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Título [PT]: Educar para a diferença : uma análise das relações de gênero presentes na literatura infantil sob o olhar da psicologia histórico-cultural e do feminismo de orientação marxista
Título [EN]: Educating for Difference: An analysis of gender relations in child literature under the Cultural Historical Psychology and marxist-oriented feminism
Autor(es): Ana Caroline Toffanelli
Palavras-chave [PT]:

Gênero. Patriarcado. Desenvolvimento humano. Literatura infantil. Psicologia histórico cultural. Relações de gênero. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Gender. Patriarchate. Human development. Child literature. Cultural-historical psychology. Brazil.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Adriana de Fátima Franco [Orientador] - UEM
Alvaro Marcel Palomo Alves - UEM
Angelo Antonio Abrantes - UNESP
Resumo:
Resumo: Este trabalho analisa as relações que se dão atualmente entre os gêneros como produto de um processo histórico desigual e opressor à categoria feminina. O objetivo geral é lançar um olhar da Psicologia Histórico Cultural e do feminismo de orientação marxista a este fenômeno, investigando como os conceitos referentes à constituição do gênero se desenvolvem - e, especificamente, o papel que os livros infantis que têm como proposta central discorrer sobre a sexualidade humana e as relações de gênero podem desempenhar no desenvolvimento de crianças em início da idade escolar. Tomando o livro infantil como objeto social, afirmamos que a literatura, ao ser objetivada por humanos no livro, traz significados sociais, isto é, que são desenvolvidos a partir da compreensão que os autores desenvolveram acerca dos fenômenos que circundam a realidade; fez-se fundamental também, portanto, pensar sobre o papel que exerce o mediador ao apresentar o conteúdo destes livros à criança, ressaltando a importância de uma educação comprometida com o desenvolvimento omnilateral dos estudantes. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentada, essencialmente, na Psicologia Histórico Cultural e em autores de orientação marxista que discutem sobre a situação da mulher no patriarcado, tem-se como objetivos específicos contribuir com subsídios teóricos no que se refere aos estudos de gênero e patriarcado para a área da Psicologia Histórico Cultural, compreendendo a construção histórica do conceito de masculino e feminino, de família e de relações amorosas a partir do materialismo histórico dialético. Dessa forma, realiza-se, em um primeiro momento, o levantamento da construção histórica das relações entre os gêneros, buscando a compreensão da origem da opressão sofrida pela categoria feminina; em seguida, analisa-se conceitos fundamentais da obra de Vigotski, como mediação, signo e desenvolvimento de significados, sendo estes fundamentais para a compreensão do desenvolvimento humano como um processo determinado historicamente. Por fim, propõe-se trabalhar questões relativas ao desenvolvimento do processo imaginativo e criador da criança, e o objeto livro infantil como importante ferramenta para a educação; em seguida, analisa-se uma seleção de quatro livros infantis que têm como temática a diferença entre os sexos, bem como as relações entre ambos e as constituições familiares. Como resultados, afirmamos que a obra de Vigotski, em sua metodologia, oferece o caminho necessário para a análise do desenvolvimento dos conceitos que concernem ao objetivo de nossa pesquisa, elucidando a importância de mediações emancipatórias da lógica patriarcal, e que promovem, na criança, a construção de um individuo ativo e consciente de si e da realidade da qual participa. Os livros infantis, ao serem analisados em categorias analíticas, a saber, conceito de desenvolvimento humano, de condição feminina e masculina, de família e da organização dos papeis sociais, revelam-se, quando aliados a uma mediação adequada - isto é, quando mediado por alguém que trabalhe estes conteúdos a partir da reflexão sobre as contradições presentes no conteúdo apresentado -, apresentam-se como ferramenta capaz de promover o desenvolvimento da consciência em direção à superação das normas de submissão e exploração de um gênero pelo outro.

Abstract: This paper analyzes current gender relations as a product of an unequal and oppressive historical process to women's category, which has been naturalized in the course of human history. The aim of this study is to cast both a Marxist feminist as a Cultural Historical Psychology look to this phenomenon, investigating how the concepts related to gender constitution are developed - and specifically , the role that children's books whose central proposition discourse on human sexuality and gender relations can play in the development of children in early school age. Taking the children's book as a social object, we affirm that they bring along ideological elements that play an important role in child development: literature brings social meanings, videlicet, they are not neutral, but rather developed from the understanding that the authors have developed about the phenomena that surrounds reality; it became important as well, therefore, to think about the role that plays the mediator when presenting the content of these books to the child, emphasizing the importance of an education committed to omnilateral development of students. From a literature review based essentially on Cultural Historical Psychology and Marxist orientation of authors who discuss women's situation in patriarchate, our specific objectives are to contribute to theoretical support in gender relations and patriarchate studies to the area of Cultural Historical Psychology, analyzing under befitting methodology the historical construction of the concept of male and female, family and love relationships; it is also incumbent upon our work to pay attention to the violence that permeates the human daily life, both in its physical and symbolic way, and which comes from individuals marginalization, those who do not belong to a white, middle class, heterosexual reality. In that way, is carried out, at first, the data collection about the historical construction of gender relations, seeking to understand the source of the oppression suffered by the women's category; then it analyzes the fundamental concepts of Vygotsky's work, as mediation, sign and meaning development, which are fundamental to the understanding of human development as a historically determined process. At last, it is proposed work issues concerning the development of the imaginative and creative process of the child, and the children's book object as an important tool for education; then it is analyzed a selection of four children's books that have as their theme the difference between the sexes, and the relationship between them and family constitutions. As results, we stated that the work of Vygotsky, in its methodology, provides the path needed to analyze the development of the concepts that concerns our research's objective, explaining the importance of emancipator mediations of patriarchal logic, and promoting, in children, the building of an individual both active and conscious about the reality in which it participates. Children's books , when analyzed in analytical categories ,namely, human development concept ,of female and male condition, of family and the organization of social roles , are revealed, when combined with a proper mediation - that is, when mediated by someone working this content from the reflection of the contradictions present in the content presented - can be seen as a tool capable of promoting the development of consciousness towards overcoming the submission rules and exploitation of a gender by the other
Data da defesa: 13/07/2016
Código: vtls000227779
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá-Pr
Orientador: Prof.ª Dr.ª Adriana de Fátima Franco
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Nível: Dissertação (Mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: UEM_PPI_Ana Caroline Toffanelli.pdf
Tamanho: 1374 Kb (1406503 bytes)
Criado: 21-03-2018 18:23
Atualizado: 21-03-2018 18:33
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