Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Matemática > Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Título [PT]: Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
Autor(es): Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
Palavras-chave [PT]:

Raciocínio lógico. Argumentação. Diversas linguagens. Aprendizagem significativa
Titulação: Mestre em Matemática
Banca:
Josiney Alves de Souza [Orientador] - UEM
Simão Nicolau Stelmastchuk - Unespar
Carlos José Braga Barros - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lógica para o primeiro ano do ensino médio. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma sequência de atividades que buscam suprir as deficiências de interpretação, argumentação e raciocínio lógico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemática só trabalha com números e contas. A proposta das atividades é tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para alunos, na qual o papel do professor é o de mediador e o do aluno de construtor do conhecimento. Os alunos são convidados a agir, buscar e expressar suas opiniões dando sentido a sua aprendizagem e aos professores é sugerido uma reflexão sobre a sua vivência em sala de aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Concluímos o trabalho apresentando quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas e como elas poderão auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos matemáticos

Abstract: This paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical content
Data da defesa: 24/02/2014
Código: vtls000228461
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Josiney Alves de Souza
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Matemática
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/ UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Martins-Patricia-RGMV-2014-ME.pdf
Tamanho: 8954 Kb (9169173 bytes)
Criado: 22-08-2018 17:02
Atualizado: 22-08-2018 17:03
Visitas: 595

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar