Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: Anlise do comportamento e educao : um estudo das dissertaes de mestrado em psicologia do Estado do Paran no perodo de 2008 a 2013
Ttulo [EN]: Behavior Analysis and Education: a study of all mastership dissertation in the field of Psychology from Paran State in the period of 2008 to 2013
Autor(es): Natlia Pascon Cognetti
Palavras-chave [PT]:

Anlise do comportamento. Educao. Behaviorismo radical. Ensino. Aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Behavior analysis. Education. Radical Behaviorism. Teaching-learning. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Maria Jlia Lemes [Orientador] - UEM
Vnia Lucia Pestana Sant'Ana - UEM
Dorcely Isabel Bellanda Garcia - UNESPAR
Resumo:
Resumo: A Anlise do Comportamento definida como um sistema psicolgico que se embasa na filosofia do Behaviorismo Radical, sistematizada por B. F. Skinner. Esta filosofia compreende todo comportamento a partir da relao com as consequncias que produz no ambiente; tais consequncias passam a atuar como principais agentes de mudana na probabilidade de ocorrncia futura do mesmo comportamento que as produziu. O comportamento controlado por suas consequncias foi denominado por Skinner como Comportamento Operante. A partir da possibilidade de relao entre os princpios da Anlise do Comportamento e o campo Educacional, objetivou-se pesquisar as produes realizadas nos programas de Mestrado e Doutorado em Psicologia no Estado do Paran, que apresentassem como referencial terico a Anlise do Comportamento e sua relao com a Educao. Os procedimentos metodolgicos utilizados na pesquisa foram divididos em 8 etapas: etapa 1: reviso bibliogrfica sobre as definies do Behaviorismo Radical e os princpios bsicos da Anlise do Comportamento possveis de serem aplicados Educao. Etapa 2: seleo das palavras-chave definidas a partir dos estudos na rea da Anlise do Comportamento e Educao. Etapa 3: localizao das Instituies de Ensino Superior (IES) que ofertassem programas de Mestrado e Doutorado em Psicologia no Estado do Paran (PR). Etapa 4: localizao e anlise das linhas de pesquisas dos programas que apresentassem a rea de Anlise do Comportamento e relao entre Psicologia e Processos Educativos ou Educao. Etapa 5: seleo de todos os trabalhos dos programas de ps-graduao strictu sensu encontrados em Psicologia no Estado do Paran, considerando-se para incio do perodo de anlise, o ano de implantao do programa mais recente (2008) at a ltima avaliao realizada pela Capes (2013). Etapa 6: seleo dos ttulos dos trabalhos que contemplassem duas ou mais palavras-chave eleitas. Etapa 7: leitura das palavras-chave de cada trabalho para a triagem dos resumos. Etapa 8: leitura dos resumos que contemplassem, a partir das selees realizadas, a aplicao de princpios da Anlise do Comportamento Educao; anlise dos objetivos, mtodos e princpios da rea aplicados Educao. A avaliao dos dados evidenciou que, de 195 dissertaes observadas no perodo, apenas 16 apresentam relao entre Anlise do Comportamento e Educao. O reduzido nmero de trabalhos relacionados a dade Anlise do Comportamento e Educao colabora para o desconhecimento das contribuies dos pressupostos da abordagem. Observou-se que a preponderncia dos objetivos nos estudos est em abarcar todos os elementos envolvidos no processo educativo: famlia, professor e aluno. Ainda que em um aspecto menor, existe tambm a temtica sobre o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de leitura e escrita. Torna-se clara a preocupao com os benefcios da Psicologia voltada ao campo educacional e, neste caso, as contribuies da Anlise do Comportamento para a rea. Sobre os princpios da abordagem utilizados, esto conceitos como capacitao, treino e/ou formao de Habilidades Sociais Educativas e Equivalncia de Estmulos. Ainda que os estudos realizados por Skinner no tivessem como objetivo principal de anlise o campo educacional, defende-se que as contribuies advindas de suas pesquisas podem colaborar para maior xito na relao ensino-aprendizagem.

Abstract: The Behavior Analysis can be defined as a Psychological system with basement in the philosophy of the Radical Behaviorism, shown by B. F. Skinner. This philosophy understands all behavior related to the consequences produced in the enviroment, such consequences acts as the main change agents in the probability of future ocurrence of the same Behavior that already has produced them. The behavior controlled by its own consequences was named by Skinner as Operating Behavior. Starting from the possibility of relationship between the principles of the Behavior Analysis and the education field, the aim to research the productions performed in master's and doctoral programs in Psychology in the Paran State, that presented as theoretical the Behavior Analysis and its relationship to Education. The methodological proceedings used in the search were divided in 8 phases: phase 1: bibliographical review about the Radical Behaviorism definitions and the basic principles of the Bahavior Analysis possibles of being applied in the field of Education. Phase 2: selection of keywords defined considering the studies in the Behavior Analysis and Education. Phase 3: location of the higher education institutions that might offer doctoral and master in Psychology in Parana State (PR). Phase 4: location and analyze the search lines of the programas that showed the Behavior Analysis area and relation between Psychology and Educative process or Education. Phase 5: selection of all works in the strictu sensu postgraduate area found in Psychology in Parana State, considering as the beginning period to be analysed, the year of the the program implantation of the most recente program (2008) till the last evaluation by Capes (2013). Phase 6: selection of the titles of the works with two, or more elected keywords. Phase 7: reading of the keywords of each work to select the abstracts. Phase 8: reading of the abstracts that contemplated, after selected, the use and principles of the Behavior Analysis in the Education. The evaluation of the aims, methods and the area principles applied to Education. The data evaluation showed from 195 dissertations analysed in the period, only 16 showed relation between Behavior Analysis and Education. The reduced number of works related to the dyad Behavior Analysis and Education reveals the unknowing of the helpings of their pressupposition approach. It was observed that the preponderancy of the aims in the studies is in embrace all the elements linked to the Educative process: family, teacher and student. Still in one minor aspect, there is also a theme about the development and improvement the teaching of reading and writing. It becomes clear concern about the benefits of the Psychology directed to the Education field and so the real contribuition of the Behavior Analysis to the area. About the boarding principles, we have the concepts such as capacity building, training and / or training Social Skills Education and Stimulus Equivalence. Although the studies by Skinner didn't have as main aim the analysis of the Educational field, is argued that the contributions from their research can contribute greater success in the relation between teaching-learning.
Data da defesa: 18/12/2015
Cdigo: vtls000227790
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Lemes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2015 Natlia Pascon Cognetti.pdf
Tamanho: 1000 Kb (1023703 bytes)
Criado: 22-03-2018 15:07
Atualizado: 22-03-2018 15:12
Visitas: 192
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.