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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Mudanas histricas e epistemolgicas na taxonomia e suas repercusses atuais no ensino de cincias e biologia
Ttulo [EN]: Historical and epistemological changes in Taxonomy and its current repercussions in the Sciences and Biology Teaching
Autor(es): Vernica Klepka
Palavras-chave [PT]:

Cincias. Ensino. Biologia. Classificao dos seres vivos. Evoluo. Sistemtica filogentica. Metodologia. Formao de professores. Cincias naturais. Histria. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Classification of living beings. Evolution. Systematic phylogenetic; Teachers formation. Brazil.
rea de concentrao: L2 Histria, Epistemologia e tica da cincia
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza [Orientador] - UEM
Lourdes Aparecida Della Justina - UNIOESTE
Fernanda Peres Ramos - UTFPR
lvaro Lorencini Jnior - UEL
Dulcinia Ester Pagani Gianotto - UEM
Resumo:
Resumo: O Ensino de Cincias e de Biologia tem como um de seus objetivos ampliar o entendimento que os sujeitos tm da organizao biolgica existente em seu prprio corpo assim como no ambiente do qual fazem parte. Neste sentido, o contedo de classificao dos seres vivos a base sobre a qual todas as outras disciplinas da Biologia trabalham. Apesar disso, as classificaes so subestimadas e pouco estudadas. Historicamente, muitas mudanas tm ocorrido no modo de se proceder a classificao biolgica. Desde os antigos gregos, formas diferentes de se classificar a vida foram desenvolvidas. A evoluo ocasionou uma das mudanas mais significativas observadas no processo classificatrio e nas Cincias Biolgicas como um todo. Recentemente, a Sistemtica Filogentica foi proposta como metodologia da classificao, sendo considerada por alguns autores como uma das revolues na Biologia. Contudo, essa suposta revoluo no rompeu com o paradigma metodolgico anterior, a classificao lineana. Nesse sentido, esta pesquisa teve o intuito de investigar como as mudanas epistemolgicas contidas na Histria da Classificao Biolgica afetam a prtica pedaggica de professores de Cincias e de Biologia. A partir disso, objetivou-se analisar, na prtica pedaggica de professores de Cincias e de Biologia, o reflexo das mudanas epistemolgicas existentes no contexto histrico e metodolgico da classificao biolgica. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em duas etapas: i) por meio de questionrio estruturado composto por oito questes que versavam sobre o ensino da classificao e a Histria e Natureza da Cincia Classificatria aplicado a professores/pesquisadores do Ensino Superior; e ii) mediante um Curso de Formao Continuada oferecido a professores da Educao Bsica do Municpio de Uberaba-MG, que contou com trs momentos de coleta de dados: uma sesso de grupo focal; interaes e percepes advindas das atividades do curso; e uma proposta de aula, todas tendo como eixo central a classificao biolgica. O curso foi gravado em udio e os discursos, juntamente com as respostas dos professores do ensino superior ao questionrio, foram transcritos e submetidos metodologia de Anlise Categorial. Como resultados, observamos que as mudanas histricas e epistemolgicas ocorridas na classificao biolgica so reconhecidas por professores e pesquisadores do Ensino Superior que consideram no ter ocorrido revolues ou rupturas como apontado em parte da literatura da rea. Contudo, no h um consenso sobre como a classificao deva ser ensinada. A formao continuada propiciada, embora tenha promovido a apropriao de aspectos tericometodolgicos da Sistemtica Filogentica, no garantiu o emprego desse conhecimento em situaes reais de ensino. Este fato demonstra que o conhecimento historicamente construdo acerca da classificao biolgica necessita fazer parte da formao de professores, por meio de um processo que possibilite o dilogo com as diferentes reas do conhecimento, tendo a evoluo como eixo interpretativo.

Abstract: The Sciences and Biology Teaching has as one of its objectives to broaden the understanding that subjects has of the biological organization existing in their own body as well as in the environment of which they are part. In this sense, the classification content of living beings is the basis upon which all other disciplines of biology work. Despite this, the classifications are underestimated and little studied. Historically, many changes have occurred in the way of biological classification. Since the ancient Greeks, different ways of classifying life were developed. The evolution caused one of the most significant changes observed in the classification process and in the Biological Sciences as a whole. Recently, the Systematic Phylogenetic was proposed as a classification methodology being considered by some authors as one of the revolutions in Biology. However, this supposed revolution did not break with previous methodological paradigm, the Linnaean classification. In this sense, this research aimed to investigate how the epistemological changes contained in the History of Biological Classification affect the pedagogical practice of Science and Biology teachers. From this, the objective was to analyze in the pedagogical practice of science and biology teachers the reflection of the epistemological changes existing in the historical and methodological context of the biological classification. The qualitative research was carried out in two steps: i) through structured questionnaire composed of eight questions that dealt with the teaching of classification and the History and Nature of Classificatory Science applied to teachers / researchers of Higher Education; and ii) through a Continuing Education Course offered to teachers of Basic Education in the city of Uberaba-MG, which had three moments of data collection: a focus group session; interactions and perceptions arising from the activities of the course; and a class proposal, all of them having as their central axis the biological classification. The course was recorded in audio and the speeches, together with the answers of the higher education teachers to the questionnaire, were transcribed and submitted to the Categorical Analysis methodology. As results, we observe that the historical and epistemological changes occurred in the biological classification are recognized by professors and researchers of Higher Education who consider that there have been no revolutions or ruptures, as part of the literature of the area. However, there is no consensus on how classification should be taught. The continued formation provided although it has promoted the appropriation of theoretical and methodological aspects of Phylogenetic Systematics did not guarantee the use of this knowledge in real teaching situations. This fact demonstrates that historically constructed knowledge about biological classification needs to be part of teacher formation, through a process that enables dialogue with different areas of knowledge, with evolution as an interpretative axis.
Data da defesa: 01/12/2017
Cdigo: vtls000227770
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: admin
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: tese_veronica_klepka.pdf
Tamanho: 332 Kb (339533 bytes)
Criado: 26-02-2018 13:40
Atualizado: 12-03-2018 13:12
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