Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Matemtica > Programa de Ps-Graduao em Matemtica (PROFMAT) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Matemtica sem nmeros : uma proposta de atividade para o ensino da Lgica
Autor(es): Patrcia Rose Gomes de Melo Viol Martins
Palavras-chave [PT]:

Raciocnio lgico. Argumentao. Diversas linguagens. Aprendizagem significativa
Titulao: Mestre em Matemtica
Banca:
Josiney Alves de Souza [Orientador] - UEM
Simo Nicolau Stelmastchuk - Unespar
Carlos Jos Braga Barros - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lgica para o primeiro ano do ensino mdio. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma sequncia de atividades que buscam suprir as deficincias de interpretao, argumentao e raciocnio lgico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemtica s trabalha com nmeros e contas. A proposta das atividades tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para alunos, na qual o papel do professor o de mediador e o do aluno de construtor do conhecimento. Os alunos so convidados a agir, buscar e expressar suas opinies dando sentido a sua aprendizagem e aos professores sugerido uma reflexo sobre a sua vivncia em sala de aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Conclumos o trabalho apresentando quais as habilidades e competncias que sero desenvolvidas e como elas podero auxiliar no desenvolvimento de novos contedos matemticos

Abstract: This paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical content
Data da defesa: 24/02/2014
Cdigo: vtls000228461
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Josiney Alves de Souza
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/ UEM: Programa de Mestrado Profissional em Matemtica em Rede Nacional PROFMAT

Responsavel: edilson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Martins-Patricia-RGMV-2014-ME.pdf
Tamanho: 8954 Kb (9169173 bytes)
Criado: 22-08-2018 17:02
Atualizado: 22-08-2018 17:03
Visitas: 116

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.