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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: Anlise do comportamento aplicada ao tratamento de crianas diagnosticadas com autismo : um estudo de sua afetividade
Ttulo [EN]: Bevavior Analysis Applied to the treatment of children diagnosed with autism: a study on its efectiveness
Autor(es): Jaqueline Cristine Bordin
Palavras-chave [PT]:

Anlise do comportamento. Autismo. Educao. Anlise aplicada do comportamento (ABA). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Behavior analysis. Autism. Education. Applied behavior analysis. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Maria Jlia Lemes [Orientador] - DPI/UEM
Vnia Lucia Pestana Sant'Ana - UEM
Silvia Cristiane Murari - UEL
Resumo:
Resumo: A Anlise do Comportamento, cincia cuja filosofia o Behaviorismo Radical, ambas introduzidas por B.F.Skinner, tem como objeto de estudo o comportamento humano. sabido que a Anlise Aplicada do Comportamento pode embasar intervenes em diversas reas, dentre as quais o trabalho com crianas com necessidades especiais, reconhecido pela comunidade cientfica e de notvel eficcia. No que diz respeito ao trabalho com crianas diagnosticadas com autismo no diferente. O autismo uma sndrome sem origem comprovada e que compromete especialmente a linguagem, a comunicao e o contato social com outras pessoas, inclusive a famlia. Os princpios bsicos da Anlise do Comportamento embasam a interveno e Anlise Aplicada do Comportamento (ABA) que, por meio de um trabalho especfico para cada criana, ensina novas habilidades pelo processo de reforamento, aumentando o repertrio da criana diagnosticada com autismo e extinguindo comportamentos inadequados mediante o procedimento de extino. Neste estudo, o objetivo foi investigar, por meio de uma pesquisa de cunho bibliogrfico, terico-descritiva, o que torna a interveno em Anlise do Comportamento Aplicada (ABA) eficaz para a mudana e instalao de comportamentos novos no repertrio comportamental de indivduos com diagnstico de autismo e para a promoo da qualidade de vida para as crianas e seus familiares. Com relao aos aspectos que tornam efetiva uma interveno em ABA no tratamento de crianas com diagnstico autista e quais as implicaes prtica da educao, a utilizao da interveno por via dos princpios da Anlise do Comportamento Aplicada promove maior independncia e bem estar para a criana e sua famlia, o que alterar o modo como ambas se relacionaro com o mundo.

Abstract: Behavior Analysis is a science whose philosophy is Radical Behaviorism, both introduced by B. F. Skinner, and it has as its field of study the human behavior. It is known that Applied Behavior Analysis can found intervention in many areas, being the work with special needs children one of them, acknowledged by scientific community and with remarkable effectiveness. This is not different from the work with children diagnosed with Autism. Autism is a syndrome without confirmed origin that compromises mainly language, communication and social interaction with other people, including family. The basic principles of Behavior Analysis lay the groundwork for both the intervention and Applied Behavior Analysis (ABA) that, through a specific work for each child, teach new skills by reinforcement, increasing the repertoire of the child diagnosed with autism, and extinguishing inadequate behavior by extinction. This study aimed at investigating, through a theoretical and descriptive bibliographical research, what makes the intervention in Applied Behavior Analysis (ABA) effective for changing and introducing new behaviors in the behavioral repertoire of individuals diagnosed with autism and for promoting the quality of life for children and their families. Regarding the aspects that make an intervention in ABA effective in treating children with autism diagnosis and what are the implications to the practice of education, the use of intervention based on Applied Behavior Analysis promotes more independence and welfare for the child and family, what will change the way both of them will relate to the world.
Data da defesa: 20/03/2015
Cdigo: vtls000227780
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Lemes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2015_Jaqueline.pdf
Tamanho: 531 Kb (543274 bytes)
Criado: 21-03-2018 17:59
Atualizado: 21-03-2018 18:06
Visitas: 203
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