care, understanding the importance of motivation and persistence for an effective result of the educational process, and the use of interactive methods to improve communication with the community. However, it was observed that there is still a partial understanding of the educational process, in varying degrees of understanding of the potential of educational activities, it is necessary to overcome the hegemonic model based on the transmission of information, a challenge to be overcome by the professionals and the community. The development of skills and competencies in communication at the undergraduate and graduate levels are needed, as well as the training of professionals in health care, for a performance with effectiveness in health education activities, aiming at a more conscious and healthy population.
Data da defesa: 2016
Código: vtls000227748
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Mitsue Fujimaki
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências da Saúde
Nível: Dissertação (mestrado em Odontologia Integrada)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO LAÍSE PDF 2.pdf
Tamanho: 601 Kb (615368 bytes)
Criado: 22-02-2018 15:23
Atualizado: 22-02-2018 15:28
Visitas: 659
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.