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Título [PT]: Análise do comportamento aplicada ao tratamento de crianças diagnosticadas com autismo : um estudo de sua afetividade
Título [EN]: Bevavior Analysis Applied to the treatment of children diagnosed with autism: a study on its efectiveness
Autor(es): Jaqueline Cristine Bordin
Palavras-chave [PT]:

Análise do comportamento. Autismo. Educação. Análise aplicada do comportamento (ABA). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Behavior analysis. Autism. Education. Applied behavior analysis. Brazil.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Maria Júlia Lemes [Orientador] - DPI/UEM
Vânia Lucia Pestana Sant'Ana - UEM
Silvia Cristiane Murari - UEL
Resumo:
Resumo: A Análise do Comportamento, ciência cuja filosofia é o Behaviorismo Radical, ambas introduzidas por B.F.Skinner, tem como objeto de estudo o comportamento humano. É sabido que a Análise Aplicada do Comportamento pode embasar intervenções em diversas áreas, dentre as quais o trabalho com crianças com necessidades especiais, reconhecido pela comunidade científica e de notável eficácia. No que diz respeito ao trabalho com crianças diagnosticadas com autismo não é diferente. O autismo é uma síndrome sem origem comprovada e que compromete especialmente a linguagem, a comunicação e o contato social com outras pessoas, inclusive a família. Os princípios básicos da Análise do Comportamento embasam a intervenção e Análise Aplicada do Comportamento (ABA) que, por meio de um trabalho específico para cada criança, ensina novas habilidades pelo processo de reforçamento, aumentando o repertório da criança diagnosticada com autismo e extinguindo comportamentos inadequados mediante o procedimento de extinção. Neste estudo, o objetivo foi investigar, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, teórico-descritiva, o que torna a intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) eficaz para a mudança e instalação de comportamentos novos no repertório comportamental de indivíduos com diagnóstico de autismo e para a promoção da qualidade de vida para as crianças e seus familiares. Com relação aos aspectos que tornam efetiva uma intervenção em ABA no tratamento de crianças com diagnóstico autista e quais as implicações à prática da educação, a utilização da intervenção por via dos princípios da Análise do Comportamento Aplicada promove maior independência e bem estar para a criança e sua família, o que alterará o modo como ambas se relacionarão com o mundo.

Abstract: Behavior Analysis is a science whose philosophy is Radical Behaviorism, both introduced by B. F. Skinner, and it has as its field of study the human behavior. It is known that Applied Behavior Analysis can found intervention in many areas, being the work with special needs children one of them, acknowledged by scientific community and with remarkable effectiveness. This is not different from the work with children diagnosed with Autism. Autism is a syndrome without confirmed origin that compromises mainly language, communication and social interaction with other people, including family. The basic principles of Behavior Analysis lay the groundwork for both the intervention and Applied Behavior Analysis (ABA) that, through a specific work for each child, teach new skills by reinforcement, increasing the repertoire of the child diagnosed with autism, and extinguishing inadequate behavior by extinction. This study aimed at investigating, through a theoretical and descriptive bibliographical research, what makes the intervention in Applied Behavior Analysis (ABA) effective for changing and introducing new behaviors in the behavioral repertoire of individuals diagnosed with autism and for promoting the quality of life for children and their families. Regarding the aspects that make an intervention in ABA effective in treating children with autism diagnosis and what are the implications to the practice of education, the use of intervention based on Applied Behavior Analysis promotes more independence and welfare for the child and family, what will change the way both of them will relate to the world.
Data da defesa: 20/03/2015
Código: vtls000227780
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Lemes
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2015_Jaqueline.pdf
Tamanho: 531 Kb (543274 bytes)
Criado: 21-03-2018 17:59
Atualizado: 21-03-2018 18:06
Visitas: 1368
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